HIPÓTESE PRé-SILÁBICA
NÍVEL 1 - Garatuja
CARACTERÍSTICAS
(aquilo que já sabe):
- Escrever e desenhar têm o mesmo significado;
- Não relaciona a escrita com a fala;
- Ainda não se utiliza de letras para escrever;
- Acredita que coisas grandes têm um nome grande e coisas pequenas têm um nome pequeno (realismo nominal);
CONFLITOS VIVIDOS PELA CRIANÇA NESTA ETAPA:
- Que sinais eu uso para escrever palavras?
- Conhecer o significado dos sinais escritos.
O QUE PRECISA SABER:
- Diferenciar o desenho da escrita;
-Reconhecer que usamos letras para escrever
- Identificar e escrever o próprio nome.
- Perceber que usamos letras diferentes em diferentes posições.
ATIVIDADES FAVORÁVEIS:
- Alfabeto móvel
- Desenhar e escrever o que desenhou;
- Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos, utilizá-Io em jogos, bilhetes, etc;
- Ouvir leitura feita diária pela professora e poder recontá-Ia;
- Ter contato com diferentes portadores de textos;
- Freqüentar a biblioteca, banca de jornais, etc;
- Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas, jogos, etc;
NÍVEL 2 - Pseudoletra
CARACTERÍSTICAS
(aquilo que já sabe):
- Escrever e desenhar não tem o mesmo significado;
-Não relaciona a escrita com a fala;
- Supõe que a palavra representa o objeto e não o seu nome;
- Acredita que coisas grandes têm um nome grande e coisas pequenas têm um nome pequeno (realismo nominal);
- Reproduz traços típicos da escrita de forma desordenada;
CONFLITOS VIVIDOS PELA CRIANÇA NESTA ETAPA:
- Que sinais eu uso para escrever palavras?
- Conhecer o significado dos sinais escritos.
O QUE PRECISA SABER:
- Identificar e escrever o nome dos colegas;
- Perceber as letras e seus sons;
- Perceber que usamos letras diferentes em diferentes posições;
ATIVIDADES FAVORÁVEIS:
- Conversar sobre a função da escrita;
- Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;
- Bingo de letras;
- Produção oral de histórias;
- Escrita espontânea;
- Textos coletivos tendo o professor como escriba;
- Aumentar o repertório de letras;
- leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo. - Comparar e relacionar palavras;- Produzir textos de forma não convencional;
SILÁBICO SEM VALOR SONORO
(aquilo que já sabe):
- Para cada fonema, usa uma letra para representá-lo.
- Não atribui valor sonoro à letra.
-Pode usar muitas letras para escrever e ao ler, aponta uma letra para cada fonema, ainda que sobrem letras.
-Ao escrever a frase pode usar uma letra para representar cada palavra.
CONFLITOS VIVIDOS PELA CRIANÇA NESTA ETAPA:
- A escrita está vincula à pronúncia das partes da palavra?
- Como ajustar a escrita à fala?
- Qual a quantidade mínima de letras necessárias para se escrever?
- Atribuir valor sonoro às letras.
- Aceitar que não é preciso muitas letras para se escrever, apenas o necessário para representar a fala.
- Perceber que palavras diferentes são escritas com letras em ordens diferentes, que costumam não se repetir.
ATIVIDADES FAVORÁVEIS:
- Todas as atividades do nível anterior.
- Comparar e relacionar escritas de palavras diversas.
- Escrever pequenos textos memorizados (parlendas, poemas, músicas, trava-línguas...).
- Relacionar personagens a partir do nome escrito.
- Relacionar figura às palavras, através do reconhecimento da letra inicial. -Ter contato com a escrita convencional em atividades significativas:
-Reconhecer letras em um pequeno texto conhecido.
- Leitura de textos conhecidos.
- Relacionar textos memorizados com sua grafia.
CARACTERÍSTICAS
(aquilo que já sabe):
- Para cada fonema, usa uma letra para representá-lo.
- Atribui valor sonoro à letra(seja vogal ou consoante).
- Pode usar muitas letras para escrever e ao fazer a leitura, apontar uma letra para cada fonema.
- Ao escrever frases, pode usar uma letra para cada palavra.
CONFLITOS VIVIDOS PELA CRIANÇA NESTA ETAPA:
- A escrita está vincula à pronúncia das partes da palavra?
- Como ajustar a escrita à fala?
- Qual a quantidade mínima de letras necessárias para se escrever?
O QUE PRECISA SABER:
- Aceitar que não é preciso muitas letras para se escrever, apenas o necessário para representar a fala.
- Perceber que palavras diferentes são escritas com letras em ordens diferentes, que costumam não se repetir.
- Caça-palavras. (Com e sem banco de palavras)
- Completar lacunas em textos e palavras.
- Construir um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo.
- Evidenciar rimas entre as palavras;
- Usar o alfabeto móvel para escritas significativas; - Jogos variados para associar o desenho e seu nome; Colocar letras em ordem alfabética;
- Contar a quantidade de palavras de uma frase.
CARACTERÍSTICAS
(aquilo que já sabe):
- Compreende que a escrita representa os sons da fala;
- Percebe a necessidade de mais de uma letra para a maioria das sílabas;
- Reconhece o som das letras;
- Pode dar ênfase a escrita do som só das vogais ou só das consoantes: bola = oa ou bl;
- Atribui o valor do fonema em algumas letras: cabelo = kblo.
CONFLITOS VIVIDOS PELA CRIANÇA NESTA ETAPA:
- Como fazer a escrita dela ser lida por outras pessoas?
- Como separar as palavras na escrita se isto não acontece na fala? - Como adequar a escrita à quantidade mínima de caracteres?
O QUE PRECISA SABER:
- Usar mais de uma letra para representar o fonema quando necessário;
- Atribuir o valor sonoro das letras.
- As mesmas do nível anterior;
- Separar as palavras de um texto memorizado;
- Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece: associar o "G” do nome da "GABRIELI” para escrever “GAROTA’, “GAVETA”“;
- Ditado de palavras do mesmo campo semântico, conhecidas ou não.
- Produzir pequenos textos; individuais e coletivos. .
- Reescrever histórias individualmente ou coletivamente.
CARACTERÍSTICAS
(aquilo que já sabe):
- Compreende a função social da escrita: comunicação;
- Conhece o valor sonoro de todas ou quase todas as letras;
- Apresenta estabilidade na escrita das palavras;
- Compreende que cada letra corresponde aos menores valores sonoros da sílaba;
- Procura adequar a escrita à fala;
- Faz leitura com ou sem imagem;
-Inicia preocupação com as questões ortográficas;
- Separa as palavras quando escreve frases;
- Produz textos de forma convencional.
CONFLITOS VIVIDOS PELA CRIANÇA NESTA ETAPA:
- Por que escrevemos de uma forma e falamos de outra?
- Como distinguir letras, sílabas e frases?
- Como aprender as convenções da língua escrita?
O que precisa saber:
- Preocupação com as questões ortográficas e textuais (parágrafo e pontuação).
-Usar a letra cursiva.
ATIVIDADES FAVORÁVEIS:
- Todas as anteriores;
- Leituras diversas;
- Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas em momentos em que isto seja significativo; - Atividades a partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases; ordenar o texto;
-Jogos diversos como bingo de letras e palavras; forca...
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