sexta-feira, 19 de junho de 2009

A Gravidez de um Pai


A gravidez de um pai não se dá nas entranhas, mas fora delas.

Ela se dá primeiro no coração, onde o sentimento de paternidade é gerado. Um desejo de ser e de se ver prolongado em outra vida, que seja parte de si mesmo, mas com vida própria.

Imagino que deve ser frustrante a princípio. Durante toda a espera, um pai é um pai sem experimentar o gosto de ser, sem os inconvenientes de uma gravidez, mas também sem as lindas emoções que tanto mexem com a gente.

E quando ele sente pela primeira vez a vida que ajudou a gerar, tudo toma outra forma. Ele sente um chute e se diz já que este será um grande jogador de futebol. E muitas vezes se surpreende e se maravilha quando vê uma princesinha que sabe chutar tão bem. Mas tanto faz. Está ali um sonho que se torna palpável.

E um parto de um pai se dá quando ele pega pela primeira vez sua criança nos braços, quando ele se vê em características naquele serzinho tão miudinho que nem se dá conta ainda que veio ao mundo e que se tornou o mundo de alguém.

E os sentimentos e emoções se atropelam dentro dele. E ele sente que, à partir desse instante, a vida nunca mais será a mesma. E ele precisa olhar dez, cem, mil vezes para acreditar que tudo não passa de um sonho. E geralmente há um enorme sentimento de orgulho que toma posse dele.

Assim se forma um pai. Pronto para ensinar tudo o que aprendeu da vida, um dia ele descobre que não sabe realmente muito, que na verdade aprende a cada instante. Diante da sua criança ele se torna um adulto vulnerável e acessível.

E vai gerando, pouquinho a pouquinho, dentro de si mesmo, a arte de se tornar um pai.

Autoria: Letícia Thompson

6 comentários:

Martinha disse...

Olá!
Linda mensagem! Já te linkei l[á no meu Cantinho, quando puder dá um pulinho lá! http://navegandonaeducacao.blogspot.com

Beijos

Martinha disse...

Fiz com o programa Paint shop pro e seguindo um tuto da Joanirse, que ela disponibilizou no blog dicas e tutoriais da Jojo. Aqui está o link
http://dicasetutoriaisjojo.blogspot.com/

Se quiser se comunicar comigo meu e-mail é martinhacris23@yahoo.com.br

beijos

Andrezza Martins disse...

Seu blog é maravilhoso, parabéns!!Estou te seguindo, e estou adorando!
Se quiser pode me seguir, que ficarei muito feliz tb....
bjs
Andrezza Martins
http://mickeylandiaonline.blogspot.com

Andrezza Martins disse...

Seu blog é maravilhoso, parabéns!!Estou te seguindo, e estou adorando!
Se quiser pode me seguir, que ficarei muito feliz tb....
bjs
Andrezza Martins
http://mickeylandiaonline.blogspot.com

Quel disse...

Adorei o seu Blog. Apesar de não ser professora, mais como adoro participar da vida educacional dos meus filhos integralmente, seja nos deveres de casa ou trocando idéias com os professores, de como tornar o aprendizado mais prazeroso, gostei muito de tudo. E pretendo utilizar todas as suas idéias e sugestões.
Virei fã....

Prô Rirela disse...

obrigada pelas palavras Quel. Se tivéssemos mais pais e mães comprometidos assim com a educação escolar de seus filhos, o mundo seria um lugar bem mais bonito de se viver...