tag:blogger.com,1999:blog-665099595378631239.post6585965371995003432..comments2023-09-27T05:40:01.026-07:00Comments on Anotações: TangramPrô Rirelahttp://www.blogger.com/profile/10531301312836985538noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-665099595378631239.post-14875959469163544872009-06-07T19:16:07.434-07:002009-06-07T19:16:07.434-07:00Lugar é difícil. Sou Pé vermelho Barriga verde. Lo...Lugar é difícil. Sou Pé vermelho Barriga verde. Londrinense de nascimento, Catarina (São Bento do Sul1-SC) de criação e com o coração dividido entre SC e Curitiba, onde moro desde 2003. Desculpe não responder antes. Tive uma semana cheia, incluindo uma mini-monografia apresentada sexta. Coisas de formando...AbraçosGalvãohttps://www.blogger.com/profile/08313944387840681004noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-665099595378631239.post-75848236143419604402009-06-04T18:31:35.533-07:002009-06-04T18:31:35.533-07:00Galvão, não precisa pedir desculpas de maneira alg...Galvão, não precisa pedir desculpas de maneira alguma, pois como já citei antes, vc parece ser uma pessoa muito segura em suas opiniões o que só tem a contribuir com o sucesso do nosso ensino. A história de parecer grosseiro ou não é que o papel ainda não é capaz de transmitir o nosso tom de voz não é mesmo? É a voz, o jeito de falar e o olhar que dão o tempero gostoso de uma boa discussão edificante. <br />Eu sou formada em Letras Literatura além da Pedagogia e concordo quando diz que a faculdade não ensina dar aula e sabe por quê? Porque só se aprende dar aula na prática, assim como só se aprende a escrever escrevendo, a ler lendo, a andar de bicicleta pedalando, equilibrando, caindo e levantando. <br />Sua oficina deve ser ótima, e a troca de experiência que vcs têm devem ser melhor ainda!<br />De que lugar do Paraná vc é? Eu sou formada pela faculdade de Jacarezinho...Prô Rirelahttps://www.blogger.com/profile/10531301312836985538noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-665099595378631239.post-69932379303306098682009-06-04T17:32:37.799-07:002009-06-04T17:32:37.799-07:00Agradeço imensamente seu retorno. Sou formando do ...Agradeço imensamente seu retorno. Sou formando do Curso de Matemática da Universidade Federal do Paraná e, em meu trabalho de Prática de Ensino - Estágio Supervisionado - tenho uma turma de magistério para a qual aplico uma oficina de Matemática. Nosso objetivo é contribuir com a formação de conceitos que as alunas precisarão ensinar como contagem, operações, etc, e apresentam dificuldades por deficiências infelizmente naturais da nossa atual educação. Uma destas minhas alunas preparará uma aula sobre Tangram e me pediu ajuda. Por isso da pesquisa. Como diz minha orientadora do estágio, a licenciatura em matemática nos ensina muita coisa, menos dar aula. A pedagogia está muito a frente nesse sentido do que a nossa licenciatura. Foi feita uma revisão curricular nesse sentido, mas o que precisa mudar são conceitos, não disciplinas. A minha visão do tangram seria quase para aplicação em séries mais avançadas, onde teoricamente não faz sentido, considerando que em séries mais avançadas os alunos já tenham noção de contagem e conceitos de operações, o que infelizmente está distante da realidade. Tenho aprendido muito com as meninas do magistério, tanto nas oficinas quanto ao me preparar para as mesmas, a pensar na educação dos ciclos I e II, pois esse pensamento (Educação Infantil) não faz parte da minha realidade atual. Tento passar conhecimento teórico e aplicações que acredito serem eficazes, com a ajuda de um material disponível no site da USP - Programa Educar - que serve como "bússola" ou "livro-texto" da oficina. Eu pensei no uso do tangram como algo posterior ao ábaco, ao material dourado e outros tantos lúdicos disponíveis e não encontrei outra forma de uso diferente das que citei. Uma "repreensão" que recebi quando cursava Metodologia do Ensino da Matemática foi achar que os materiais lúdicos eram para uso exclusivo das séries iniciais e nosso desafio era trabalhar com material lúdico também para Ciclos III e IV do Fundamental e Ensino Médio. Peço desculpas se a minha forma de expressar possa ter sido de alguma forma grosseira e ofensiva. Tenha certeza que não foi esse o objetivo e tenho um grande respeito pelos profissionais que amam o trabalho que fazem. Isto faz falta em nossa sociedade. Grande abraço.Galvãohttps://www.blogger.com/profile/08313944387840681004noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-665099595378631239.post-27114925417029734892009-06-04T15:48:43.967-07:002009-06-04T15:48:43.967-07:00Oi Galvão, obrigada pela sua visita. É muito inter...Oi Galvão, obrigada pela sua visita. É muito interessante ver uma pessoa tão segura em suas opiniões, com certeza será sempre um profissional muito competente. Em relação às suas indagações, também tenho a minha: Por que exatamente fazia uma pesquisa sobre tangram? Pergunto isso porque meu blog, além de funcionar como um arquivo de materiais que utilizo e que resolvi compartilhar, é direcionado aos professores que atuam no Ciclo I e dessa forma, não vejo o tangram como um material pobre. Contar peças? Por que não? Sabia que é preciso ensinar aos pequenos contar até 10? Pode parecer fácil, mas infelizmente atendemos crianças que chegam à escola sem nenhuma noção de quantidades, de como se pega num lápis e de como se usa um caderno. Para nós, o tangram não será apenas um material lúdico, mas será sim uma boa estratégia para conceitos de números e operações. É claro que não é o único material disponível, temos e nos munimos de tudo que possa ser útil para que a criança compreenda os conteúdos ao mesmo tempo que se diverte também, pois o tempo da decoreba sem se entender o porque das coisas e suas utilidades no mundo real, graças a Deus passou. Não sei se consegui retornar da forma como gostaria, afinal não estou aqui como professora de universidade, mas sim como ser humano que ama o trabalho que faz. Um grande abraço!Prô Rirelahttps://www.blogger.com/profile/10531301312836985538noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-665099595378631239.post-30709253300027256432009-06-03T22:11:18.369-07:002009-06-03T22:11:18.369-07:00Olá. Fazendo uma pesquisa sobre tangram, este post...Olá. Fazendo uma pesquisa sobre tangram, este post foi o que achei mais interessante. Entretanto não compreendi o trecho "...o uso de material lúdico em sala de aula, como o Tangram, é uma estratégia eficaz para entender conceitos de número e operações, além de educar a atenção, despertar interesse por mais conhecimento e trabalhar a interdisciplinaridade." Concordo no que trata do material lúdico de forma geral, mas, em que o Tangram especificamente ajuda a entender conceito de número? Contar peças? Pessoalmente, exceto nos casos de equivalência de áreas (e decomposição de figuras, embora não considere isso algo de extrema importância) e algumas frações específicas (como 1/2 e 1/4), não vejo utilidade prática no tangram para se obter conhecimento matemático. Talvez sistematizar algo já obtido, mas, sei lá: Considero-o uma distração, um jogo e nada mais. Matematicamente falando material muito pobre. Outros materiais lúdicos, como a escala Cuisenaire, material dourado e ábaco são muito mais ricos nesse aspecto. Quanto a lista de conceitos que podem ser trabalhados, a maioria é intrínseca ao fato de ser material lúdico, não necessariamente o Tangram. Ficarei honrado em receber seu retorno (cegalvao@gmail.com)Galvãohttps://www.blogger.com/profile/08313944387840681004noreply@blogger.com