O chocolate foi "descoberto" pelos maias e astecas, que produziam uma bebida amarga a partir das sementes do cacau. Para esses povos, essa era a "bebida dos deuses".
Os europeus levaram o chocolate para a Europa em meados do século XVI e, dali, ele se espalhou para o resto do mundo. Primeiro, foi consumido apenas pelos religiosos, depois também pelos nobres e, enfim, pelo povo em geral.
A exótica bebida foi sofrendo mudanças nas mãos dos europeus: os espanhóis juntaram açúcar ao chocolate; depois, no século XIX, juntou-se o leite. Até hoje, todo o chocolate é feito basicamente dessa mistura de cacau, açúcar e leite.
Surgiram depois o chocolate em pó e as barras de chocolate.
Inventados no século XX, os ovos de Páscoa de chocolate foram uma maneira dos comerciantes ganharem dinheiro: ao invés de darem ovos de verdade, pintados, umas às outras, como era tradição, as pessoas dariam ovos de chocolate - que ainda por cima poderiam ser comidos!
3 comentários:
Olá.
Sou professor em Fortaleza e escrevo para professores,
textos falando das alegrias da nossa profissão.
Onde há um professor que diz amar a profissão
eu procuro chegar a ele,
pois ensinar é antes de tudo um ato de amor.
Parabéns pelo espaço de idéias e sentimentos.
Que os sonhos sempre existam em ti.
Esqueci de deixar o meu contato: iconografia@educacional.com.br.
Obrigada,
Claudia.
Olá, gostaria de saber a origem das ilustrações de Eva Furnari, como título do livro e Editora, publicadas em 14/02/2009 no link http://proportoseguro.blogspot.com/2009/02/eva-furnari.html.
Obrigada,
Claudia.
Postar um comentário