sábado, 27 de junho de 2009

Influenza A (H1N1) ou Gripe Suína



O que é e como se transmite


A Influenza A é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza A (H1N1).
Muito contagiosa, essa gripe se transmite de pessoa para pessoa por partículas de secreção (saliva, muco) quando um contaminado fala, tosse ou espirra. Mas se essas minigotas de secreção caírem sobre uma mesa (irc!) e você tocar nessa mesa (irc! irc!) um pouco depois, você pode pegar a gripe também.
A gripe surgiu no México em março de 2009. Ela é uma nova variante da gripe suína, uma gripe que passava de porcos para humanos (mas não de gente para gente). Mas essa Influenza A (H1N1) mistura vírus de várias gripes, incluindo vírus de gripe aviária. E passa de humanos para humanos.
Os cientistas estão pesquisando o mais rapidamente que podem sobre o assunto para conhecer melhor essa nova doença e dizem estar próximos de criar uma vacina para ela.
Enquanto isso, porém, muita gente está se contagiando - e morrendo - em vários países. Como hoje em dia todo o mundo vai de cá para lá, de lá para cá (de avião, de navio, é um tal de gente saindo de um país e entrando em outro), o vírus da gripe suína vai viajando junto e se espalhando pelo planeta.
Em junho de 2009, os casos no mundo estavam assim registrados: México, com quase 7 mil casos e 113 mortes; Estados Unidos, com 87 mortes e mais de 21.000 casos "prováveis ou confirmados"; Argentina, 1.294 casos e 17 mortes; Canadá, com quase 5 mil casos e 12 mortes. Esses são apenas alguns exemplos, porque, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), já havia em 18 de junho 44.287 pessoas contaminadas com a gripe suína, em 95 países e territórios, e a pandemia já provocou 180 mortes.
No Brasil, em 25 de junho de 2009, 90% dos casos de gripe suína estavam no Sul e no Sudeste, com São Paulo liderando a lista (186 casos); Minas Gerais teve 52 casos e o Rio de Janeiro, 46 (fonte desses dados: Jornal O Globo, 25 jun 2009, pág, 15).


Sintomas

A H1N1 tem sintomas parecidos com os da gripe comum: febre acima de 38°C (aparece de repente), tosse, dores musculares e nas articulações, dor de cabeça (em geral, forte), perda do apetite, dor de garganta, secreção no nariz, enjôo, vômitos e diarréia. A pessoa pode ter todos os sintomas ou só alguns.
Em média, parece que a incubação do vírus varia de 24 horas a 3 dias.


A Influenza A, ou gripe suína de 2009, é grave?

Sim. Ela pode matar mais do que a gripe comum e é bem mais contagiosa (a gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas em um ano, geralmente idosos).
A OMS - Organização Mundial de Saúde, na Suíça, declarou essa gripe "emergência em saúde pública de alcance internacional" e subiu o nível de ameaça dela para "pandemia" (significa uma nova epidemia que atinge o mundo todo).


Quem pode pegar a gripe?

Qualquer pessoa, de qualquer idade, mas claro que se a pessoa já está doente por algum motivo, está com as defesas naturais do seu organismo mais fracas, ela vai ter mais chance de pegar o vírus do que alguém saudável.
A Influenza A não é transmitida comendo-se carne de porco. A transmissão é só das maneiras explicadas acima. Pode comer seu torresminho!


O que fazer para evitar a gripe suína?

Enquanto a pandemia acontece, é melhor tomar cuidados especiais.
Lave as mãos. Aliás, isso não deveria estar aqui, já que lavar as mãos é questão de higiene, você faz isso sempre que vem da rua e depois de ir ao banheiro, certo? Lave sempre, depois de cumprimentar as pessoas, no shopping, depois da sorveteria etc.
Pessoas em lugares que têm doentes estão usando máscaras de rosto, daquele tipo cirúrgico; evite viajar para esses lugares, se puder.
Evite locais com muita gente junta, como shows e festas populares.
Alimente-se bem - ficar saudável sempre ajuda.


Como saber se está doente?

Se achar que está doente, fale com seus pais e vá a um médico de confiança. Existe um exame para diagnosticar a gripe, que seu médico pode pedir se achar necessário.
No site do Ministério da Saúde há um link que mostra todos os hospitais de referência para tratamento dessa gripe, ou seja, os que estão bem equipados e treinados para combatê-la. É para lá que você deve ir se estiver mesmo doente.


Como tratar

Há vacinas contra gripe, mas não uma específica para a Influenza A.
Não tome aspirina ou remédios que, como ela, contenham ácido acetil-salicílico, porque a doença pode piorar muito.
Há remédios antigripais que funcionam contra o vírus H1N1, mas você não deve se medicar sozinho. Vá ao médico para saber o que tomar!


Fonte:

Folha de São Paulo, http://www.folha.com.br/

Ministério da Saúde, http://www.saude.gov.br/


Terra,


Retirado do site Mingau Digital

2 comentários:

Vânia disse...

uma aluna minha teve q fazer exames
pois os avos vieram dos estados unidos
mas graças a Deus
estava bem


uma beijoca e um otimo domingo pra
vc

Prô Rirela disse...

Ai ai, pior que estamos sempre na mira, afinal ficamos no meio de aglomerados de alunos dentro de uma sala de aula durante várias horas...
Ainda bem que deu tudo certo aí!