segunda-feira, 1 de junho de 2009

As plantas medicinais




Os medicamentos alopáticos sintéticos (medicamentos comuns) também são feitos a partir de plantas medicinais. A química da planta é descoberta, e utilizando substâncias simples, suas moléculas são transformadas até ficarem parecidas com as encontradas originalmente. Este é o medicamento alopático sintético. Ele pode conter alguns efeitos colaterais, pois suas moléculas não são idênticas às da planta.

1. Solicitar aos alunos que façam uma pesquisa sobre o alecrim e se alguém cultiva em casa pedir que traga um ramo para a sala de aula.

2. Procurar nas imediações da escola ou em casa algumas plantas medicinais e mudas. Organizar uma pequena jardineira com alguns exemplares. Pesquisar em casa, com os mais velhos, remédios caseiros feitos com plantas e os remédios utilizados pelos índios.

3. Estudar os diferentes usos das plantas (alimentação, medicina, perfumes, ornamentação). Pesquisar na farmácia (ou em casa) as plantas que aparecem nas composições dos remédios e dos cosméticos.

4. Elaborar uma ficha informativa sobre cada planta pesquisada (nome vulgar, nome científico, origem, características da espécie, curiosidades etc).
5. Dividir a turma em grupos de interesse para fazer o registro da imagem das árvores pesquisadas através de várias técnicas: fotos, desenhos, pinturas, aquarelas, colagem etc.

6. Confecção de um álbum de flores e folhas secas ou de desenhos/pinturas/colagens sobre flores e folhas das plantas pesquisadas.

7. Estudar a classificação, características e reprodução das plantas.

8. Registre os cálculos no seu caderno:

a) A quantidade de mudas de plantas de um canteiro é 385 e de outro, 112. Qual é o total de mudas de plantas nos dois canteiros?
b) A quantidade de rosas de um canteiro é 396. O agricultor vendeu 165 plantas desse tipo. Qual o total de plantas que permaneceu no local?
c) Em um canteiro foram plantados 50 tipos de plantas medicinais. Quantas plantas terá no total em 9 canteiros iguais a esse?
d) Tenho um canteiro com 216 espécies de plantas. Quero vendê-las para 6 floriculturas. Cada floricultura vai receber a mesma quantidade de plantas. Quantas plantas receberão cada floricultura?
e) Um agricultor possuía em sua plantação 144 pés de camomila, 180 de arruda, 240 laranjeiras e 354 limoeiros. Quantas árvores há no total?

Nenhum comentário: