quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Água e óleo não se misturam



Pela Vaca Amarela em novembro 24th, 2008

Sua mãe faz batata frita? E acarajé, você já viu fritando? Um monte de óleo, não é? Pois bem, e o que é feito com esse óleo? É bem possível que na sua casa o óleo que é usado para cozinhar seja jogado na pia da cozinha, entupindo as tubulações das redes de esgoto e sujando a água.

O óleo traz vários problemas para o meio ambiente como impedir a passagem da água para dentro da terra, aumentando a quantidade de água na superfície, provocando mais enchentes; pode criar uma fina camada na superfície da água, prejudicando a oxigenação dos rios, impedindo a respiração dos peixes e plantas aquáticas; pode causar mau cheiro e poluição; e quando é jogado no esgoto doméstico pode entupir as tubulações causando algumas vezes a volta do esgoto pelo ralo. Eca!!
Não é só nojento. É caro também. O óleo usado aumenta em quase 50% os custos de tratamento do esgoto. O melhor que temos a fazer é reciclar!


Passos para reciclar o óleo usado:
Espere o óleo esfriar
Armazene em uma garrafa pet e guarde até que ela fique cheia. É bom usar um funil!
Não jogue no lixo. Existem locais como supermercados que coletam óleo de cozinha usado.

Depois da coleta, o óleo de cozinha pode ser transformado em biocombustível, e ser utilizado em indústrias e automóveis com a vantagem de poluir menos o meio ambiente. Pode também fazer sabão para lavar pratos e panelas (é fácil, mas precisa da ajuda de um adulto) ou até cosméticos, depois de um tratamento.

2 comentários:

Vânia disse...

!!! muito legal essas curiosidades
bjs mil!!!1

Prô Rirela disse...

Beijão Vânia!