quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Educação estadual leva 2º professor na sala de aula para escolas do interior e litoral

Quarta - feira, 24 de Dezembro de 2008 11h00

Determinação saiu no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira, 24 de dezembro .
A Secretaria de Estado da Educação decidiu levar a partir de 2009 o programa Ler e Escrever para escolas estaduais do interior e litoral do Estado. Neste ano de 2008 o projeto chegou às cidades da Grande São Paulo, depois de ser implantado na cidade de São Paulo em 2007. A novidade foi publicada hoje, quarta-feira, 24 de dezembro, no Diário Oficial do Estado.

O Ler e Escrever é um amplo programa da Secretaria para garantir alfabetização dos alunos de 1ª a 4ª série. Além do segundo professor, tem recuperações e materiais específicos para uso em sala de aula.
“Temos uma meta de alfabetizar todos os alunos de 8 anos até 2010. O Ler e Escrever é a peça-chave nesta iniciativa”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Podem participar do projeto universidades públicas ou privadas que ofereçam cursos superiores presenciais de Pedagogia, com habilitação para magistério de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, ou Letras, com habilitação para o Magistério, sempre com alunos cursando a partir do segundo semestre. Depois de inscrita a universidade, seus alunos poderão participar do projeto como professores auxiliares em sala de aula.

As inscrições acontecem até 9 de janeiro. Para participar as universidades devem procurar a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria com sede na capital – avenida São Luís, 99 – centro – das 8h30 às 17h (segunda a sexta-feira). No site http://escolapublica.fde.sp.gov.br.

No fim deste ano a Secretaria fez reuniões em todas as regiões paulistas do interior e litoral para apresentar o projeto aos educadores. O Ler e Escrever define pagamento à universidade participante de R$ 500,00 por mês por classe atendida (por professor). Para participar as universidades devem cumprir uma série de exigências, além de apresentar um plano de trabalho que será desenvolvido pelos alunos universitários com os estudantes da rede estadual.

Nenhum comentário: