Este ano será um sucesso se...
houver um sorriso de otimismo,
um sonho de beleza em seu coração e
poesia nas pequenas coisas: na simplicidade da flor,
na inocência das crianças, no silêncio interior,
na amizade, no momento presente,
na oportunidade de ser bom, ser amigo e compreensivo;
sensível ao sofrimento alheio,
grato ao passado que lhe proporcionou experiências para o futuro.
Este ano será um sucesso se...
você for franco sem ferir,
tiver fé em si, no próximo e em Deus e,
acima de tudo, expressar o que pensa do outro
com uma palavra de carinho, de apoio,
de reconhecimento, de bondade e encorajamento.
Este ano será um sucesso se...
você souber vencer a preguiça, o orgulho,
a indiferença ao sofredor, a tentação da riqueza, da intriga e da inveja,
da intolerância ao ignorante, ao que tem idéias diferentes das suas,
ao menos inteligente, ao egoísta, ao mesquinho.
Este ano será um sucesso se...
você socorrer a quem precisa, aconselhando-o,
estendendo-lhe a mão, dando-lhe ajuda no momento certo,
economizando bens materiais,
esbanjando amor e solidariedade,
entendendo a criança e o idoso,
o adulto que não teve infância e aquele que não sabe amar.
Este ano será um sucesso se...
você der um "bom dia" de coração e
enfrentar com esportividade as desventuras, semear a paz e o amor,
vibrar com a felicidade alheia, com a beleza do sol acordando o dia,
com a gota de orvalho na flor.
Este ano será um sucesso se...
você valorizar cada vitória e o mundo de oportunidades
que se abrirem diante de você e,
começar cada dia com Deus!
Se você for sensível a tudo isso,
então este ano será um sucesso para você e
para os que viverem ao seu redor!
INTERPRETAÇÃO
Pense no texto, no ano que inicia e responda:
1) O que você fará para que seu ano e o das pessoas que o rodeiam no colégio, na família e amigos seja um sucesso?
2) Para você, que atitudes e sentimentos podem fazer com que o ano não seja um sucesso?
3) Explique a segunda estrofe do texto com suas palavras
No texto diz que "este ano será um sucesso se você enfrentar com esportividade as desventuras..." O que será que o autor quer dizer com esta expressão?
4) Na sua opinião, é possível vivenciar todas estas atitudes descritas no texto, no dia-a-dia? Justifique.
5) Procure no dicionário o significado das seguintes palavras:
Intriga:
Intolerância:
Mesquinhez:
Solidariedade:
Agora, escreva frases com estas palavras.
6) Escolha uma parte do texto e faça uma ilustração.
OBS.:
Utilizar o texto no inicio do ano.
Solicitar aos alunos que leiam o texto com a família, conversem sobre ele e elaborem duas regras para uma boa convivência durante o ano.
No outro dia, retomar o texto. Cada aluno lê suas regras e, juntos elaborar as regras da turma.
Lembrem-se:
Estabelecer de 5 a 10 regras no máximo.
Ao longo do trimestre e do ano, as regras devem ir mudando de acordo com a necessidade da turma.
Avaliação:
Quais as regras que nós conseguimos cumprir?
Quais as que devem melhorar?
Que outras regras são necessárias para a nossa turma?
Fonte: Retirado do Grupo Professores Solidários
sábado, 29 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Adorei a ideia. Pegarei emprestada ;) Obrigada =)
Adorei a mensagem e a idéia de trabalho, obrigada!!!!!
Postar um comentário