quarta-feira, 20 de maio de 2009

Desculpas e Esclarecimentos aos pais e mães de alunos, professores, professores coordenador


Prezados pais e mães de alunos, prezados professores, professores coordenadores do Ciclo I , diretores e supervisores

Clipping Educacional - Coordenação do Programa Ler e Escrever

A coordenação do Programa Ler e Escrever pede desculpas a todos pelos transtornos causados pela inclusão do livro “Dez na área, um na banheira e nenhum no gol” no acervo da 3ª série. Detectamos uma falha no processo de seleção que levou à inclusão de tal livro, cujo conteúdo é inadequado aos alunos menores de 18 anos. Determinamos a retirada imediata do livro das escolas e estamos apurando responsabilidades e procedimentos para aprimorar o processo de seleção e evitar que ocorram problemas de tal natureza.
Agradecemos aos que nos alertaram e aos professores, coordenadores e diretores do Ler e Escrever que, ao se depararem com o livro, rapidamente o tiraram de circulação, impedindo que chegasse às mãos dos alunos.
A aquisição de vários títulos, de diversos gêneros textuais, para todas as classes do Ciclo I faz parte de uma série de estratégias do Programa Ler e Escrever que, conjugadas, têm o propósito de fomentar práticas de leitura entre nossos jovens alunos. Sabemos que a grande maioria deles não tem livros em casa e, menos ainda, livros infantis. Portanto, a decisão de montar esses acervos e colocá-los à disposição, acessíveis, nas salas de aula, visa democratizar o acesso à leitura.Foram comprados mais de 800 títulos em caixas organizadoras de 40 a 45 volumes. As caixas ficam nas salas de aula, ao alcance dos alunos, de modo que leiam nos momentos entre uma atividade e outra, por exemplo; e, principalmente, durante atividades planejadas pelo professor, propostas nos Guias de Planejamento e Orientações Didáticas.
Fazem parte do acervo: livros poéticos, contos de fadas, contos étnicos, contos modernos, fábulas e lendas, entre outros, que foram selecionados de modo a contemplar uma diversidade de gêneros, autores, estilos e assuntos, compondo uma pequena biblioteca para ser desfrutada em cada sala de aula do Programa. O Programa Ler e Escrever tem, sem dúvida alguma, trazido mais benefícios do que problemas. Professores, coordenadores, diretores, supervisores, professores coordenadores das oficinas pedagógicas têm, todos, se empenhado para que nossos alunos se alfabetizem plenamente e tornem-se verdadeiros participantes da cultura escrita.
Em um programa de tal abrangência, em uma imensa rede como a nossa, lamentavelmente, falhas podem ocorrer. Entretanto, não devem paralisar nem desvalorizar o trabalho que vem sendo feito. Já tomamos todas as providências cabíveis e vamos seguir em frente, adotando as correções necessárias e contando com o zelo de vocês para continuar trabalhando pela melhoria na qualidade da alfabetização dos alunos.
Retirado do blog Coordenadores Pedagógicos Blogados na Rede

Nenhum comentário: