terça-feira, 17 de março de 2009

O começo do fim da Mata Atlântica


Quando Cabral e a sua turma chegaram ao Brasil, deram de cara com uma floresta linda, com um monte de plantas e bichos que nem em sonhos os europeus imaginavam existir: era a Mata Atlântica! Naquela época, 15% do Brasil era coberto por essa mata. Nada mais, nada menos do que 1 milhão e 363 mil quilômetros quadrados, cobrindo 17 estados brasileiros, do nordeste até o sul, em uma faixa próxima ao litoral. Devia ser uma belezura, né? E era: imagina só uma floresta cheia de árvores grandonas como o jequitibá, o jacarandá, o cedro, a araucária, o mogno, orquídeas de todas as cores, bromélias de todos os tamanhos, cipós, palmeiras… e os animais? Era bicho que não acabava mais: aves, macacos, répteis, onças, roedores, insetos… a Mata Atlântica era um show de diversidade!
E o que os portugueses fizeram quando viram aquela maravilha toda? Resolveram explorar com consciência, respeitando a natureza? Que nada: de cara, eles já foram explorando o pau-brasil e devastando o que estivesse pela frente! E de lá para cá, a vida das plantas e bichos da Mata Atlântica ficou muito, mas muito difícil mesmo…
E a culpa foi do progresso...




Se, para a gente, a chegada dos portugueses significou o nascimento do povo brasileiro, para a Mata Atlântica ela foi o começo de uma longa série de maus-tratos.
Dessa primeira atividade econômica, que foi a exploração do pau-brasil, até hoje, foi nos "domínios" da Mata Atlântica que aconteceram quase todos os ciclos econômicos do Brasil. Primeiro foi o ciclo da cana-de-açúcar, que sustentou o Brasil até o final do século 18 e foi responsável pela devastação quase completa da Mata Atlântica nordestina. Depois, foi a vez da Mata Atlântica do sudeste sofrer o diabo durante o ciclo do café, que começou no século 19 e durou até 1930.
A criação de gado, as indústrias, o surgimento de grandes cidades, tudo isso aconteceu aonde? Em cima da Mata Atlântica, é claro! À medida em que o Brasil crescia, a Mata Atlântica diminuía.


Menos de 8%: foi isso que sobrou da Mata Atlântica brasileira. Ou seja, 92% dessa floresta foi para o beleléu! 92%! É muita coisa! Dos 1.363.000, sobraram mais ou menos 100 mil quilômetros quadrados! De 15% do Brasil, agora a Mata Atlântica cobre só 1%! Desse 1%, quase 90% estão no sul, sudeste e centro-oeste. Das 202 espécies de animais ameaçadas de extinção no Brasil, 171 são da Mata Atlântica! Não dá para não usar ponto de exclamação no final dessa frase: a situação da Mata Atlântica é muito triste e muito séria!
Se essa floresta (bate na madeira) desaparecer, o mundo inteiro sai perdendo…e muito. É que a Mata Atlântica é um daqueles "presentes" supervaliosos que a natureza dá para a gente: ela não só é recordista mundial em diversidade de espécies de árvores ("apenas" 20 mil espécies), como 50% das árvores de lá são endêmicas, ou seja, só existem lá e em nenhum outro lugar do planeta! Além disso, ela também abriga bacias hidrográficas importantes. Achou pouco? Então vamos começar a falar de números: lá existem 130 espécies de mamíferos, 51 delas endêmicas; 160 espécies de aves endêmicas, 143 espécies de répteis, 183 espécies de anfíbios…ufa, é de perder o fôlego!
E a hora de salvar tudo isso é agora! Tem cientistas que acreditam que se nada for feito, em 2010 a Mata Atlântica vai ter sumido completamente do mapa! Não só a floresta e os bichinhos iriam desaparecer, mas grande parte da população brasileira ficaria sem água!
Ainda bem que tem muita gente boa trabalhando para cuidar dessa floresta bonita...
Quer saber mais? Então visite o site da Fundação SOS Mata Atlântica!

Fonte: www.canalkids.com.br


Nenhum comentário: