segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

EXEMPLO DE PROJETO: Contos de Fadas

Primeira etapa
Duração: duas semanas
Escolha uma das histórias publicadas e conte-a a seus alunos (se possível, faça uma “leitura dramatizada”). Discuta a história com a classe. Há palavras desconhecidas? Hápassagens que não ficaram claras? Explore a narrativa com os alunos até que não restem dúvidas. Organize as crianças em grupos e peça que cada um represente a história de uma forma diferente: pode ser por meio de desenho, montagem das personagens em massinha, dramatização, colagem,pintura, etc. Promova uma exposição dos trabalhos dos alunos.

Segunda etapa
Duração: duas semanas
Escolha outros dois contos do Centro de Publicações e conte-os para as crianças (um de cada vez), explorando a narrativa como foi feito na primeira etapa. Incentive os alunos a ler os outros contos publicados no projeto (aqueles que ainda não são alfabetizados podem levar a históriaimpressa para casa, para que alguém da família leia para eles). Pergunte às crianças que elementos se repetem nos contos lidos (fadas, bruxas, princesas, príncipes, reis, castelos...) e ajude-as a construir, a partir desses elementos, o conceito de contos de fadas. (Narrativas que giram ao redor de um universo de fantasia, geralmente com a presença de elementosmágicos...)
Observação para o professor: A maioria dos contos de fadas é originária da Europa da Idade Média, daí a incidência de castelos, reis, príncipes, etc. Acreditamos que seria interessante contar às crianças que, na época em que esses contos foram escritos, há muitos e muitos anos,a vida era bastante diferente... Peça que descubram, nos contos, pistas de como era a vida das pessoas naquela época.

Terceira etapa
Duração: duas semanas
Pergunte aos alunos se eles conhecem outros contos. Eles podem levar para a escola alguns livros que têm em casa e trocar entre si para ler. Você também pode levar a turma até a biblioteca da escola para que os alunos escolham outros contos de fadas para lerem. Caso haja termos utilizados nos contos que as crianças desconheçam, motive-os a pesquisar seu significado. Anote todos os termos e seus significados e envie para a equipe de projetos do Educacional, para que eles organizem as informações em um dicionário on-line. (Durante o projeto o dicionário poderá ser alimentado, basta mandar os novos termos para a equipe de projetos). Convide as crianças para participar dos fóruns em que serãodiscutidos os papéis de personagens boas e más (maniqueísmo) nos contos de fadas.
Em todas as histórias, as bruxas são más?
Você acha que uma bruxa má poderia ficar boa? Como?

Quarta etapa
Duração: duas semanas
Peça aos alunos para escolherem um dos contos lidos. Sugira que reescrevam a história, em conjunto (a turma toda), mudando o final, acrescentando ou eliminando personagens, trazendo a história para a atualidade, etc. Envie a história de seus alunos para a equipe de projetos publicar.
Concepção Célia Godoy
Colaboração Michele Sallum Fabiana Machado

Nenhum comentário: