domingo, 8 de novembro de 2009

Saci na copa 2014

Vocês já ouviram falar na campanha para que o SACI seja a mascote da Copa de 2014????

Eu fiquei sabendo só agora, veja o texto de Mouzar Benedito:

"Que tal começarmos já uma campanha para que a mascote seja o Saci?
Veja as vantagens:
Primeiro, não seria preciso pagar direitos autorais a ninguém. No máximo, o que poderia ser feito é um concurso para cartunistas para escolher o melhor desenho.
E por que o Saci?
- Ele é a síntese da formação do povo brasileiro:
É o mito brasileiro mais popular, o único conhecido no Brasil inteiro (Boitatá, Curupira e mesmo a Iara requerem explicações quando a gente fala deles, em alguns lugares. O Saci não).
É o típico brasileiro: mesmo pelado e deficiente físico, é brincalhão e gozador.
E tem mais:
- no início era um indiozinho protetor da floresta. Tinha duas pernas.
- depois foi adotado pelos negros e virou negro. A perda de uma perna tem várias histórias. Uma delas é que ele foi escravizado, ficou preso pela perna, com grilhões, e cortou a perna presa. Preferiu ser um perneta livre do que escravo com duas pernas. É um libertário, então.
- dos brancos, ganhou o gorrinho vermelho, presente em vários mitos europeus. O gorrinho vermelho era também usado pelos republicanos, durante a Revolução Francesa. Na Roma antiga, os escravos que se libertavam ganhavam um gorrinho vermelho chamado píleo.
Só não tem orientais nessa história porque eles chegaram mais tarde, já no século XX. Mas dizem que já foi visto um Saci de olhinhos puxados, no bairro da Liberdade, o Sashimi.
Você pode entrar no sítio da Sosaci que tem um monte de histórias de gente que viu o Saci, inclusive esse Sashimi (é a quarta ou quinta história).
Então, olha aí uma proposta, pedido, convocação ou sei lá o quê: entre nessa também. Se você topar, vai ser uma baita força. Ajude a divulgar esta idéia e, se tiver condições, escreva, fale com quem tem espaço na mídia para que declarem sua adesão nos jornais, revistas, rádio, TV, blogues etc.
Já pensou o Saci em camisetas no mundo inteiro? Ele provocaria muito interesse dos outros povos para a cultura popular brasileira. Coisa que esses símbolos bestas (como o dos Jogos Panamericanos) não fazem."
Veja também no Google (Saci na Copa 2014). Ali você encontrará opiniões pró e contra a proposta da SOSACI.


Bem, fui pesquisar e descobri o site que ele menciona aí no texto: SOSACI Sociedade dos Observadores de Saci. É um site ótimo, cheio de histórias e informações sobre o SACI.

Vale a pena conferir: http://www.sosaci.org/

2 comentários:

Sereia disse...

Boa noite amiga..
Gostei da sua postagem,até q ñ seria uma má idéia...
Beijossssssssssssssssssssssssss

Vânia Morais :D disse...

eu gostaria q fosse o saci
so nao queria q ele fizesse bagunças
hauahahuahuaa