sábado, 26 de setembro de 2009

Vitaminas - Para que servem e onde encontrar




Por Editora em 22/08/2009
Vitaminas são indispensáveis para o organismo. A criança precisa delas para crescer e se desenvolver, ter vitalidade, evitar doenças e também para ser capaz de aprender. Nosso organismo não produz vitaminas, então precisamos ingerí-las. As melhores fontes são frutas, verduras e legumes. Veja abaixo quais são as vitaminas, onde encontrá-las e para que elas servem.

Vitamina A - Encontrada na gema do ovo, fígado, gordura do leite, frutas, legumes (abóbora e cenoura). Importante para a visão, integridade da pele e o crescimento.
Vitamina B1 - Encontrada em carnes, fígado, leite, cereais integrais, legumes, ovos. Auxilia o metabolismo energético e é importante para o músculo cardíaco e os nervos periféricos.
Vitamina B2 - Carnes, leite, cereais integrais, vegetais verdes e ovos. Auxilia o metabolismo energético e ajuda a manter a integridade da pele e do crescimento.
Vitamina B6 - Está em carnes, fígado, cereais integrais, germe de trigo, ervilha, cenoura, banana. Colabora no metabolismo das proteínas e ajuda a manter a integridade das mucosas e dos nervos periféricos.
Vitamina B12 - Encontrada somente nos produtos de origem animal - carnes, ovos, leite, fígado, rins. Importante para a integridade das células do sangue e para o metabolismo do cérebro.
Vitamina C - Na laranja, caju, acerola, goiaba, abacaxi, tomate, repolho e couve-flor. Ajuda na cicatrização de feridas, aumenta a absorção de ferro e a resistência do corpo.
Vitamina D - Está no leite, peixes, fígado, ovos, manteiga e margarina. Importante para a absorção de cálcio e fósforo e para a formação de ossos e dentes.
Vitamina E - Cereais, óleos de sementes, amendoim, castanhas, espinafre, brócolis. É antioxidante e ajuda no metabolismo das gorduras.
Vitamina K - Vegetais de folhas verdes, fígado e leite. Auxilia na produção dos fatores de coagulação sanguínea.
Biotina - Está em carnes, fígado, leite e gema de ovo. Ajuda a manter a integridade da pele e dos músculos.
Ácido fólico - Encontrado no fígado, vegetais verdes, cereais e frutas. Importante para a integridade das células do sangue e da imunidade celular.
Niacina - Carnes, peixes, vegetais verdes, cereais integrais. Auxilia a manter a integridade da pele e do cérebro.

As informações desta página foram adaptadas do livro 'A Saúde de Nossos Filhos'
Fonte: http://www.mingaudigital.com.br/article.php3?id_article=3216

Nenhum comentário: