sexta-feira, 10 de abril de 2009

Assim caminha a juventude...


Uma professora do grupo Professores Solidários, colocou nesta semana um texto que gerou reflexão. É um texto sobre como os jovens de hoje fazem pesquisa. Interessou-me muito alguns comentários que posto abaixo:


"O TEXTO É LEGAL... MAS MUITO INTRIGANTE...ESTAMOS LIDANDO COM A EDUCAÇÃO DO BRASIL...É NECESSARIO QUE OS NOSSOS ALUNOS TENHAM CENSO CRITICO, QUE QUESTIONEM, QUE SEJAM CRIATIVOS... QUE PESQUISEM SIM NA INTERNET, AFINAL SOMOS UM GRUPO LIGADO POR ESSA GRANDE REDE... MAS QUE ELES SAIBAM O QUE ESTAO PESQUISANDO, QUE SEJAM DIRECIONADOS POR NOS PROFESSORES... ESTE TEXTO É INTERESSANTE PARA SER DISCUTIDOS EM UM HTP, REUNIAO DE PROFESSORES, REUNIAO COM A PARTE ADMINISTRATIVA DA ESCOLA... SE SONHAMOS COM UM FUTURO MELHOR, DEVE INICIAR COM OS NOSSOS ALUNOS... DEVE INICIAR COM OS PROFESSORES QUE SE PREOCUPAM COM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, DEVE INICIAR CONOSCO...[ ]...ESTE TEXTO ME FEZ PENSAR NA IMPORTANCIA DO PROFESSOR COM AS ALUNOS... (D.C.)


"Sua reflexão é sim pertinente e abre margem a uma longa e rica discussão. Quando solicitamos que nossos alunos façam uma pesquisa devemos sim direcioná-los, dizer o que gostaríamos que procurassem e principalmente usar a pesquisa para uma roda de discussão onde cada um poderá dar sua contribuição. Vemos muitos propfessores darem pesquisas para os alunos, olharem o início e o fim do texto e "dar" a nota. Se o aluno colocar qualquer besteira no meio do texto com certeza passará despercebido po esse tipo de professor. A pesquisa pela esquisa não leva a muita coisa, é necessário socializar o que cada um conseguiu, levantar uma discussão sobre o tema, usar o texto que o aluno trouxe para o crescimento de todos. Pesquisa pela pesquisa ao meu ver não gera conhecimento [...] ." (S.R.U.)


Pois é gente, concordo com ambas, é um texto que vale a pena ser visto não como engraçado, mas sim como preocupante pois reflete a nossa realidade. Eis o texto para que cada um tire suas próprias conclusões:


E assim caminha a humanidade......................................................
COMO OS ALUNOS FAZEM PESQUISA HOJE.

: E aí?

Dado: Firmeza. E aí?

: Show de bola. Fez o homework?

Dado: Que homework?

: O que a profe pediu.

Dado: Putz, caraca! A de história, né?

: Só.

Dado: Que saco, esqueci! Qual que era a bagaça mesmo?

: Espera que eu vou ver...........
Dado: Achou?

: Espera, pô! Ah, tá aqui: "Diga porque o dia 31 de março mudou a história do nosso país".

Dado: Tem idéia?

: Nadica.

Dado: Então a gente se fala tipo daqui a pouco. Bj.

: Bj.

(Meia hora depois.)

: E aí, foi no Google?

Dado: Fui. E vc?

: Total.

Dado: Matou a charada?

: Matei.

Dado: Então fala aí, gata, por que o 31 de março mudou a história do nosso país?

: Se liga: no dia 31 de março de 1889 a Torre Eiffel foi dedicada à cidade de Paris.

Dado: Bizarro. Mas o que isso tem a ver tipo com o Brasil?

: Ah, sei lá! Antes não tinha a torre, entendeu? Aí os brasileiros não entravam numas de ir pra fora, conhecer o mundo. Fez a torre, aí abriu pra ir, visitar e os caras começaram a viajar. Por isso que tem tanto brazuca lá fora, tá ligado?

Dado: Louco.

: Você achou algum treco?

Dado: Uma pá de coisa!

: Fala uma.

Dado: Tipo, eu achei que nesse dia, em 1492, uns reis lá expulsaram os judeus da Espanha.

: E aí? Onde que o Brasil entra nessa?

Dado: É que aí os judeus tiveram que ir pra Alemanha, o Hitler caiu em cima dos caras e eles vieram pra cá.

: Pra Higienópolis?

Dado: Tudo a ver.

: Sabe, cara, tô achando que pode ser outra coisa.

Dado: Tipo o quê?

: É que eu também achei isso, ó: no dia 31 de março de 1900 saiu o primeiro anúncio de carro da história. Era uma firma da Filadélfia, meu, e eles publicaram o anúncio num jornal que chamava Saturday Evening Post. Vai ver é isso, porque aí os brasileiros acharam o anúncio o maior chique, começaram a comprar carro e acabou dando esses congestionamentos.

Dado: Sei não, nada a ver... Eu estou numa de que é uma coisa mais... sabe?, um troço mais zoado.

: Mas, meu!, o quê?

Dado: Sei lá, um treco tipo guerra, entende?

: Nadica.

Dado: Eu li num lugar aí que teve uma revolução aqui.

: Aqui? No bairro? Xi, agora só vou sair na rua de capacete.

Dado: Pô, gata, é sério!

: Rs, rs, rs, rs.

Dado: Olha só: parece que teve uma revolução mesmo, tipo um negócio com general.

: Se liga, vc acha que teve guerra aqui?

Dado: Pô, de repente teve, sei lá...

: Com esse negócio de espião, granada, metralhadora ? Você pirou ! Daqui a pouco vc vai dizer que torturaram neguinho no Brasil.

Dado: Pode ser. Que nem fizeram no Iraque. Eu vi no YouTube.

: Ai, meu, sei lá... pra mim isso é viagem sua.

Dado: Pô, a gente fica com o que, então?

: Paris, meu. Relaxa que é aquele lance da Torre Eiffel.

Dado: Tá bom, vou na sua. Me atacha a sua pesquisa que eu colo no arquivo.

: Tá indo... Tá indo... Foi.

Dado: Valeu. Agora eu vou jogar umas duas horas de Mortal Annihilation.

: E eu vou dar um rolê no Shopping. Blz?

Dado: Blz.

Nenhum comentário: