Toda aula é uma surpresa!
Crie para este momento uma caixa-surpresa ou um saco-surpresa, que contenha figuras relacionadas à água.
Peça aos alunos que tragam de casa figuras de revistas que evidenciem a presença de água.
Diga que você também tem uma surpresa para eles. Coloque todas as figuras dentro da caixa ou do saco.
Mostre-lhes a caixa ou o saco com o material que você preparou para encantá-los.
Dê-lhes dicas instigantes sobre o uso desse material, enquanto eles vão se aquecendo para uma conversa inicial sobre o tema.
Neste momento, muitas situações já foram levantadas e lhe serão úteis: conhecer o que o aluno já sabe sobre a água.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS
Crie para este momento uma caixa-surpresa ou um saco-surpresa, que contenha figuras relacionadas à água.
Peça aos alunos que tragam de casa figuras de revistas que evidenciem a presença de água.
Diga que você também tem uma surpresa para eles. Coloque todas as figuras dentro da caixa ou do saco.
Mostre-lhes a caixa ou o saco com o material que você preparou para encantá-los.
Dê-lhes dicas instigantes sobre o uso desse material, enquanto eles vão se aquecendo para uma conversa inicial sobre o tema.
Neste momento, muitas situações já foram levantadas e lhe serão úteis: conhecer o que o aluno já sabe sobre a água.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS
1. Após mostrar-lhes as figuras, questione-os:
a) Onde podemos encontrar água em nosso planeta?
a) Onde podemos encontrar água em nosso planeta?
b) Como você acha que a água chega até as nossas casas?
c) Em quais situações do dia-a-dia você utiliza a água?
d) Os outros animais utilizam água? Para quê?
e) Os vegetais utilizam água? Para quê?
2. Liste no quadro-de-giz as respostas dos alunos. Aproveite a oportunidade para conhecer o que eles sabem sobre o assunto, como utilizam a água diariamente, qual o entendimento deles sobre a necessidade de economizar água, etc.
3. Em seguida, peça a eles para imitarem as situações cotidianas listadas no quadro-de-giz: beber água; tomar banho; lavar as mãos; lavar a louça e a roupa; etc.
4. Aproveite a oportunidade para evidenciar o uso adequado da água nas diversas situações, para que não falte esse recurso natural no futuro.
CONCEITOS CENTRAIS
Se pudéssemos olhar a Terra de muito longe, veríamos um planeta azul. Isso porque os oceanos cobrem a maior parte da sua superfície.
Muitas pessoas acham até que a Terra poderia ou deveria se chamar planeta Água.
Nos mares, mesmo se encontrando na fase líquida, a água é salgada e imprópria para beber, cozinhar ou para a higiene pessoal.
Outra parte da água está na fase sólida, congelada nas geleiras espalhadas pelo planeta, principalmente no Pólo Norte e no Pólo Sul.
Existe também uma boa parte de água escondida sob o solo. E outra na fase gasosa, no ar, que nem mesmo podemos observar.
Como já vimos, a água doce encontrada, principalmente, nos rios e nos lagos é indicada também para o consumo humano. Mas, cuidado: nem toda água transparente ou aparentemente limpa é apropriada para beber.
Também existe água em outros lugares: em nosso corpo, no corpo dos outros animais, nas plantas, no ar, etc.
Se pudéssemos olhar a Terra de muito longe, veríamos um planeta azul. Isso porque os oceanos cobrem a maior parte da sua superfície.
Muitas pessoas acham até que a Terra poderia ou deveria se chamar planeta Água.
Nos mares, mesmo se encontrando na fase líquida, a água é salgada e imprópria para beber, cozinhar ou para a higiene pessoal.
Outra parte da água está na fase sólida, congelada nas geleiras espalhadas pelo planeta, principalmente no Pólo Norte e no Pólo Sul.
Existe também uma boa parte de água escondida sob o solo. E outra na fase gasosa, no ar, que nem mesmo podemos observar.
Como já vimos, a água doce encontrada, principalmente, nos rios e nos lagos é indicada também para o consumo humano. Mas, cuidado: nem toda água transparente ou aparentemente limpa é apropriada para beber.
Também existe água em outros lugares: em nosso corpo, no corpo dos outros animais, nas plantas, no ar, etc.
AVALIAÇÃO
Utilize a seguinte atividade como mais um momento avaliativo com os alunos.
Pintura artística com gelo colorido
Solicite aos alunos que:
• misturem num copo com água uma única cor de tinta guache;
Utilize a seguinte atividade como mais um momento avaliativo com os alunos.
Pintura artística com gelo colorido
Solicite aos alunos que:
• misturem num copo com água uma única cor de tinta guache;
• façam 2 ou 3 copos com cores diferentes;
• armazenem a água colorida em fôrmas plásticas de fazer gelo;
• coloquem as fôrmas de água colorida em um congelador até que ela se transforme em cubos de gelo;
• sobre folhas de papel em branco, deixem 2 ou 3 cubos de gelo com cores diferentes para serem manuseados espontaneamente, de forma que, conforme derretam, deixem marcas coloridas nas folhas;
• coloquem as folhas para secar.
• exponham suas obras artísticas junto a figuras de paisagens naturais que evidenciem a presença de água.
RECURSOS
• caixa ou saco;
• caixa ou saco;
• copos com água;
• tinta guache;
• folhas de papel em branco;
• fôrmas de gelo e congelador;
• figuras de paisagens com presença de água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário