quinta-feira, 23 de abril de 2009

Brincadeira: Pular elástico

Vi que a ANALUCI postou no blog Vida de Professora essa brincadeira e relembrei como há um tempo atrás era uma verdadeira febre esse jogo. Hoje não se vê mais. Aliás, hoje a criançada está mais interessada em jogos eletrônicos...  Resolvi colocar aqui e vou ensinar meus alunos. O custo do elástico é baixo e o espaço necessário pra brincar é bem pequeno. Incentivando as brincadeiras que exercitam o corpo estaremos colaborando com a saúde do corpo e da alma, pois criança feliz é criança que brinca!


Separe 2 metros de elástico de roupa e dê um nó.
Duas crianças em pé, frente a frente, colocam o elástico em volta dos tornozelos, formando um retângulo.
Um terceiro participante faz uma seqüência de saltos, pulando para dentro, sobre e para fora do elástico.
O objetivo é fazer tudo sem tropeçar, aumentando o grau de dificuldade.

Letícia (Joinville/SC 21/11/2008 08:20) explica como se brinca:

"Sou prof de ed fisica... ensinei para meus alunos o mesmo que aprendi quando criança e era assim:
dentro,
fora,
dentro,
fora,
dentro,
pisa, (pisando no elástico) fora,
X (nesse x, depois do X vc precisa pular e cair com os 2 pés certinhos dentro do elástico... )

Dai vai aumentando o grau de dificuldade canela, batata da perna, joelho, coxa e cintura (quando chega na altura da cintura vc não precisa mais saltar sempre com os 2 pés juntos, no caso vc deve levantar uma perna de cada vez, seguindo a música.
Depois o elástico fica na altura do peito, aí você deve fazer uma manobra de entrada e saída
Depois é pescoço, faz a mesma manobra só que com o pescoço e depois quem segura o elástico deve levantar o braço e vc salta no meio, ao invés de usar as pernas você usa os braços... (dentro, fora, dentro, pisa, fora e X)
Se conseguir passar daí, recomeça tudo, mas quem segura o elástico utiliza somente uma perna, deixando o espaço bem estreito."


10 comentários:

Tia Bibi disse...

Obrigada querida! O buquê é lindinho d+.
Ah, parabéns pelo blog.
Bjs,
Tia Bibi

Clara disse...

oi cheguei aqui perlo google enquanto procurava regras para o jogo do elastico para o meu blog! obrigada pelas dicas, um abraço, vou voltar

Chris Ferreira disse...

Olá,
brinquei hoje com as minhas filhas de pular elástico e postei no blog.
Cheguei aqui no seu pois estav procurando a música que se canta ao fazer essa brincadeira.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Rafaela Matos disse...

olá, só queria saber como se faz esse X. é que nunca ouvi falar , pode me explicar?
obrigada

Rafaela Matos disse...

olá, queria saber como se faz esse X. é que eu brinco de elastico, mas nao sei essa parte. Pode me explicar?
obrigada

Pietra disse...

Rafamodas, o X é feito assim: Com o pé esquerdo, empurre o elástico [o mais próximo] e arraste até atrás do segundo [o outro lado.]Puxe para trás, o mais extenso possível. Depois, pule dentro. A próxima fase, você tem que pular fora.

Profª Sandra Cozoli disse...

Olá!
Estava procurando as etapas da brincadeira no elástico para o Projeto Brincadeiras que estou trabalhando com os meus alunos e te achei \o/!!! Valeu pela postagem !!! Dê uma espiadinha lá no meu blog:http://guardiadememorias1.blogspot.com/
Vc será bem vinda! Bjs.

Gเนℓเa222 disse...

Adoro elástico!

Blog da Ju disse...

Muito obrigadah... viu... eu quando era pequena brincava muito de pular elastico com minhas amigas... mais com o passar do tempo essa brincadeira foi esquecida... mais ontem uma pessoa foi comprar elastico na loja onde trabalho.. e me lembrei de como gostava de brincar com o elastico... e comprei 5 metros pra brincar com as crianças q morar na fazenda da minha avó... mais eu nao lembrava direito de como se brincava... e o seu site me ajudou muito... então agradeço pela sua ajuda... eu tenho 17 anos e pretendo ensinar aos meus filhos a brincar com brincadeiras antigas q são muito boas... garanto q é melhor do q esses brinquedos eletronicos d hj em dia... Prometo q quando tiver meus filhos e seu site estiver funcionando ainda.. eu vou pedilos para deixarem um comentário p vc... bjs.. e obrigadah...

Famoso Desenhista disse...

eu queria saber se elastico é somente para meninas?