quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Jogos para se conhecer


O primeiro dia é o melhor momento para você preparar e entrosar sua turma para as tarefas do ano
Luciana Zenti
Ilustração: Daisy Sartari


Voltar às aulas é uma festa, sinônimo de incerteza em relação ao futuro e alegria por conhecer os colegas e rever velhos amigos. Um sentimento comum a estudantes e professores. Assim como o Lilico do conto, seus alunos vão se tornar um grupo ao trabalhar juntos, desenvolver a confiança mútua e resolver os conflitos de forma construtiva.
Segundo Lucia Maria Vinci de Moraes, orientadora educacional da Escola Móbile e uma das responsáveis pelo curso de Magistério da Escola Vera Cruz, ambas em São Paulo, a atitude do professor é determinante no desenvolvimento do grupo. "Ela define se o clima na sala de aula é de aceitação ou discriminação", diz. "O primeiro dia, assim, deve ter o caráter de celebração, pois é o começo de um capítulo na vida de todos." Leia a seguir algumas sugestões de Lucia para que você e seus alunos comecem a se conhecer.

Aquecimento – O ideal é fazer essa atividade no pátio. Todos participam de um "pega-pega corrente". O professor começa o jogo como pegador, dizendo seu nome e algo de que gosta. Pega um aluno, que deve fazer a mesma apresentação antes de correr atrás de um colega. Um a um, os "capturados" vão formando uma corrente, de mãos dadas. Ao final, forme um círculo e pergunte se todos aprenderam o nome dos colegas, se já é possível saber um pouco de cada um e como a turma se sentiu.

Círculos Duplos – Ainda no pátio, divida a classe em dois grandes grupos, numerando os alunos em 1 ou 2. Os de número 1 ficam dentro de um círculo e os de número 2, do lado de fora. Forme pares com um estudante de dentro e outro de fora, colocados frente a frente. Se o número de participantes for ímpar, entre na atividade. Comece fazendo perguntas sobre gostos e interesses de cada um. Você sabe o nome de seu par? Se o aluno não souber, deve perguntar. Qual seu programa de TV favorito? Qual sua comida predileta? Que lugar gostaria de conhecer? Qual o animal preferido? A cada resposta, o grupo que está fora do círculo "roda" para o colega ao lado. No final, converse sobre as sensações ao executar a tarefa.

Leitura – Em seguida, peça que os alunos leiam, em círculo, o conto Uma Lição Inesperada, que inspira essas atividades. Terminada a leitura, estimule a turma a fazer comentários, contando seus sentimentos nesse primeiro dia de aula. Aproveite para contar como você se sente.

Painel – Por último, coloque uma grande folha de papel ou cartolina no centro do círculo. Nela, cada aluno deve escrever seu nome.. Estimule a garotada a lembrar o que cada um conhece dos colegas, para escrever um comentário ao lado do nome (e com a assinatura de quem está escrevendo). A atividade termina quando todo o painel estiver preenchido.

Nenhum comentário: