quarta-feira, 1 de abril de 2009

ECOLOGIA


Ecologia não é palavra complicada. Quer dizer, em grego: "estudo da casa". Não só da nossa casa, onde moramos, mas a "casa de todos": o mundo. Porque todos vivemos dependendo uns dos outros.
Assim, Ecologia quer dizer: estudo do mundo. Por que estudo do mundo? Como anda o mundo, como ele se formou e como está se comportando, nos dias atuais.
Porque tudo o que fazemos ou aquilo com que mexemos tem de ser estudado, pesquisado, e por fim respeitado.
Ecologia estuda, ainda, tudo que acontece com o clima dos países, produção, trabalho, moradia, qualidade de vida etc. A ecologia quer que o mundo seja consertado, para que não se derrubem as florestas, não se acabem os animais, os pássaros, as baleias... Não se deve desmatar, as árvores ajudam a limpar o ar, tirando gases que estão circulando devido à veículos (automóveis, caminhões, tratores, aviões) e indústrias.
Os animais vivem, geralmente, dentro da mata, onde se acham quantidades apreciáveis de árvores de todos os tipos, além de vegetação rasteira, flores, gramas, capins. Qualquer animal deve ser preservado, deve viver em seu próprio lar, que é a floresta.
Apanhar animais ou pássaros, para mantê-los em jaulas e gaiolas é um grande ato de maldade; existem animais criados em cativeiro que já não podem viver em liberdade. Se fossem todos libertados, morreriam de fome, pois já não sabem procurar comida.
Com o aumento da população, novos inventos foram aparecendo. A pequena produção teve de sofrer modificações, para atender o consumo. A geladeira é um desses inventos atrapalhados, pois os gases utilizados em seu equipamento (clorofluorcarbono) é que estão destruindo a camada de ozônio do planeta.
O que precisamos é pensar seriamente nas coisas que estamos fazendo; se elas estão de fato sendo úteis para a humanidade, ou estamos apenas juntando mais lixo sobre a terra, perturbando a cabeça dos povos, ou destruindo as bases de nossa civilização.
Para ver a lista dos animais em extinção, acesse www.saudeanimal.com.br/extincao.htm

CURIOSIDADES
-Todo produto químico acaba indo para os rios e acaba envenenando os rios, matando os peixes e estragando a água, que é bebida por homens e animais.
-Não se pode plantar de qualquer maneira, existe estudo para cuidar do solo.
-Os inseticidas podem envenenar o ambiente, ou seja, o ar que nós respiramos e causar muitas doenças.
-Você sabia que a gralha azul planta os pinheiros? Ela transporta o pinhão no bico e o deixa em qualquer lugar, fazendo, assim, o plantio.
-Quando as abelhas procuram flores de cereais plantadas, para fazer a polinização, acabam ingerindo inseticida e morrem.
-Não se deve desmatar, pois isso implica em mexer no clima e no solo.
-As cidades com poucas árvores ficam muito quentes e as chuvas caem de forma desorganizada, causando inundações, que destroem casas e matam pessoas.








Nenhum comentário: