Este projeto está no blog Mistura de alegria da professora Adiléa, http://misturadealegria.blogspot.com
TEMA: HISTÓRIA DA DONA BARATINHA
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 1º ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
DURAÇÃO: UM MÊS
1-OBJETIVO GERAL:
- Proporcionar a criança, através da leitura de histórias, o seu envolvimento com o enredo e personagens, estabelecendo uma relação com os textos, predispondo-se a alfabetização e ao letramento.
2-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
2.1- EIXO: DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
- Participar das interações cotidianas em sala de aula.
2.2- EIXO: LEITURA
- Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.
- Saber ler reconhecendo globalmente as palavras.
- Avaliar afetivamente o texto, fazendo extrapolações.
2.3-COMPREENSÃO, VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
- Desenvolver capacidades específicas para escrever.
- Conhecer o uso e funções sociais da escrita.
2.4- PRODUÇÃO DA ESCRITA
- Escrever segundo o princípio alfabético e as convenções gráficas.
- Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções em diferentes
gêneros.
2.5- APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DA ESCRITA
- Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas.
- Dominar convenções gráficas.
- Compreender a orientação e o alinhamento da escrita da língua portuguesa.
- Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação de
final de frase.
- Reconhecer unidades fonológicas como silabas, rimas, terminações de palavras.
- Conhecer o alfabeto.
- Compreender a categorização gráfica e funcional das letras.
- Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.
- Dominar regularidades e irregularidades ortográficas.
2.6- CIÊNCIAS
- Conhecer a classe dos animais e os benefícios prestados ao homem.
- Falar sobre a higiene.
- Identificar as vozes dos animais.
2.7- GEOGRAFIA E HISTÓRIA
- Conhecer tipos de habitações.
- Falar sobre família.
- Meios de transporte.
- O habitat natural dos animais.
- Convivência na comunidade.
2.8- MATEMÁTICA
- Ter noções de quantidade
- Identificar antecessor e sucessor de numerais.
- Trabalhar com gráficos.
- Trabalhar com a adição e subtração.
- Problemas orais.
- Sistema monetário (REAL)
- Figuras geométricas.
2.9- PORTUGUÊS
- Trabalhar com leituras, interpretações orais, rimas com frases e com nomes dos alunos da sala, vogais, consoantes, caça-palavras, palavras cruzadas, autoditados, alfabeto, formar sentenças, bingo de palavras, atividades psicomotoras e artísticas, etc.
3-JUSTIFICATIVA:
Mediante o baixo resultado dos alunos da escola na prova do PROEB, percebeu-se a necessidade de trabalhar com a diversidade textual, para que os alunos percebam a função e valorização da leitura e da escrita no contexto social.
Neste sentido, foi elaborado este projeto da História de “Dona Baratinha” que será ilustrado e trabalhado de forma lúdica e interdisciplinar.
O sucesso na alfabetização e no letramento depende da criação de um “Ambiente Alfabetizador”, produzindo estímulos que provoquem nos alunos atos de leitura e de escrita, permitindo-lhes compreender o funcionamento da língua escrita e a apropriação de seu uso social.
Neste contexto, histórias como a da “Dona Baratinha”, aparecem como um jexcelente recurso pedagógico tornando o processo ensino-aprendizagem mais prazeroso e motivador.
4-INCENTIVAÇÃO
Vamos ver quem será capaz de adivinhar o nome do bichinho da nossa leitura!!!
Quem sou eu? Sou pequenina, não faço mal a ninguém, sei andar e voar, gosto muito de comer coisas doces e restos de alimentos, tenho tanto medo de gatinhos!!! Têm nojo de mim...
Quem será? Depois de adivinharem, mostrar a 1ª cena da história, escrever o titulo no quadro e à medida que for apresentando fazer a exploração das cenas seguintes.
5- CONTEÚDOS:
5.1- CIÊNCIAS
Além de abordar a higiene, podemos destacar a classe que pertence cada animal que apareceu na historinha. A baratinha é um inseto. E os outros animais são mamíferos, porque tem o corpo coberto de pêlos, mamam quando pequenos e tem quatro patas.
Os benefícios prestados ao homem:
O boi: transporte, carne, couro etc.
O cavalo: transporte.
O porco: a carne, a gordura, a lingüiça, o toucinho etc...
O cachorro: é o maior amigo do homem.
O carneiro: nos oferece a lã e a carne.
5.2- GEOGRAFIA E HISTÓRIA
Como vocês viram a baratinha tinha uma casa para morar. Será que todas as pessoas têm uma casa digna para morar? Quem tem boas condições econômicas mora em casas bonitas e bem construídas do tipo desta casa de Dona Baratinha, que é chamada de casa de alvenaria. Ela tem um telhado, é feita com tijolos, cimento e areia. E a casa de vocês? Como ela foi construída? Façam um belo desenho e fale sobre ela.
Na realidade como e onde será a casa das baratas? Elas moram em lugares sujos. Por isso, não podemos deixar a nossa casa suja. A higiene é muito importante em nossa vida, para que possamos ter boa saúde, é preciso muita higiene.
Podemos ver na historinha que Dona Baratinha que ninguém gosta de viver sozinho. Devemos viver em comunidade ajudando uns aos outros.
5.3- PORTUGUÊS
5.4- MATEMÁTICA
Os exercícios de todos os conteúdos estão anexados neste projeto.
6- AVALIAÇÃO
- Participação e envolvimento dos alunos em todas as atividades propostas.
- Interesse em estar realizando as atividades.
- No final da realização deste projeto será realizada uma apresentação da historia
trabalhada, com os alunos, através de um fantoche.
- Assistir o vídeo da historinha de Dona Baratinha
- Conhecer outras versões de músicas com o nome BARATINHA.
- Confeccionar o livro da história com os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário