quinta-feira, 22 de abril de 2010

Avaliação de Ciências - 1º bimestre - 3ª série/4º ano

AVALIAÇÃO DE CIENCIAS – 1º BIMESTRE DE 2010
NOME_____________________ Nº______
DATA ___/___/___

ATENÇÃO
• Preencha o cabeçalho.
• Evite pedir material emprestado durante a prova.
• Evite falar ou fazer barulho durante a prova, pois poderá atrapalhar seus amigos.
• Tenha capricho com sua letra.
• Faça a prova com calma, pensando bem antes de responder as questões. Não se esqueça de revê-las, antes de entregá-la.


Questão 01 (03 pontos / 0,5 cada)
• Acompanhe a leitura da música abaixo e reflita sobre a importância da água.


“Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água”

Música: Terra-Planeta Água, autor Guilherme Arantes

Agora responda:

a) A água aparece na natureza em três estados físicos diferentes: sólido, líquido e gasoso. A letra da música “Terra – planeta água” faz uma demonstração da água em que estado?

__________________________________________________________________________

b) A música retrata basicamente o ciclo da água na natureza. Você observou isso? Então numere corretamente como isso ocorre:

( ) A chuva cai.
( ) O calor do Sol faz a água evaporar.
( ) A água volta ao solo.
( ) Formam-se as nuvens.

c) O autor fala da água dos rios, lagos, cachoeiras etc. Isso significa que temos bastante água, por isso podemos gastá-la a vontade? Justifique:

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________



d) O autor apresenta diversas situações onde a água é destacada. Mas, sabemos que em nosso planeta a água não é apenas doce. Que tipo de água é encontrada em maior quantidade no planeta Terra: a água doce ou salgada?

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________



e) Cite duas medidas que podemos adotar para utilizarmos a água com mais responsabilidade:

1-___________________________________________________________________

2-___________________________________________________________________



Questão 02 (02 pontos / 0,5 cada)

• Na natureza, a água pode mudar de estado físico, passando, por exemplo, do estado sólido para o líquido, do líquido para o gasoso,... Pensando nisso, leia as situações abaixo e identifique as mudanças de estado físico da água.



Situação 1:
Roberto colocou potes com suco de maracujá no congelador. Depois de algum tempo retirou-os e percebeu que o suco não estava mais no estado líquido.

a) O suco passou para que estado físico?
_________________________________________________________________________

b) Como se chama essa mudança de estado físico?
_________________________________________________________________________


Situação 2:
D. Antonia estendeu no varal um pano de chão ainda molhado. Algumas horas depois o pano de chão estava completamente seco.

a) O que aconteceu com a água que estava no pano de chão?
_________________________________________________________________________

b) Como se chama essa mudança de estado físico da água?
_________________________________________________________________________


Questão 03 (01 ponto)

• Todos os anos, durante o inverno, muitos turistas brasileiros visitam o sul do Brasil para verem de perto as chuvas de granizo, a neve e a geada. Para os moradores de lá, estes fenômenos já tornaram-se comuns. Leia o relato feito por uma moradora do Rio Grande do Sul e responda a pergunta a seguir:

“Ao anoitecer, visitei o pomar que tenho nos fundos do meu quintal. Ao chegar, percebi que as folhagens estavam cobertas por cristais de gelo, o que ocasionaria grandes prejuízos às folhagens, ressecando-as, queimando-as etc.”


O relato feito por esta pessoa, refere-se a que fenômeno da natureza?
(A) Geada
(B) Neve
(C) Chuva

Questão 04 (02 pontos / 0,5 cada)
• Leia a história a seguir e responda:

... Um Rio...

- Paiê, eu e o Dudu já estamos prontos para a pescaria.
- Pescaria? Quem falou em pescaria?
- Você prometeu que neste domingo ia levar a gente pra pescar.
- Neste domingo? E quando eu combinei isso?
- Há quinze dias.
- Meu filho, só tem um probleminha! Um rio limpo, com peixe que dê para pescar sossegado, a gente só vai encontrar a muitos quilômetros daqui e...
- Mas pai, e os rios da cidade?
- Todos poluídos, mortos. Não passa um peixe vivo num desses rios há muitos anos.
- Ah, que pena... Então nada de pescaria, né?
- É, infelizmente não.

(autor desconhecido)

a) O que atrapalhou a pescaria do menino?
_________________________________________________________________________

b) Por que os rios da cidade foram os mais atingidos?
_________________________________________________________________________

c) O que aconteceria caso alguém resolvesse entrar num desses rios para tomar banho?
_________________________________________________________________________

d) De que maneira podemos preservar a água dos rios?
_________________________________________________________________________


Questão 05 (1 ponto / 0,5 cada)
• Veja a receita do bolo de D. Lúcia:

BOLO DE CENOURA

                                                                          Ingredientes:
3 cenouras, 4 ovos, 3 xícaras de açúcar, 1 xícara de óleo, 3 xícaras de farinha de trigo.

Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve ao forno.


Dos ingredientes sublinhados, qual(is) o(s):

a) solúvel(is) na água? _______________________________________________

b) insolúvel(is) na água? _____________________________________________

Questão 6 ( 01 ponto/ 0,5 cada)
• Leia a conversa entre dois amigos:

- Ontem eu fui na lanchonete com meu pai e comi super bem!
- É mesmo? O que você comeu?
- Eu comi um cachorro quente com bastante catchup, batatas fritas e por último um pedaço enorme de pizza de calabresa. Ah! É claro que tudo com bastante refrigerante.
- Nossa! Como você não explodiu?
- Não tem perigo! Já estou acostumado!

a) O menino comeu muito na lanchonete. Você acha que isso é alimentar-se bem? Explique.
_______________________________________________________________

b) Dê exemplo de um alimento industrializado que o menino comeu.

_______________________________________________________________



Boa prova!
Profª Rirela

(Para elaborar esta prova recorri a um excelente site escolar: http://www.colegiosantamonica.com.br/)

6 comentários:

Profe Janete disse...

Gostei!!!! Muito bom...vou copiar e adaptar a minha turma!!!abç!!!

Ione de Paula disse...

Parabéns! Copiei e adaptei para avaliaçoes na minha escola , no banco de provas ;foi muito útil.Trabalho como especialista.Bjus!!

leninha disse...

Parabéns! Adorei era isso mesmo que estava precisando.Vai ser muito útil.Abraços!!!!!!!!!!

Jucimara disse...

Amei o modelo de avaliação, vou copiar. E o melhor é que dá pra fazer adaptações para diversas matérias.
Obrigada

Unknown disse...

Era justamente o que eu precisava. Obrigado por compartilhar. Bjs

Rita de Cassía disse...


Pesquisas relacionadas a Ciências

Atividades de ciências 1°ano

Atividades de ciências 2°ano

Atividades de ciências 3°ano

Atividades de ciências 4°ano

Atividades de ciências 5°ano