quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Dicas do Prof. Virgílio Vasconcelos para todos os professores.




O RECEITA ESCOLAR de hoje publica inestimáveis dicas do Prof. Virgílio Vasconcelos para todos os professores.

1) Prepare-se
O bom professor chega à sala de aula sempre sempre bem preparado para aquele dia. O professor excelente , sempre com uma carta embaixo da manga, se dirige para a sala preparado para lecionar no mínimo umas 10 aulas !!!!

2) Planeje bem as aulas
Faça um planejamento detalhado do que vai fazer, em conteúdo e estrutura, o que vai por no quadro, o que vai dizer.

3) Mapas mentais
Você pode usar também mapas mentais, seja para planejar, seja para apresentar o conteúdo para os alunos, seja para estes estudarem. Veja no link http://www.mapasmentais.com.br/ a seção com exemplos, modelos e roteiro de elaboração, entre outras coisas. Mapas mentais também requerem prática e dedicação para sairem bem-feitos, mas está no futuro das escolas, pode ter certeza. Se você os usar bem, já estará se diferenciando dos outros professores, para melhor.

4) Ensaie
Dê a aula antes, para ninguém, para o espelho ou para um conhecido. Se com este, peça para ele criticar e lhe indicar as oportunidades de melhoria. Grave-se ou filme-se dando aulas e depois escute ou veja procurando oportunidades de melhoria (faça isso antes que a realidade lhe mostre). Se você nunca deu uma aula antes, quase tudo é novo, e há muito, muito que você não sabe e que nem sabe que não sabe.
Procure variar o tom de voz, é mais difícil prestar atenção a uma voz monótona. Repita e/ou enfatize com a voz algumas passagens mais importantes.

5) Medo pode ser desejo
Tente lidar produtivamente com medos: Medo, pode ser seu aliado para o sucesso. Pratique-a algumas vezes que depois você acaba fazendo-a automaticamente, e terá uma boa ferramenta para o resto da vida.
6) Coloque-se no lugar dos alunos
Um exercício muito bom que você pode fazer é, estando relaxado, visualizar-se sentado numa das carteiras, na posição de aluno. Experimente e descubra as vantagens. Uma professora de Biologia que conheço prepara as aulas assim: lê a matéria, monta o quadro na mente e se coloca na posição de um aluno para verificar se está bom. Outra coisa boa é lembrar-se de suas próprias experiências como aluno, como o que gostava nos professores e como se relacionava com eles, o que sentia, como se motivava, influência dos colegas.

Um comentário:

Sistema Prosperar : O Blog Que Auxilia O Professor disse...

OLÁ ! ADOREI A POSTAGEM SOBRE O PROF.VIRGÍLIO !!! VEJA MAIS EM HTTP://WWW.SISTEMAPROSPERAR.BLOGSPOT.COM !! VC VAI TER MUITAS SUGESTÕES DE POSTS !!!!

VALEU !! FELICIDADE E SORTE SEMPRE !!!