sábado, 11 de abril de 2009

Dia Mundial do Meio Ambiente

Jean Galvão


De olho na natureza Saiba o que é o Dia Mundial do Meio Ambiente e descubra porque essa data é tão importante
Revista Recreio 05/2008 Texto: Maria Carolina Cristinini

Você toma banho, viaja, compra coisas, come, vai à escola e faz as mesmas coisas que quase todo mundo faz. E a gente pode não perceber, mas todas essas ações causam impacto na natureza.
Faz pouco tempo que a humanidade começou a se preocupar com isso. Antigamente as pessoas não tinham consciência de que suas ações afetavam a vida de outros seres. E a população era bem menor e o modo de vida era muito diferente.
Assim, usar madeira de uma árvore para fazer só uma casa não seria um problema. Mas, para erguer uma cidade, uma floresta inteira poderia ser destruída, mudando a vida de muitos seres. Além disso, com uma população maior há mais interferência no ambiente para ter mais plantações, ruas, indústrias e fontes de energia.
Graças aos avanços da ciência, pouco a pouco o homem foi percebendo que causava desequilíbrio no ambiente e descobrindo quanto isso era grave. Preocupado, em 1866, o alemão Ernst Haeckel criou um termo para definir uma ciência que estava surgindo: a ecologia, que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente.
Mas foi só no século 20 que o assunto passou a ser mais discutido. Em 5 de junho de 1972, foi realizada a primeira Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, para destacar a importância de proteger a natureza e melhorar as condições de vida no planeta. A data foi escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.
Hoje todos sabem que é importante preservar a natureza e a data serve para lembrar que devemos pensar sobre o problema.
Pensando no futuroA cada ano nascem 77 milhões de pessoas.É mais gente consumindo produtos e recursos naturais. Aí, as indústrias produzem mais, e muitas poluem o ar, as águas e o solo.
Lixo, contaminação dos mares e poluição do ar e do solo não são ruins só para os humanos. Se outros seres vivos ficam sem alimento ou casa, podem desaparecer, piorando o desequilíbrio ecológico.
Além de tentar recuperar o que foi destruído, temos de encontrar soluções para que as pessoas vivam bem sem prejudicar a natureza. Hoje há cerca de 6,5 bilhões de pessoas na Terra. Calcula-se que, em 2050, sejam mais de 9 bilhões. Se toda essa turma ajudar, a Terra poderá se tornar um lugar melhor para os habitantes de todas as espécies.

CONFIRA DICAS DO QUE VOCÊ PODE FAZER PELO PLANETA:
- Use os dois lados da folha de papel. Aproveitar o que temos é um jeito de preservar recursos naturais.
- Não desperdice água ou energia elétrica. Sugira a seus pais que usem menos o carro.
- Recicle papéis, latas, vidros e plásticos.
- Faça campanhas na escola e em sua rua para conscientizar outras pessoas.


VOCÊ SABIA QUE…
- O turismo ecológico ajuda a preservar o ambiente? Nesse tipo de viagem, o turista conhece melhor a natureza e aprende a respeitá-la.
- Cada habitante da Terra produz cerca de 5 quilos de lixo por dia?
- Existem crimes contra o meio ambiente? A poluição, a destruição de áreas de preservação e ações que prejudicam diretamente animais e plantas são alguns desses crimes.
- Já foram destruídos cerca de 700 mil quilômetros da floresta Amazônica? Nessa área, caberiam os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
- A destruição das matas e a poluição do ar alteram o clima do planeta?
- Metade dos rios do mundo já está poluída?

Nenhum comentário: