"O indivíduo frente à ética nacional" foi o tema da redação do Enem 2009. O candidato deveria apresentar uma proposta de ação social, que respeitasse os direitos humanos
Em 2008, a banca elaboradora do Enem deu três possibilidades de ação para preservar a floresta Amazônica. O candidato tinha de escolher uma delas e mostrar seus pontos positivos e negativos. As três possibilidades eram: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou ainda aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar.
O respeito diversidade cultural foi abordado na proposta de redação do Enem 2007. O candidato era convidado a refletir sobre "o desafio de se conviver com as diferenças"
O poder de transformação da leitura foi o tema da dissertação do Enem 2006. O candidato recebeu uma coletânea de textos falando da importância de ler. Sua única restrição era desenvolver uma redação que respeitasse os direitos humanos .
O trabalho infantil foi a proposta de redação do Enem 2005. Na época, mostrava um gráfico, o número de crianças e jovens de 5 a 17 anos que trabalhavam no país somava 5,4 milhões.
Com trecho da Constituição Federal, análise de especialista e de entidades da sociedade civil, o candidato do Enem 2004 tinha de fazer uma dissertação discutindo como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação.
"A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?" Esse foi o tema da dissertação do Enem 2003. O estudante recebeu textos analíticos sobre a violência, além de números sobre os investimentos do Brasil em segurança pública.
A política foi assunto da redação de 2002 do Enem. O candidato devia escrever sobre o seguinte tema:
"O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?".
Em 2001, o candidato que fez Enem era convidado a refletir sobre "desenvolvimento e preservação ambiental". A pergunta a que o candidato devia responder era: "Como conciliar os interesses em conflito?". No decorrer do texto, a banca exigiu que o estudante mostrasse respeito aos direitos humanos.
Os direitos da criança e do adolescente foram o tema da redação do Enem no ano 2000. A proposta cobrava que o candidato se expressasse sobre como enfrentar as situações em que a infância é desrespeitada
Em 1999, o candidato que fez Enem teve de escrever uma dissertação sobre "Cidadania e participação social". Depois de selecionar os argumentos, era necessário escrever uma proposta de ação social.
Na primeira edição do Enem, o candidato devia escrever sobre o tema "Viver e Aprender", com base na letra de música "O que É, o que É", de Gonzaguinha. A letra diz: "Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz". O tema recomendava que o candidato evitasse citar versos da canção.
Fonte:
http://educacao.uol.com.br/album/redacao_enem_album.jhtm#fotoNav=12
Nenhum comentário:
Postar um comentário