domingo, 13 de dezembro de 2009

Curiosidades

Curiosidades

VOCÊ SABIA QUE:

Os melhores pesquisadores do mundo estão de boca aberta e queixo caído. Eles descobriram que o planeta Marte pode ter sido um dia, igualzinho ao nosso planeta, ou seja, com mares, rios e praias. Dos nove planetas do sistema solar, Marte é o que mais se assemelha à Terra.

Nome dos planetas: Mercúrio, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Netuno, Urano, Plutão e Vênus.

VOCÊ SABIA QUE:

O maior relógio do mundo tem nome? É o Big Ben e encontra-se na torre do Parlamento britânico, em Londres, capital da Grã-Bretanha. Os ingleses demoraram quatro anos para ser construído, o seu sino pesa 13 toneladas e as suas badaladas foram copiadas no mundo inteiro.

O PRIMEIRO MAPA MUNDI

O mapa mais antigo que se conhece é uma placa de argila que remonta os 500 a.C. Representa a Terra como um pequeno círculo rodeado de água. Em 1569, o geógrafo flamengo Gerardus Mercator desenhou o primeiro mapa-múndi.

MACARRÃO

Qual é a cidade onde se consome mais macarrão no Brasil? Se você acha que é São Paulo, errou! É Brasília. O brasiliense come pizza, espaguete quatro vezes mais do que os paulistas. Detalhe: São Paulo é o estado brasileiro onde há mais imigrantes italianos por metro quadrado.

A PRIMEIRA BONECA

Saiba como eram feitas as primeiras bonecas. Na Grécia antiga, as crianças brincavam com bonecas elaboradas em barro. Na mesma época, em Roma, o material usado foi o de trapo. Até os dias de hoje, o brinquedo preferido pelas meninas passou por muitos tipos de materiais, como palha, madeira, couro e porcelana. Atualmente, o material usado para a sua fabricação é o plástico e as fibras antitóxicas, que facilitam a articulação do brinquedo nos braços, nas pernas e na cabeça.

BÚSSOLA

Para quem não sabe quem inventou a bússola, leia esta notícia. Por volta de 1060, os chineses descobriram que uma agulha de ferro, ao ser friccionada com uma pedra-ímã, apontava para o norte, quando flutuada sobre uma palha numa tigela com água. No período dos descobrimentos, os europeus utilizaram essas bússolas simples. E deu certo: avistaram o Brasil!

A PRIMEIRA ESCOVA DE DENTES

Todos os dias a mamãe manda você escovar os dentes para que estes não fiquem sujos nem com cáries. Mas você já se perguntou de onde vem a escova de dentes? Na Idade da Pedra o homem limpava os dentes com palitos de madeira, mas em 1780, um prisioneiro inglês, William Addis, teve uma idéia bastante interessante. Ele fez minúsculo furos em ossos de animais e encheu-os de cerdas. Assim que o inglês foi solto, ele criou a primeira fábrica de escovas de dente.

OURIÇOS

Você sabia que... Os ouriços -do -mar vivem nos oceanos há 490 milhões de anos. Seus esqueletos se compõem de uma substância resistente chamada calcita.

¨Lá vai o gato atrás do rato!¨

Os ingleses são o povo que mais gosta de gatos no mundo. Na Inglaterra, há 7,5 milhões de gatos. Por ano, 3 milhões de ratos são mortos. Quem foi atrás do rato?

SANDUÍCHE

Você sabia que... O sanduíche foi criado numa madrugada de 1762, na Grã-Bretanha. O burguês John Montague, que estava sem sono, pediu a seu mordomo que colocasse fatias de rosbife, folhas de alface e rodelas de tomate no meio de duas fatias de pão tostado. Rapidinho os seus colegas começaram a imitá-lo e hoje, quem não topa um ¨sanduba¨ bem gostoso a qualquer hora do dia?

Nenhum comentário: