terça-feira, 26 de janeiro de 2010

AS CHAVES DE AIDÊ


José, o irmão de Aidê, tinha um grande molho de chaves. Ele se orgulhava muito destas chaves. Com uma delas ele abria a sua gaveta, com outra abria a garagem onde ficava sua bicicleta e com outra abria e trancava seu guarda-roupas.
Sua irmãzinha Aidê bem que gostava de ter tantas chaves como seu irmão. Por isso resolveu pedir a José que arrumasse um molho de chaves tão bonito quanto o seu. José não estava de bom humor e por issi não quis atender o pedido da irmã.
- O que você vai fazer com tantas chaves?
Disse ele:
A mãe que ouvia a conversa dos dois e a resposta de José ficou com pena de sua filha e foi logo dizendo:
- Não se preocupe meu bem, logo mais vou lhe dar um molho de chaves, pode esperar aqui mesmo no quintal, logo lhe trarei.
Aidê estava ansiosa. Daí a pouco a mãe voltou e lhe disse:
- Aqui está o molho de chaves.
-Para que são elas mamãe? Perguntou Aidê surpresa por tantas chaves diferentes.
-A primeira -disse a mãe, tirando do molho uma chave BRANCA- chama-se BOM DIA! Com ela você abrirá cada novo dia. Se você quer que o dia seja útil e feliz, faça chuva ou faça sol, sorria e cada dia ao sair do quarto .
Apanhou a chave AZUL e disse:
- Aqui está a chave AMOR. Você procurará usa-la muitas vezes durante o dia . O papai, a mamãe, seus irmãos e amigos ficarão contentes em ouvi-la.
Depois mostrando duas chaves VERMELHAS, quase iguais disse:
- Estas duas chaves são irmãs, a as vezes, torna-se difícil usa-las. São chamadas DESCULPE-ME e SINTO MUITO.
Aidê estava séria, ela sabia muito bem o que a mãe queria dizer–lhe ao falar assim. Ainda havia outras chaves.
-Estas duas chaves AMARELAS são irmãs também e devem ser usadas sempre que for pedir a alguém alguma coisa . Chama-se FAÇA O FAVOR e MUITO OBRIGADO.
Enquanto falava, mamãe prendia as chaves numa fita branca.
-Você pode usar estas chaves com mais esta que se chama: BOA NOITE, ela fecha os trabalhos e brincadeiras do dia. Use-a com voz agradável e doce, assim você fará os outros alegres antes de partir para o mundo dos sonhos.

Nenhum comentário: