quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

ATITUDES DOS PAIS QUE FAVORECEM O SUCESSO DOS FILHOS NA SALA DE AULA E NA VIDA

· Não afirme como verdade qualquer negatividade que seu filho apresente. Por exemplo: você é bagunceiro ou você é teimoso. Ao contrário, afirme aquilo de positivo que você espera dele, por exemplo: você é amoroso, onde está o seu amor agora?

· Dê-lhes tarefas próprias para sua idade. Não faça de seu filho um adulto - criança.

· Cumpra com o que você prometer. Pense antes de dizer não, mas quando disser, mantenha sua palavra.

· Acredite que seus filhos terão um bom desempenho, não desista de investir neles. Todo esforço terá um resultado.

· Use palavras positivas, incentive seus esforços e sucessos. Dê esperanças a eles.

· Fale sempre bem da escola e trate diretamente com os diretores e professores da instituição se houver problemas. Procure criar em seu filho uma expectativa positiva em relação à vida escolar.

· Quando seu filho estiver de saída para a escola, abrace-o, deseje-lhe coisas boas, que ele aprenda, que faça amigos, que tenha sucesso.

· Quando seu filho chegar, procure saber como foi o dia, o que ele aprendeu, como foi com a professora, com os colegas, com outras pessoas da escola. Mas não seja insistente e chato. Evite perguntar demais sobre o relacionamento com os coleguinhas e a professora. Isso pode pressionar a criança. Se ela falar espontaneamente, interesse-se verdadeiramente.

· Procure conhecer o professor de seu filho e, se julgar necessário, passe-lhe alguma informação importante sobre a criança para que ele saiba.

· Se seu filho teve nota baixa, não espere ser chamado. Vá você mesmo à escola e procure saber o que está acontecendo, localize onde está a dificuldade, compartilhe o problema com a escola. Não se omita. Não seja juiz. Seja solidário.

· Procure manter com a professora de seu filho uma relação de respeito, consideração, solidariedade, cooperação e carinho.

· Procure resolver problemas entre você, seu filho e a professora. Somente em último caso recorra a outras pessoas.

· Crie o hábito de verificar os cadernos de seu filho. Elogie, nunca esqueça de mencionar o que encontra de positivo. Comente com seu marido ou esposa, com tios ou avós, os êxitos escolares, por menores que sejam, do seu filho, a fim de que todos possam congratular-se com ele e reforçar sua auto-estima, sua autoconfiança.

· Seja simples, seja um exemplo. A aprendizagem da leitura para a escrita é melhor no meio em que as pessoas lêem e escrevem bastante, gostam de conhecer histórias, escrever cartas, inventar poesias, etc. Independentemente dos métodos usados por uma escola, a atuação dos pais é decisiva para as crianças. Como a leitura e a escrita são fundamentais para todas as aprendizagens escolares, pais que apreciam ler e escrever e incentivam seus filhos a gostar estarão dando a eles uma grande ajuda para que se saiam bem na escola.

Nenhum comentário: