terça-feira, 12 de maio de 2009

10 DICAS PARA PINTURA FACIAL

Dicas práticas para pintura facial e corporal

Dica 1: Valorize sua pintura
Os materiais de maquiagem e pintura facial podem ser caros, mas rendem bem e você consegue pintar diversas crianças em festas e eventos. Não deixe seu material disperso, onde as pessoas possam pegar, brincar ou usar por eles mesmos. A má-utilização pode contaminar seus produtos.

Dica 2: Use a esponja, nem sempre o pincel
Para cobrir uma área grande ou colocar uma base de cor, aplique a tinta com a esponja em vez do pincel, ela será mais rápida e suave. Use uma esponja independente para cada cor, assim você elimina a necessidade de lavá-la durante cada aplicação (o mesmo se aplica aos pincéis).

Dica 3: Seja paciente e aplique camadas leves
Deixe a primeira camada de cor secar antes de aplicar a segunda. Se este procedimento não for seguido, as cores se misturam e, provavelmente, você terá de limpar e começar novamente. Além disso, ao invés de aplicar uma espessa camada de tinta, que pode “craquelar”, passe uma camada fina e deixe secar antes de aplicar uma outra camada.

Dica 4: Visualize a pintura completa
Saiba o que irá pintar antes de começar, não vá criando durante a pintura. Crianças são conhecidas pela falta de paciência e não serão capazes de permanecer sentadas enquanto você ainda pensa o que pode fazer. Tenha um desenho fixado em sua mente, pois poderá ir adicionando toques especiais quando estiver pintando.

Dica 5: Efeitos especiais
A tinta que você usa pode funcionar como uma “base de cola” para criar narizes machucados ou grandes sobrancelhas. Para isso, umedeça um pouco de algodão e coloque no rosto, cubra com um pedaço de tecido ou gaze e depois, aplique a tinta. Espalhe pó de arroz ou farinha de trigo para criar verrugas, em seguida, cubra com um pouco de tecido ou gaze e complete a pintura. Os efeitos fantasmagóricos podem ser obtidos com o uso de pó ou pancake, aplicados após a pintura.

Dica 6: Use estêncil
Se você não se sente confiante para pintar à mão livre ou está com pouco tempo, por que não usar desenhos prontos ou um estêncil? Você pode optar por estrelas, corações, flores e outros desenhos que caibam numa bochecha. Tenha sempre a mão diferentes modelos e várias opções de tamanho para atender aos diversos pedidos de pintura.

Dica 7: Tatuagens temporárias
Mais rápidas do que o estêncil são as tatuagens temporárias, mas algumas pessoas podem ser alérgicas. Fique atento também aos produtos usados para que não sejam difíceis de remover. Para um rápido efeito brilhante, use glitter em pó (próprio para o uso cosmético), porém, cuidado no manuseio para que o material não se espalhe.

Dica 8: Tome uma decisão
Se você tem uma fila de crianças aguardando pela pintura, pergunte para o próximo da fila o que gostaria de pintar, enquanto espera pelo término da pintura atual. Dessa forma, eles terão um pouco de tempo para decidir e você não perde tempo. Sugira alguns desenhos para tentar limitar a escolha entre aqueles que você tem mais facilidade. Crie uma pasta com sugestões para as crianças, isso facilita a decisão delas. Inclua nesta lista de idéias coisas simples como corações, flores, carros e balões, pois muitas crianças adoram.

Dica 9: Espelho, espelho meu. Quem é mais bonito do que eu?
Lembre-se de ter um espelho sempre a mão para que as pessoas possam ver o resultado da pintura. Também leve almofadas para as crianças se sentarem, evitando que você tenha que se curvar por muito tempo. Assim, você se livra de dores nas costas.

Dica 10: Estoque de lenços umedecidos
Você provavelmente vai usar mais lenços umedecidos ou papel absorvente do que imagina para limpar as mãos, pincéis e outros materiais, por isso mantenha um estoque destes produtos. Os lenços umedecidos, usados em bebês, facilitam a correção de erros e a remoção de pinturas. Você pode ter certeza de que eles são seguros para a pele. A pintura facial pode ser trabalhosa, mas é divertida!




10 DICAS DE SEGURANÇA

Dicas de segurança e higiene para pintura facial

A pintura facial é uma atividade divertida e pode ser um negócio muito gratificante. Para algumas pessoas, trata-se de um hobby; para outros, é uma profissão, que pode ser exercida em festas e eventos. Não importa que tipo de pintor você é, há alguns aspectos de segurança que é preciso por em prática enquanto estiver trabalhando.

Dica 1: Uso adequado de tintas
O “não tóxico” não significa “seguro para a pele”. As tintas acrílicas artesanais não são destinadas a ser usadas sobre a pele, como guaches, tintas para pintura em tecido e outras superfícies, canetas marcadoras e lápis aquarela. Muitas pessoas são alérgicas a produtos não aprovados por órgãos reguladores, como ANVISA, FDA e INMETRO, que podem conter produtos químicos e corantes prejudiciais à pele, como o níquel. Atenção também com as canetas marcadoras, elas não saem facilmente da pele, podendo levar dias para que a mancha seja removida. O “lavável”, descrito no rótulo de alguns produtos, pode estar relacionado ao uso sobre tecido e outras superfície. Para a pintura facial e corporal, use apenas produtos próprios para a pele.

Dica 2: Verifique o glitter
Fique atento à matéria-prima do pó brilhante glitter, ela pode ser inadequada para o uso sobre a pele. O único seguro para utilização cosmética é o feito a partir de poliéster, com a gramatura 008 ou menor. Esta é a medida recomendada pelos órgãos reguladores, que classificam como “tamanho de cosméticos” e próprios para um uso seguro sobre a pele.

Dica 3: Limpe pincéis e esponjas
O álcool não é um componente eficaz para limpar pincéis e esponjas, ele pode promover o crescimento de bactéria se usado em pequenas quantidades. Qualquer vestígio de álcool sobre o pincel ou a esponja, pode causar irritação em partes mais sensíveis da pele, como a região dos olhos.

Dica 4: Problemas de saúde
Não pinte alguém que tem uma doença contagiosa ou que tenha feridas abertas ou machucados. Mesmo a acne (espinhas) deve ser evitada uma vez que a necessidade de esfregar a pele para a retirada da pintura também pode causar irritação à pele sensibilizada. Nestes casos, sugira pintar outra região, como o braço ou a mão, ou ainda ofereça um adesivo autocolante.

Dica 5: Lave as mãos
Entre cada cliente, lave as mãos, usando lenços umedecidos ou recorrendo a uma torneira. Isto ajuda a evitar contaminações por bactérias.

Dica 6: Conforto para as crianças
Verifique se a cadeira está limpa e confortável para receber cada um de seus pequenos clientes.

Dica 7: Garanta seu conforto
Tenha sempre uma cadeira confortável para você, se for pintar sentado. Caso trabalhe de pé, use sapatos adequados. Ficar em uma posição desconfortável por horas, pode causar danos ao seu corpo a longo prazo. A pintura facial é uma atividade que pode facilmente causar lesões e estresse.

Dica 8: Evite lesões e estresse
Organize o seu espaço de trabalho para minimizar a quantidade de movimentos repetitivos, alongamentos e torções. Para evitar lesões e estresse, procure se alongar ou dar uma pausa após algumas pinturas.

Dica 9: Cuide de você
Durante o trabalho, tome bastante liquido e coma pelo menos um lanche a cada três horas. Você não quer desmaiar de cansaço ou fome, certo?

Dica 10: Pense em segurança
Use sempre produtos adequados à pintura facial. Verifique sua procedência e as certificações juntos aos órgãos reguladores. No Brasil, são indicados aqueles que têm autorização e registro na ANVISA e INMETRO.

Por Rosi Dias
Professora de pintura facial
Tel.: (11) 2982-3935 /9599-5057 /9830-9916
E-mail: amorflordelis@gmail.com

Fonte: Pesquisas na Internet e vivências pessoais










7 comentários:

Tatá disse...

muitíssimo obrigada, salvou meu trabalho!!! XPº

Ana_banana24horassplish disse...

Gostei da parte 'coma pelo menos um lanche a cada três horas. Você não quer desmaiar de cansaço ou fome, certo?' Eu nunca comi em festas, as pessoas que servem acham que 'a tia da pintura' não é humana... mas depois dessa, vou tomar vergonha na cara e ir até a cozinha.

Pinto Zulo disse...

GOSTEI MUITO DAS DICAS, ACREDITO IMENSO QUE ELAS IRÃO AJUDAR-ME, A MELHORAR O MEU TRABALHO!

Flávinha Kekita =^.^= disse...

Otimas dicas... A Rosi Dias manda muito, parabéns por saber e passar o seu conhecimento para todos.

Nério & Tânia disse...

Muito Valiosas informações.

Seria muito bom se tivesse como postar lista do material básico e o mais sofisticado.

Mesmo assim muito obrigado. Deus te abençoe

Rosi Dias disse...

Quem quizer mais informações sobre cursos e materiais aqui vai uma dica:Uso so tintas com certificado e registro do Anvisa ou FDA(caso sejam importadas).Pinceis uso a linha REF: 475 da Condor com numeração 0,04,06,08,10 etc... De acordo com a pintura.Uso esponja para que o trabalho fique bonito e uniforme as tintas tenho preferencia para a Pintakara da Glitter .Site das tintas:
www.pintakara.com.br
e cursos dou aulas particulares ou em grupo pelo pais inteiro.Qualquer duvida me liguem:

Rosi Dias fones: 11-2207-1849 ou 8438-5443


e-mail:amorflordelis@gmail.com

http://rosidiaspinturafacialinfantil.blogspot.com.br/

abçs a todas

Rosi Dias

Deisy Paulo disse...

Alguém pode me indicar um curso de pintura facial bom para comprar? Não sei nada e estou precisando muito. Tá bem difícil achar um curso aqui no ES.