quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Animais

Os animais surgiram a mais ou menos 500 e 300 milhões de anos atrás. Todos os seres vivos que se locomovem são animais. Isso mesmo, nós também somos animais. A diferença entre nós, seres humanos, e os demais bichos da natureza é que nós somos animais racionais, ou seja, nós pensamos.
Os animais são criaturas importantes para o equilíbrio ambiental e devem ser respeitados. Foi para garantir que os animais fossem respeitados que, em 1978, a UNESCO aprovou a Declaração Universal dos Direitos do Animal. Nesta declaração estão as leis que protegem os bichos da exploração, do abandono, do tráfico e do extermínio.
Os animais se dividem em cinco grupos. O grupo dos mamíferos, o grupo das aves, o grupo dos répteis, o grupo dos peixes e o grupo dos anfíbios.


1-Mamíferos
Você sabe como identificar um mamífero?

Os mamíferos são os únicos animais que produzem leite para alimentar seus filhotes. Eles também têm o corpo coberto por pêlos e respiram por pulmões. Alguns exemplos de mamíferos: o homem, o cachorro, o gato, a vaca, o canguru, os ratos, o morcego, o golfinho, o elefante e a baleia. Leia um pouco mais sobre os mamíferos abaixo:



Qual é o único mamífero que voa?

É o morcego. Ele consegue voar, pois suas asas são, na verdade, os seus dedos revestidos de pele. Existem mais de 1000 espécies de morcegos espalhadas pelo mundo. As cores variam assim como o tamanho que pode ir de 2 metros de envergadura (mais raros) até 10 cm. Os mais comuns são aqueles de envergadura de 10 a 80 centímetros.
Normalmente ele repousa em árvores e fica de cabeça para baixo, pois assim é mais fácil para levantar vôo. No escuro, ele se orienta por um mecanismo chamado "sonar" que consiste na orientação a partir dos sons que eles emitem em altas freqüências e que o ser humano não consegue escutar.
A grande maioria desses animais alimenta-se de frutas, insetos e pequenos animais. Mas existem algumas espécies que se alimentam de sangue. Argh!!



Você sabia que a girafa dorme em pé?

A girafa só deita se estiver segura, pois, caso um predador se aproxime, ela demora muito tempo para se levantar por causa de seu tamanho. A girafa é bem grande, devido a um osso de seu pescoço e de sua perna que são bem alongados. Essa altura, de cerca de 4 metros quando é adulta, permite-lhe alimentar-se das folhas mais altas das árvores.
O filhotinho da girafa já nasce com cerca de 2 metros e demora 15 meses para nascer! A girafa é o único animal que consegue alcançar as orelhas com a língua. Uma girafa pode chegar a ter 5,5 metros de altura.

Qual o animal que consegue viver sem tomar água?

É o coala. Ele vive na Austrália. Enquanto ele é filhote, a água de seu corpo vem do leite de sua mãe. Quando ele já é maior, ele come folhagens, brotos de eucalipto e folhas. Esses alimentos são ricos em água e satisfazem as necessidades do coala adulto.
Sabia que ele chega a consumir um quilo de alimento por dia? É muita comida, hein?! Mas não siga o exemplo do coala. É muito importante para a saúde tomar bastante água!!!!

Por que é que as hienas riem?

Na verdade, as hienas não riem. À noite, elas costumam soltar o seu uivo esquisito, que parece uma gargalhada. Os antigos diziam que a hiena era a encarnação de espíritos de feiticeiros.
A hiena é desengonçada, peluda, com maxilares grandes e a traseira caída. Ela se alimenta principalmente de cadáveres, devorando todos os corpos que encontra pelo caminho. Mas, se precisar, ela também é eficiente caçadora. A hiena é encontrada na África e na Ásia Meridional.
Por que é que se coloca ferradura nas patas dos cavalos?

O cavalo pisa sobre a extremidade de um único dedo, protegido por um casco, que é uma unha córnea. Na Antiguidade, os cavalos não usavam ferraduras e os cascos se desgastavam depressa, por isso, eles não trabalhavam por muito tempo.
Por volta do século X, no Ocidente, descobriram a ferradura e passaram a colocá-las nesses animais. Os cravos da ferradura são fixados na parte morta do casco e isso ajuda a não "gastar" o casco do cavalo.
Os dentes são o principal meio para se determinar, com segurança, a idade aproximada do cavalo. Os dentes vão ficando mais alongados com o passar dos anos.

Qual é o mamífero mais rápido do mundo?

O mamífero mais rápido do mundo é o Guepardo. Ele pode chegar a 110Km/h. Sua velocidade é uma proteção contra caçadores e predadores.
O Guepardo pertence à classe dos felinos, como o leão, leopardo, tigre, etc. Sua especialidade é o ataque de surpresa e geralmente prefere caça pequena. É um animal solitário, embora às vezes cace aos pares. Ele emite um som muito parecido com o latido dos cães.
Devido à caça sem fiscalização, principalmente por causa de sua pele, o guepardo já desapareceu da Ásia e hoje são raros na África.

Sabia que os dentes do coelho não param de crescer?

É isso mesmo! Os dentes do coelho, como de qualquer animal roedor, nunca param de crescer. Por isso, é que eles vivem roendo cenoura e outros alimentos mais durinhos, para "gastar" os dentes.
Existem mais de 40 espécies de coelho para escolher, sendo que um é mais lindo que o outro. Os coelhos são bichinhos mansos e muito graciosos. O coelho fica o tempo todo mexendo o nariz, pois seu olfato é muito sensível e, assim, ele fica sabendo se existe algum perigo por perto.
Por se procriarem com muita facilidade, o coelho é conhecido como o símbolo da fertilidade.

Você sabe qual é o maior animal do mundo?

É a baleia-azul. Ela pode medir até 30 metros e pesar 140 toneladas. Só a língua dela pesa 6 toneladas!!! As baleias se comunicam por sons que podem atingir até 160 Km de distância. A audição é o sentido mais importante das baleias. A baleia também é um mamífero e, para alimentar o seu filhote, ela jorra o leite na água.

No elefante tudo é exagerado!

Além de ser o maior animal terrestre do mundo, podendo chegar a pesar quase 6 toneladas, o elefante é cercado de outros exageros. Vejam só: Ele vive até 150 anos, demora quase dois anos para nascer e pode medir até 3,5 metros.
Sua tromba tem muitas utilidades, ela serve como nariz e como mão. É com ela que o elefante pega todos os objetos que estão no chão e os leva à boca, principalmente alimentos e água.
Uma outra coisa muito engraçada que o elefante faz com a tromba, é jogar areia ou terra no seu corpo para espantar as moscas chatas.
Agora, uma coisa muito triste sobre os elefantes é que os caçadores o matam para extrair seus dentes de marfim. Por isso, durante muito tempo, os elefantes ficaram ameaçados de extinção.

2-Aves
É muito fácil identificar uma ave!

As aves são animais que apresentam bico e asas, têm o corpo revestido por penas e nascem em ovos.
Existem hoje no mundo cerca de 8.600 espécies conhecidas de aves, só no Brasil existem 1.504 espécies. As aves são muito importantes para o meio ambiente porque polinizam flores, dispersam sementes e promovem o equilíbrio ecológico nos ambientes naturais.
Para voar, as aves contam com um corpo aerodinâmico, ossos ocos e a leveza das penas. As aves têm a visão e a audição muito desenvolvidas.
As aves evoluíram dos répteis embora seja bastante difícil encontrar vestígios dessa evolução. Nem toda ave consegue voar, o pingüim, por exemplo, é uma ave que não voa, mas nada muito bem. Já o avestruz não consegue voar, mas é muito veloz!
Conheça um pouco mais sobre as curiosidades das aves abaixo: avestruz, papagaio, coruja, beija-flor, galinha, kiwi

Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?
Puxa! Essa pergunta é um tanto quanto filosófica, não é mesmo? Mas, científica e biologicamente falando, podemos concluir que o ovo surgiu antes da galinha. Calma que eu vou explicar!
Se analisarmos a evolução dos animais, veremos que os primeiros animais a "botarem" ovos foram os répteis. E as aves são a evolução dos répteis. Ou seja, quando as galinhas surgiram, já existiam animais com reprodução ovípara, isto é, por ovos.



Sabia que o avestruz se assusta até com uma borboleta?
É isso mesmo, amiguinho. Apesar de ser uma das maiores aves do mundo, chegando a medir mais de 2 metros e pesar até 150 kg, ele é um dos animais mais medrosos da natureza.
Ele tem um pescoço bem comprido e fica vigiando tudo ao seu redor para ver se tem perigo por perto. Se resolver correr para fugir de algo, esta ave também conta com uma outra característica: o avestruz é um excelente corredor e atinge até 70 Km/h. Existe até corrida de avestruzes.
Hoje em dia, o avestruz é muito criado para o consumo de sua carne, pele, ovos e plumas.


Qual o menor pássaro do mundo?
É o beija-flor, também conhecido como colibri. A menor espécie de beija-flor do mundo mede 5 centímetros de comprimento e pesa 6 gramas.
O beija-flor é um animal muito leve e extremamente ágil, ele bate suas asas cerca de 80 vezes por segundo. Ele é a única ave que pode voar para trás ou ficar parada no ar.
O beija-flor tem uma língua bem comprida para retirar o néctar das flores, seu alimento predileto. Ele é um animal muito comilão, chegando a visitar mais de 1500 flores por dia, além de comer pequenos insetos e o açúcar de frutas.
Existe no mundo mais de 300 espécies de beija-flor. Eles formam a maior família de pássaros do mundo. Esta grande variedade constitui uma riqueza para o mundo animal!
Eles são encontrados nas três Américas, desde o Alaska até as florestas tropicais, do Brasil.

Por que o papagaio imita o som que nós falamos e os outros animais não conseguem?

O papagaio consegue falar pois sua língua tem um formato especial, que lhe permite emitir sons. Todos os animais que possuem língua redonda são capazes de emitir sons bem articulados, como a fala no ser humano.
O papagaio, periquito, maritaca, cacatua, mainá etc. são pássaros que possuem língua redonda, por isso conseguem imitar nossa fala. Os papagaios alimentam-se de sementes e frutas.


Como é que os pintinhos conseguem sair do ovo?
Os pintinhos, assim como as demais aves, nascem com um dentinho especial para partir o ovo. Depois de fazem o serviço, que demora cerca de dois dias, perdem este dentinho.
Quando crescem, os pintinhos viram galos ou galinhas. O galo canta bem quando nasce o dia, para assustar possíveis concorrentes e para avisar ao galinheiro que continua vivo e no comando. O galinheiro tem apenas um galo, porque se tivesse dois, apenas um sobreviveria na luta pela liderança.
As galinhas não conseguem voar alto como os pássaros, pois com o passar dos anos, perderam a necessidade de voar para fugir dos predadores. Ainda assim conseguem voar atingindo cerca de 10 metros.


Qual animal é considerado o "símbolo da sabedoria"?
É a coruja! A coruja é considerada o símbolo da sabedoria por possuir uma alta capacidade de ver no escuro, como se ela conseguisse ver o que os outros não vêem.
A coruja tem a capacidade de ver uma quantidade de luz 100 vezes a mais que o ser humano. Ela também tem uma ótima audição. A disposição de seus olhos permite uma ótima percepção do relevo e da distância.
A coruja é capaz de piscar um olho e também girar a cabeça até três quartos da rotação total, para poder enxergar as coisas que estão ao seu lado. Assim como muitas aves, são animais muito fiéis ficando juntos até o fim da vida.
A coruja alimenta-se de pequenos roedores, répteis, anfíbios, insetos, pequenos pássaros, escorpiões etc.


Sabia que kiwi não é só uma fruta?
É isso mesmo, amiguinho. Existe uma ave que vive na Nova Zelândia que também se chama Kiwi. Esta ave é o símbolo do país e os habitantes de lá também se auto-intitulam como povo Kiwi. Esta ave é muito interessante e provavelmente tenha sido uma das primeiras aves do mundo!
A fruta kiwi ganhou este nome em homenagem a esta ave, pois a casca desta fruta tem um aspecto muito parecido com a pelagem do kiwi. Hoje em dia, ela encontra-se em extinção e a Nova Zelândia luta para preservar vivo esse símbolo da nação.

3-Répteis
O que são répteis?

Os répteis evoluíram dos anfíbios a cerca de 340 milhões de anos. A pele dos répteis é seca e se apresenta coberta por escamas, cascos ou placas córneas, e em algumas espécies há ainda grossos espinhos.
Os répteis se alimentam de insetos, frutos, ovos e pequenos vertebrados. Eles são na maioria predadores. Sua respiração é pulmonar. E a grande maioria enterra seus ovos para se reproduzir.
Alguns exemplos de répteis: crocodilos, jacarés, cágados, tartarugas, lagartos, cobras, etc.

Minhoca é um réptil?
A minhoca não é um réptil. A minhoca é um animal invertebrado, ou seja, não possui ossos, nem coluna vertebral. Já os répteis pertencem ao grupo dos vertebrados, pois têm ossos e coluna vertebral. Essa é a principal diferença entre a minhoca e os répteis.
Além disso, a respiração dos répteis é pulmonar, ou seja, eles respiram como nós, por pulmões. Já a minhoca tem a respiração cutânea, isto é, respiram pela pele.
A minhoca é um Anelídeo, pois tem o corpo formado por vários anéis ou segmentos. Ela é muito importante para a agricultura, pois oxigena o solo ao escavar grandes galerias subterrâneas.
Outro dado interessante é que as minhocas não têm sexo. Não existe macho e fêmea. Elas também possuem a capacidade de regeneração. Ou seja, se você dividir a minhoca em duas partes, cada uma delas dará origem a uma minhoca.
A criação de minhoca chama-se "minhocultura". Ela é criada, especialmente para ser usada como isca de pesca e para produzir o humus, terra muito fértil.



4-Peixes

Sabia que todo peixe vive na água, mas nem tudo que vive na água é peixe?

Que confusão, né? Mas é isso mesmo, amiguinho, os peixes podem viver na água graças à estrutura de seu corpo. Eles têm nadadeiras, corpo alongado, respiram por brânquias e não por pulmões, como nós, e a maioria deles tem o corpo coberto por escamas.
Existem mais de 25 mil espécies de peixes diferentes em todo o mundo. Mas, como eu já disse, existem muitos animais que também vivem na água, mas não são peixes, por exemplo, a baleia e o golfinho que são mamíferos e o camarão que é um crustáceo.
Confira algumas curiosidades sobre o mundo dos peixes:


Você acredita que existe peixe venenoso?

Pois existe, sim. Alguns peixes, como o Baiacu, por exemplo, tem por natureza veneno dentro de seu corpo, e ao serem ingeridos podem matar o seu predador.
Embora alguns baiacus tenham veneno em seu corpo ele não chega a matar o homem, mas pode causar uma forte dor.

Os dentes do tubarão não param de crescer!

Os dentes dos temíveis tubarões não param nunca de crescer. Um tubarão cinza pode produzir mais de 20 mil dentes, por este motivo, muita gente em todo o mundo coleciona dentes de tubarões.
Os tubarões são peixes cartilaginosos, por isso possuem esqueleto flexível, eles não param nunca de nadar. Seus sentidos são tão desenvolvidos, que ele é capaz de perceber uma gota de sangue a 30 metros de distância.
Eles precisam ficar em movimento constante para poder respirar, por isso, os tubarões não dormem nunca, eles nadam a vida inteira e não param nem para tirar um soneca rápida.

Existe mesmo um peixe elétrico?

Existe sim, amiguinho. A enguia elétrica, também conhecida como poraquê, pode ter uma descarga elétrica de até 600 V. Com essa energia, daria para ligar uma televisão.
Ela utiliza essa descarga elétrica para atacar ou para se defender. A enguia vive nos rios do Brasil, Colômbia, Venezuela e Peru.
Sua descarga elétrica é tão forte, que pode até matar um ser humano. Mesmo a 1 metro de distância, é possível levar um choque dentro d'água.
Adivinhe qual é o maior peixe do mundo?

Se você falou "tubarão baleia", você acertou! Ele pode medir até 16 metros de comprimento e pesar até 13 toneladas!!! Puxa, ele é mesmo muito grande, hein? O tubarão baleia é temido pelo seu tamanho, mas é inofensivo. Ele se alimenta de planctons, microorganismo que vivem na água. Às vezes de outros tubarões.
São mansos, amistosos e dóceis como um golfinho, o tubarão baleia permite até que mergulhadores passeiem agarrados em suas nadadeiras. Já o maior peixe de água doce encontra-se no Brasil, é o O pirarucu, da Amazônia, chegando a medir mais de 2 metros e a pesar mais de 100 quilos. O título de menor peixe do mundo fica com o Pandanka pygmanga, que vive nas Filipinas, um adulto mede apenas 1 cm.

Conheça algumas espécies de tubarão:

Tubarão branco - É o tubarão mais temido, por seu tamanho e bravura, o único com a capacidade de atacar botes inflamáveis. Ele tem uma força extremamente grande na sua dentada, o suficiente para perfurar uma chapa de metal. Fica entre os quatro maiores tubarões do mundo, e se alimenta principalmente de peixes, moluscos e crustáceos. O Tubarão Branco é o tubarão mais raro de se encontrar. Ele também é considerado mais velho que os dinossauros.
Tubarão Gália Branca - O Tubarão Gália Branca não é um tubarão agressivo. Eles se alimentam à noite de pequenos peixes , lagostas e caranguejos. Eles são identificados por manchas brancas na ponta de suas nadadeiras.
Tubarão Gália Preta - É um dos tubarões mais agressivos, mas não chega a crescer muito. Ele vem em grupos de grande quantidade para as praias a procura de alimento. Eles são identificados por manchas pretas na ponta de suas nadadeiras.
Tubarão Leopardo - É todo listrado, é considerado o tubarão mais brincalhão. Os menores são tão pequenos que cabem na nossa mão. Eles não crescem muito e se alimentam de peixes, moluscos e crustáceos.
Tubarão Martelo - Sua cabeça é bem diferente da cabeça dos outros tubarões. O Tubarão Martelo é um dos tubarões considerados perigosos ao homem, pois come mamíferos.

Você acha que os peixes dormem realmente?

Na verdade, os peixes não dormem. Pelo menos, não como nós imaginamos. Os peixes alteram períodos em que estão de vigília e períodos que estão em repouso.
No período de repouso, eles ficam parados no mesmo lugar e com movimentos bem lentos para manter o equilíbrio. Ou seja, eles não dormem como nós, na cama, de olhinhos fechados, em baixo das cobertas, sonhando...
Essa conversa de ficar a vida inteira sem dormir está me dando um sono. ZZZZZzzzzzzz.....


5-Anfíbios

Sabe o que significa a palavra "anfíbio"?
O termo anfíbio vem do grego e significa "aquele que tem vida dupla",isso porque os anfíbios passam por duas fases na vida, uma fase larval e outra adulta. Eles existem há 350 milhões de anos e foram os primeiros a apresentar musculatura para se sustentar fora d'água.
A grande parte das espécies apresenta uma fase larval aquática (o girino) respirando por brânquias. Gradualmente, inicia-se a metamorfose, as patas começam a se desenvolver e ele começa a ganhar a forma que terá quando for adulto. A respiração torna-se pulmonar e/ou cutânea (pela pele) e eles podem viver em terra firme.
Os anfíbios são animais de pele fina e úmida e não apresentam pêlos ou escamas. Por isso, a maioria das espécies fica restrita a viver em ambientes aquáticos e úmidos. Para se defender, os anfíbios possuem glândulas que produzem substâncias tóxicas. Algumas mais, outras menos tóxicas, que podem ocasionar acidentes ao homem caso essas substâncias entrem em contato direto com nossas mucosas ou sangue.
Os anfíbios alimentam-se de minhocas, insetos, aranhas, e de outros vertebrados como anfíbios e pequenos mamíferos. Alguns exemplos de anfíbios: sapo, rã, salamandra, perereca e cecília ou cobra-cega.


Os filhotinhos do sapo se chamam girino, os da perereca e das rãs também?
Esta pergunta é muito boa! Na verdade, girino é o nome especial que os filhinhos dos "anuros" recebem quando são larvas. Portanto, todo anuro, seja sapo, perereca ou rã, passa por esta fase de girino.
Os girinos não possuem dentes e alimentam-se de outros girinos ou de partículas que encontram na água. Eles vivem em água parada, riachos, lagos até que se inicie o processo da metamorfose, onde ele atingirá a forma de um "sapinho miniatura", a partir daí, ele já pode viver em ambiente terrestre. Esta fase de girino pode durar de dias até meses.

Preservação

Apesar de existir uma lei que proteja os animais e seus direitos, nem todos respeitam essa lei. Aqui na cidade vemos um monte de gatos e cachorros abandonados na rua, no campo cavalos e bois trabalham até ficaram exaustos. O problema mais grave é na floresta, lá o tráfico e a caça de animais exóticos por causa de suas penas, peles e carne está levando muitas espécies a extinção. Alguns exemplos de animais caçados sem fiscalização que estão em extinção são: as baleias, as onças, os jacarés e as araras.
Extraído do maravilhoso site www.smartkids.com.br

Um comentário:

Duda Batista disse...

Muito legal,é interessante saber mais sobre os animais,
obrigada pelas informações.