quinta-feira, 9 de julho de 2009

Qual será o nosso bem mais precioso?

Nosso bem mais precioso

( ) ...
Existe hoje uma palavra que se incorporou no vocabulário do cotidiano e que é dita e repetida, lida e ouvida a todo o instante. Palavra tão comum, quanto mãe, pai, Coca-Cola, vídeo, moto skate, rock , computador, Cd... A palavra “ Ecologia “. O que significa?
Numa definição sumária ecologia é o estudo do ambiente onde moramos. A origem da palavra se encontra no grego: Eco vem de oikos que quer dizer casa, lugar, meio. A ecologia estuda a relação dos seres vivos entre si e a ligação com o meio ambiente. Ecologia conduz imediatamente a outra palavra igualmente importante ECOSSISTEMA ou seja, o sistema onde existe equilíbrio em tudo, onde cada elemento tem sua função. Do verme minúsculo ao paquiderme gigante, de uma fibra a uma árvore.
Estudando o ecossistema descobrimos que nada é gratuito na natureza. Tudo tem a sua função seja um mosquito, uma cobra, um rato, uma barata um pântano.
O que nada acontece quando um coureiro (aqueles bandidos do Mato Grosso, assassinam animais no Mato Grosso para vender peles), mata indiscriminadamente jacarés “Resulta num aumento considerável ao cardume de piranhas.
Esse aumento representa por sua vez a diminuição ou quase extinção de uma série de espécies de peixes que são comidos verozmente pelas piranhas. Portanto altera-se o equilíbrio da fauna nos rios . E assim por diante.
A ecologia estuda a mudança do ecossistema, a poluição dos ares, da devastação das florestas a ação dos agrotóxicos sobre os alimentos, com o consequente envenenamento do nosso corpo, a modificação do clima, a morte dos rios, a formação de buracos na camada de ozônio da atmosfera, o lixo radiativo, as doenças que o homem vem “ganhando “ com a agressão contínua a natureza, o problema futuro da fome, as erosões, a degradação dos oceanos. A Ecologia trata enfim, daquilo que o ser humano em de mais precioso: a vida.
Ignácio de Loyola Brandão .

Nenhum comentário: