domingo, 22 de março de 2009

Para a Apeoesp bônus faz com que docente queira sair de escola com Idesp ruim


Fernanda Calgaro
Professores que dão aulas em escolas que não alcançaram a meta de desempenho estipulada pela SEESP vão querer trabalhar em outro local para garantir bônus segundo a Apeoesp

Clipping Educacional - G1 (19.03.2009)
Isso porque a concessão do bônus está vinculada ao resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp). Funciona assim: o indicador varia numa escala de 0 a 10 e cada escola recebe uma meta de acordo com o seu perfil. Se essa meta é atingida em 100%, os professores e funcionários recebem 20% a mais do seu salário atual. Esse percentual diminui de acordo com o quanto foi atingido da meta. Os resultados do Idesp foram divulgados na quarta-feira (18) pela secretaria."Em vez de ter um caráter positivo, o índice tem um caráter punitivo e não de revisão de política educacional. Quando a secretaria pune, ela discrimina a escola e o aluno. E o professor não é bobo, ele vai sair de lá. Ele não vai querer ficar numa escola sem nenhuma condição de trabalhar _tem 20% das escolas em que não é possível trabalhar. Eles vão procurar que têm condições melhores para poder ter um índice maior e poder garantir o seu bônus", afirma Maria Izabel Noronha, presidente da entidade.'Tiro no pé'“A secretária [de Educação] vai dar um tiro no pé, porque a qualidade de ensino deve ser buscada para todos, indistintamente, então, a secretaria tem que pensar, entre outros fatores, na carreira do professor, que precisa ter incentivos. Desta forma, na minha avaliação, vai acentuar a desigualdade e não vai garantir a qualidade do ensino.” Segundo Maria Izabel, a baixa condição de trabalho e os baixos salários são uma resposta aos resultados da avaliação aplicada pela secretaria no ano passado aos professores. “A secretaria diz que muitos professores tiraram nota zero [na avaliação], mas essa é uma explicação a essa falta de incentivos.” A presidente do sindicato afirma ainda que muitas escolas com desempenho baixo, mas que alcançaram a meta, irão receber o bônus, enquanto outras com desempenho melhor, mas que não conseguiram atingir a meta, ficarão sem a bonificação.” "O grande problema dessa política de bônus é que, se se detectou que está mais frágil o problema educacional numa determina escola, é aí que tem que centrar mais esforços e dar um tempo para resolver e atingir a meta.”
Procurada, a Secretaria Estadual de Educação limitou-se a dizer, por meio de sua assessoria de imprensa, que informará como o bônus será pago e esclarecerá demais dúvidas somente na semana que vem. A previsão é que professores e funcionários recebam o bônus já no final deste mês. A secretaria também promete divulgar em abril o resultado dos dados que formam o indicador.
Retirado do blog Coordenadores pedagógicos blogados na rede

Nenhum comentário: