quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Caderno de leitura - Tipos de textos

TEXTOS ENUMERATIVOS
Escrevemos e lemos para recordar, registrar, localizar, manipular, ordenar, classificar, etc. dados concretos e/ou informações específicas.
Exemplos:
Nomes,
Títulos
Listas
Agendas e guias (telefônicos, endereços, etc)
Índices (livros, revistas, etc)
Horários e datas
Cartazes (cardápio, aniversariantes, ajudantes)
Catálogos (comerciais, exposição, etc)
Dicionários, enciclopédias, atlas, etc.

TEXTOS INFORMATIVOS
Escrevemos e lemos para informar e nos informar sobre temas gerais, acontecimentos, fatos, etc. Exemplos:
Convites
Rótulos
Cartazes (murais)
Folhetos (divulgação)
Notícias, artigos e reportagens
Anúncios e propaganda
Correspondência (bilhete, carta, cartão, etc)
Diários (da criança, da turma)
Entrevistas

TEXTOS LITERÁRIOS
Escrevemos e lemos para desenvolver a sensibilidade artística; partilhar emoções, transmitir valores culturais, sociais e morais; entretenimento e diversão.
Exemplos:
Narrativas: fábulas, lendas e mitos
Narrativas: contos
Outras narrativas curtas
Narrativas: novela e romance
Parlenda, trava-língua, quadra, provérbio, adivinha
Poético (poesia, prosa rimada, poema narrativo)
Livro de imagem
Teatro
Histórias em quadrinhos

TEXTOS EXPOSITIVOS
Escrevemos e lemos para estudar, aprender, ensinar, demonstrar; comunicar conhecimentos; discutir idéias, etc.
Exemplos:
Livro-texto (escolar)
Livros de consulta: enciclopédias, etc.
Biografias
Artigos temáticos e relatórios
Variados: resumo, roteiro, seminário, etc.

TEXTOS PRESCRITIVOS
Escrevemos e lemos para ensinar e aprender a fazer coisas; comunicar instruções; regular o comportamento, etc.
Exemplos:
Receitas
Regras: combinados, códigos, etc.
Instruções (jogo, trabalhos manuais, utilização, etc)

É importante planejar atividades de leitura e escrita que permitam à criança conhecer, experimentar, vivenciar e produzir os textos presentes no seu dia-a-dia, em casa e na escola.
Só poderemos aproveitar esses momentos, se tivermos conhecimento dos conteúdos.
Conhecer a tipologia textual deve fazer parte do acervo pedagógico do professor(a) desde a Educação Infantil

Nenhum comentário: