terça-feira, 25 de novembro de 2008

ROTEIRO DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS

1ª Série do Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA

O QUE ESTUDAREMOS?

1. Leitura
Textos verbais e não-verbais:
• Informativos
• Reportagens
• Literários
• Poéticos

Para quê?
Enriquecer a reflexão sobre a temática proposta, percebendo sua função social, ampliando sua autonomia de leitura, seu universo vocabular e temático para a formação do cidadão crítico.

Como?
• Silenciosamente.
• Rodas de leitura em grupo
• Oralmente
• Dramatizada

2. Produção de textos
• Construção de textos de acordo com a proposta em estudo.
• Relatórios de experiências e excursão
• Reconto
• Textos a partir de temas livres e pré-definidos através das produções de leitura.

Para quê?
Interagir com vários tipos de texto percebendo a sua função social, demonstrando noções de coesão e coerência, estrutura textual, adquirindo atitudes que podem efetivamente ajudá-lo a elaborar melhor suas idéias.

Como?
• Individualmente
• Em grupo
• Através da reescrita
• Através da análise da estrutura lingüística de uma produção textual
• Através de comparação de textos afins

3. Análise Lingüística
• Divisão silábica no final da sílaba.
• Sílaba, palavra e frase.
• Uso da letra maiúscula e minúscula.
• Dicionário.
• Vogal e consoante.

Para quê?
Perceber que os recursos lingüísticos são importantes na apropriação do letramento, aplicando-os com maior segurança no dia-a-dia.

Como?
• Rodas de estudo
• Através de listas de exercícios
• Atividades orais/relatos
• Aulas expositivas
• Participando do projeto
• Jogos ortográficos
• Troca de experiências

COMO SEREMOS AVALIADOS?
• Através de atividades escritas (individuais)
• Trabalho (em equipe)


MATEMÁTICA

O QUE ESTUDAREMOS?
• Adição simples
• Subtração simples
• Problemas
• Calendário
• Geometria (formas planas)
• Sistema monetário
• Números ordinais
• Dezenas e meia dezena
• Dúzia e meia dúzia
• Leitura e escrita de numerais

Para quê?
Construir o conhecimento da Matemática através de suas experiências cotidianas, relacionando-os aos fatos do dia-a-dia.

Como?
• Rodas de estudo
• Trocas de experiências
• Busca do conhecimento prévio
• Participando de jogos
• Listas de exercícios
• Uso de materiais concretos
• Solucionando desafios matemáticos
• Trabalhos em duplas e individuais

Como seremos avaliados?
• Através de atividades escritas
• Trabalho de pesquisa

CIÊNCIAS

O QUE ESTUDAREMOS?
1. O ambiente
• Natural
• Modificado

2. Água
• onde encontrá-la
• desperdício
• racionamento
• poluição

3. Desenvolvimento humano
• Diferenças físicas e psicologias
• Melanina
• Reprodução Humana

Para quê?
Perceber a situação dos recursos naturais do planeta em especial a água, desenvolvendo consciência e atitudes adequadas para o bem-estar ambiental e social.

Como?
Registrando dados por meio de excursão, entrevista, palestra, filme, teatro de fantoches.
• Observando
• Experimentando
• Realizando trabalho
• Participando do projeto
• Levantando hipóteses
• Leituras informativas
• Listas de exercícios

Como seremos avaliados?
• Através de atividade escrita
• Trabalho em dupla
• Atividade prática no laboratório


HISTÓRIA E GEOGRAFIA

O QUE ESTUDAREMOS?
1. Formação de Identidade
• O tempo em nossa vida
• O nome
• Documentos
• Gostos e preferências

2. Ambiente
• Representação dos espaços
• Paisagem natural e modificada

Para quê?
Reconhecer as transformações ocorridas na paisagem e vida das pessoas ao longo do tempo, relacionando-as à qualidade de vida.

Como?
• Através de relatos orais e trocas de informações.
• Leituras informativas
• Debates
• Listas de exercícios
• Excursões

Como seremos avaliados?
• Construção de um álbum.
• Atividade escrita

Nenhum comentário: