segunda-feira, 3 de agosto de 2009

BRINCADEIRA: Cruzado ou Aberto




JEP (luterano), RJ, 1996.
Tema: concentração, descobrir a senha.

Duração: 5 minutos.

Público: adolescentes, mínimo 10 pessoas.

Material: duas canetas, lápis ou varetas; cadeiras.
Todos sentam-se em cadeiras arrumadas em círculo, deixando o centro livre.

O orientador pega uma vareta em cada mão e explica para o grupo que o jogo consiste em passar as varetas (uma em cada mão) para o vizinho da direita:
Cada pessoa ao passar deve optar por cruzar as varetas, colocando uma sobre a outra e formando um "X" ou deixá-las abertas, mantendo-as separadas, uma em cada mão.

Ao passar as varetas para o seu vizinho, se as suas varetas estiverem cruzadas, diga "Eu passo cruzado". Se as suas varetas estiverem abertas, diga "Eu passo aberto".
O orientador - que no início é a única pessoa que sabe a senha - observa a posição das pernas de cada um, e responde "Sim" ou "Não" de acordo (se as pernas do participante estão cruzadas ele precisa passar as varetas cruzadas; se as pernas estão descruzadas, ele deve passar as varetas abertas). Atenção que as pessoas às vezes mudam de posição durante o jogo e precisam mudar a forma como passam as varetas de acordo. O orientador não explica porque sim ou não; o jogo se torna mais engraçado a medida em que alguns jogadores descobrem a senha e participam no coro do "Sim" e do "Não".
Quando a maioria já souber a senha e antes que o grupo perca interesse no jogo, finalize-o, fazendo uma rodada em que aqueles que já conhecem a senha, procuram mostrar aos demais como acertar a senha.


Esta e muitas outras brincadeiras encontram-se no site Idéias e Dicas para JE & ED

2 comentários:

Vânia Morais :D disse...

eu gosto desse site
sempre pego ideas nele
e a voz menina nem fale
sem ela a gente nao trabala ihihihihhi
bjs mil

Sil disse...

Oi amiga td bom??
Tem presentinhos pra vc no meu blog, passa lá.
Ótima semana.
Bjocas da Sil