sexta-feira, 22 de maio de 2009

PROJETO -SEMEANDO A LEITURA da Clara Libe


DURAÇÃO : todo o ano letivo de 2009

SÉRIE: 3º ano

APRESENTAÇÃO
Há muito é sabido do prazer que é sentar em roda e ouvir uma gostosa história. O sabor remonta a passados longínquos e, apesar das inovações tecnológicas, é sempre com renovado anseio e deleite que nos dispomos a ouvir uma história... Todos nós, adultos e crianças.
Além de traduzir-se em um elemento facilitador do processo de interrelação, de sociabilização (a roda, ouvir a história, comentar a história, recontar a história etc.), por intermédio do qual se aprende (e apreende-se) o senso de coletividade, a ouvir o outro, a falar, a expressar-se...

JUSTIFICATIVA
Estou enfrentando dificuldades em relação ao interesse das crianças pela leitura. Pensando nisso, resolvi trabalhar com eles um projetinho chamado SEMEANDO A LEITURA, o diferencial deste projeto, esta em levar para a casa do aluno, um material adequado à sua leitura, com isto fazer com que os pais também se envolvam com a atividade, este projeto visa proporcionar momentos agradáveis a toda a família, e espero motivar a leitura em família. Do ponto de vista prático, acredito poder contribuir com alguns apontamentos.

OBJETIVO
Oferecer ao aluno uma bela caixa enfeitada para levar para casa, onde a criança deverá juntamente com a sua família escolher uma historia. A atividade dessa área tem com objetivo levar a criança a interpretar o que ouve, responder de maneira lógica ao que lhe é perguntado e desenvolver o pensamento lógico e sua expressão. Além disso, a linguagem oral permite às crianças ampliar seu vocabulário e seus conhecimentos sobre os diversos assuntos abordados,bem como estimular sua participação verbal no grupo e desenvolver a capacidade critica , contribuindo para o bom êxito da aprendizagem.
METODOLOGIA
Uma pasta contendo os seguintes itens:·
1 gibi ( TURMA DA MÔNICA );·
1 Cd de musicas infantis; ( SITIO DO PICA PAU AMARELO, XUXA, MARA MARAVILHA , PATATI E PATATA ,ELIANA E CANTIGAS FOLCLORICAS )·
1 LIVRO DE HISTORIA INFANTIL ( CONTOS DE FADA )·
1 REVISTA AMIGUINHO·
1 FICHINHA ( TEXTO INSTRUTIVO – DOBRADURA, MONTAGEM DE ALGUMA COISA – RECORTE OU COLAGEM , RECEITA, ETC)·
1 FANTOCHE(animais, meios de transportes, ser humano, personagens de historias, objetos, elementos da natureza, entre outros )·
1 CADERNO ( REGISTRO DA ATIVIDADE )

· Esta pasta será entregue ao aluno sempre obedecendo à ordem alfabética, sendo distribuído da seguinte forma: a cada três dias, eles terão que ler confeccionar o que esta na fichinha e após a confecção da dobradura ( ou outra coisa) ele devera colar esta dobradura no caderno que esta dentro da pasta e por fim realizar uma produção de texto.· Ao mandar a pasta estarei direcionando as atividades e os textos a serem lidos (da fichinha ), mas o aluno terá uma variedade razoável de atividades para realizar em três dias , pois após este prazo a pasta tem que retornar a sala e ser repassada a outro colega, o aluno terá que escolher um texto ( gibi, revista , historia , ou a própria produção )para ler em voz alta no momento da leitura compartilhada.· Dentro da caixa além das fichas e demais itens relacionados acima, ainda de vez em quando serão acrescentados fantoches confeccionados com palitos de sorvete, as mais variadas figuras (animais, meios de transportes, personagens de historias, objetos, elementos da natureza, entre outros...)· Vale lembrar que ao trazer a pasta esta tem que estar bem cuidada;· Para controle dessa atividade, haverá um painel com o nome dos alunos e cada vez que o aluno realizar todas as atividades propostas o aluno recebera um ponto positivo e um ponto negativo caso o aluno não concluir as atividades .

CLARA LIBE

3 comentários:

nina_forever1 disse...

Olá Clara...
Meu nome é Carolina e irei desenvolver um projeto de leitura com meu alunos este semestre...
Amei o seu projeto e achei bem interessante a diversidade de leituras que vc proporcionou a eles através da caixa...
Tive muitas idéias para utilizar durante o meu projeto...
Parabéns pela criativedade e compromisso com a educação!!!
Beijos

ONG CRESCER PARA ALCANÇAR disse...

HOJE DEI UMA OLHADA EM SEU BLOG E GOSTEI MUITO, PRINCIPALMENTE NA QUESTÃO DO RESGATE AS HISTÓRIAS INFANTIS, POIS NA CORRERIA DA VIDA, NAS MUDANÇAS DO NÚCLEO FAMILIAR, OS PAIS E AVÓS NÃO CONTAM MAIS HISTÓRIAS PARA SEUS FILHOS/NETOS E DAR CONTEÚDOS GRAMATICAIS QUE FAZEM PARTE DO CURRICULO DO PROFESSOR, INFELIZMENTE NÃO CABE UM TEMPO PARA UM CONTO.

Celma Lopes
Vice-presidente da ONG Crescer para Alcançar

ONG CRESCER PARA ALCANÇAR disse...

Olá Clara,
Navegando na internet visiei seu blog e principalmente no projeto dos contos de fadas e o resgate das histórias infantis. Parabéns!!!

Celma Lopes