sábado, 7 de fevereiro de 2009

Pequenos projetos de Leitura (continuação)


SUGESTÃO Nº.6

LEIA SEMPRE PRA SEUS ALUNOS:

ANTES DE LER
Mostre a capa do livro à criança para que ela tente adivinhar o seu conteúdo.
Converse acerca do autor e ilustrador.
Fale sobre o tipo de texto que vão ouvir (poesia, história, lenda, fábula, etc.)
Faça com que haja uma intencionalidade para as crianças ouvirem a história.
Fale sobre a apresentação do texto que acompanha a imagem.
DURANTE A LEITURA:
Encoraje as crianças para comentarem a história enquanto ouvem.
Ajude as crianças a perceberem a linguagem escrita da história.
Faça perguntas ocasionalmente para testar a compreensão da história.
Sublinhe com o dedo as frases do texto enquanto se lê.
Nos momentos chave, pergunte às crianças o que vai acontecer a seguir.
Permita que a criança dê a sua interpretação pessoal da história.
DEPOIS DA LEITURA
Reveja os momentos principais da história.
Ajude as crianças a estabelecerem ligações entre a história e as suas vivências pessoais.
Arranje situações para pôr a criança a pensar sobre o texto.
Reconte a história alterando elementos da história (personagens, locais, etc.).
SUGESTÃO Nº.7
LEITURA COMPARTILHADA
A "leitura compartilhada", ao meu ver, é fundamental pois oferece aos alunos modelos de textos bem escritos, amplia o vocabulário e dá bases sólidas para que ele escreva seus próprios textos com maior autonomia, com coesão, coerência, criatividade e sequência.
Todos os dias, ao entrar na sala de aula, a primeira atividade é a leitura compartilhada. Leia diferentes gêneros e sempre exponha aos ses aluno o portador deles.
Quando os alunos se sentem mais à vontade eles mesmos trazem os textos e os lêem para a turma. Também é importante haver na sala um cantinho de leitura. Não precisa ser um local muito elaborado, o principal é expor o acervo escolar (pode ser livros da escola, do professor ou mesmo dos alunos).
Assim, a criança pode manusear livremente os livros, escolher o que lhe chama a atenção...
Dependendo de sua criatividade e, principalmente, boa vontade, você conseguirá excelentes resultados. Se quer alunos leitores, precisa dar o exemplo. É bom que o professor mostre aos alunos que tem prazer em ler, deixe que os alunos vejam os livros, jornais e revistas que ele costuma ler.
Procure incentivar a leitura. Pegue um livro, mostre a capa e faça com que as crianças imaginem o texto observando as "dicas" da capa. Leia com diferente entonação de voz, faça suspense, peça que tentem descobrir o que vai acontecer. Crie e recrie formas de ler, inove, transforme, analise os resultados, observe as preferências de cada um ou do grupo, deixe que indiquem leituras aos demais, leve-os a discutir sobre a história, a criatividade do autor e do ilustrador.
Projeto Histórias Infantis
- Objetivos:
•Conhecer diversas Histórias infantis;
•Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
•Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo;
•Desenvolver habilidades sociais;
•Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
•Enriquecer e ampliar o vocabulário;
•Intervir, posicionar, julgar e modificar subvenções sociais;
•Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
•Criar atitudes desejáveis;
•Permitir a livre expressão.
- Formulação dos Problemas:
•Quais são as leituras que vocês preferem: gibis, livros de histórias, histórias em quadrinhos, poemas, etc.?
•Vocês sabem algum história?
•Vocês lêem jornais ou revistas? Quais?
Tempo da Atividade: 36 horas (módulos de 3 horas)
Material Para as oficinas: usar material reciclado como retalhos de tecido, papéis coloridos, pratos de papelão, saquinhos de embalagens, fitas, brocal, embalagens diversas, durex colorido, tinta guache, cola colorida, lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrocor, lã, etc. Para as apresentações das histórias: vídeo, aparelho de som, livros de literatura, C.D., teatro, (apresentações feitas por turmas mais velhas, da própria escola). Para a apresentação da teia de histórias: tapete, almofadões, aparelho de som com música suave, incenso, baú ou caixa grande de papelão enfeitada com brilho, estrelas, lua. Para a avaliação: Papel, lápis, lápis de cor, giz de cera.

6 comentários:

Adiléa disse...

É muito bom a gente poder encontrar sugestões tão importantes como esta.Parabéns!

Prô Rirela disse...

Que bom que são úteis!

Karla Brasil disse...

Valeu ein, adorei, aliás adoro seu projeto é um dos blogs que sigo e fico de olho nas atualizações!

Adiléa disse...

Tem um selinho pra vc. Passe no meu blog para pegar. Abraços

Eliane disse...

Olá, hoje foi a primeira visita ao seu blog, e amei.
Sou Coordenadora Pedagógica de uma Escola Municipal do Rio de Janeiro e estou montando um projeto de leitura e escrita que va de encontro com o projeto maior da prefeitura, que é "Rio uma cidade de leitores" e sendo tão rico o seu blog, já "colei" várias idéias.
Obrigada e continue esse trabalho maravilhoso.
Um abraço, Eliane Telles

Prô Rirela disse...

Que bom Eliane, vc não tem um blog? Com certeza deve ter muito material excelente pra compartilhar tb... Grande abraço e volte sempre!