Principais Dificuldades do Aluno
-Assimilação de conteúdos
-Deixou de apresentar suas atividades no prazo estipulado (lição, trabalho
-Apresentou seu material incompleto e desorganizado
-Apresentou pouco empenho na execução das atividades
-Não estudou o suficiente e/ou corretamente
-Faltou concentração nas atividades realizadas individualmente
-Não freqüentou as aulas com assiduidade
-Apresentou dificuldades em realizar, com cooperação, os trabalhos em grupo e/ou de estudo diferenciado
-Ocupou-se com tarefas e assuntos de outra disciplina alheia às aulas
-Não esclareceu suas dúvidas com o professor
-Teve dificuldade em interpretar enunciados e seguir instruções
-Teve dificuldade em estabelecer comparações
-Falta de material (livros e/ou materiais cedidos pela UE)
-Teve dificuldades em expressar-se oralmente e/ou por escrito
-Apresentou dificuldades na leitura e compreensão de texto
-Deixou de fazer os exercícios de fixação e/ou verificação
Recomendações do Professor ao Aluno:
-Concentre-se nas atividades realizadas individualmente
-Freqüente as aulas com assiduidade
-Faça os exercícios de fixação e/ou verificação em sala de aula
-Realize leitura e pesquisa como complemento de aprendizagem
-Fixe um horário diário para estudo em casa
-Revise em casa os conteúdos trabalhados
-Organize seu material e mantenha suas lições em dia
-Sempre tire suas dúvidas com o professor
-Treine leitura, interpretação, ortografia em textos e redações
-Trabalhe em grupo com dinamismo, cooperação e criatividade
-Preste atenção às aulas e participe sempre que solicitado
-Procure fazer suas tarefas sozinho
-Execute suas tarefas com atenção para evitar erros
-Leia com atenção treinando interpretação
-Planeje suas atividades para evitar acúmulos
-Elabore problemas para treinar o raciocínio
-Não se limite a memorizar conceitos e fórmulas e sim compreendê-las
-Refaça tarefas as quais você tem maiores dificuldades
-Tire o máximo de proveito das aulas práticas
Recomendação do Professor aos Pais
-Participe da vida escolar de seu filho
-Demonstre interesse pelo que seu filho está aprendendo
-Estimule seu filho a assumir responsabilidades
-Permita que seu filho vivencie as conseqüências de seus atos
-Acredite no potencial de seu filho
-Dê a seu filho oportunidade para julgar
-Investigue as possíveis origens de comportamentos indesejáveis
-Advirta seu filho das conseqüências de responsabilidades não cumpridas
-Estabeleça limites claros
-Atribua tarefas a seu filho sempre que possível
-Estimule a autodisciplina
-Verifique a freqüência e comunique as faltas de seu filho à escola
Providências do Professor e da Escola para Auxiliar o Aluno
-Procurar promover a interação dos alunos frente aos conteúdos trabalhados
-Incentivo à utilização da biblioteca e/ou livros
-Utilização de outros instrumentos de avaliação
-Utilização de dicionário
-Transportar situações problemas para a vida diária
-Usar materiais concretos sempre que possível
-Rever conteúdos não assimilados
-Advertir o aluno sobre comportamentos inadequados
-Planejar e realizar atividades de reforço para estudo dentro da sala de aula
-Proporcionar atividades concretas de linguagem sob várias formas (jornal, livros, cartas, dramatizações, mímicas)
-Revisar pré-requisitos básicos necessários para compreensão e continuidade de novos conteúdos
-Preparar e executar perante os alunos (e com eles), a leitura expressiva de uma história curta
-Incentivar as produções
-Orientar o aluno para atividades que desenvolvam o conhecimento e permita pensar, planejar e selecionar para depois escrever
-Acompanhar e comunicar a freqüência dos alunos e procurar saber os motivos das ausências
-Replanejamento
-Convocar os pais ou responsáveis
-Conversar e aconselhar os alunos
-Exercícios paralelos para a recuperação contínua
-Formar e orientar grupos de estudo (plantão de dúvidas)
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