sábado, 2 de janeiro de 2010

ROTEIRO DE OBSERVAÇAÕ DO ALUNO

Dados de identificação pessoal
Escola:
Nome do aluno
Data e local de nascimento:
Professor:

Comportamento
· Compreende as instruções dadas coletivamente
· Tem criatividade (idéia novas, SOLUÇÕES ORIGINAIS)
· É disciplinado
· É atento
· É emotivo
· É sensível á critica
· Mantém um bom relacionamento com o professor
· Aproxima-se : aceita aproximação
· Mantém bom relacionamento com os colegas
· Participa bem em atividades do grupo
· É autoritário (procura impor-se como chefe)
· É provocador
· Sabe-se defender
· Procura chamar atenção (falando alto: movimentando-se)
· A criança é “ desligada”
· É capaz de concentrar-se em tempo suficiente para a realização de uma atividade
· É agitado (movimenta-se muito, mexe-se na cadeira:na fila, etc..)
· Manifesta reações exageradas de agressividade verbal ou física

Hábitos de organização
· Senta corretamente
· Caminha corretamente
· Traço firme ( da escrita, do desenho)
· É lento na execução dos trabalhos escolares
· A audição é aparentemente normal ( ouve bem)
· A visão é aparentemente normal ( enxerga bem)
· Tem memória visual
· Tem memória auditiva
· Apresenta sinais de fadiga
· A criança é organizada no trabalho escolar ( ex: pula linhas ou folhas de caderno, não conserva o material escolar e etc.)

Rendimento escolar

Língua Portuguesa
· Conhece as vogais
· Domina as sílabas simples
· Domina as sílabas lh, nh, ch
· Domina sons de r, s, l, m, n, finais
· Domina as sílabas r, l intercalados
· Domina sons de x e z finais
· Faz leitura oral
· Fala errado
· A linguagem escrita é
· Escreve errado no ditado
· Escreve errado ao fazer cópias

Matemática
Tem noção de quantidade
Soluciona problemas simples
Conhece a moeda nacional
Adquiriu os conceitos básicos (cor, forma, posição, quantidade)
Relaciona números e quantidade
Conhece seqüência lógica oral
Conhece seqüência lógica de escrita
Como é seu raciocínio lógico matemático
Reconhece valor do dinheiro e sabe utilizá-lo
Resolve operações matemáticos sem material concreto

Fonte: Professores Solidários

Um comentário:

Joyce Pianchão disse...

Gostei muito do roteiro de observação do aluno. Vou levar para a escola como sugestão. Abraço, Joyce.