quinta-feira, 15 de novembro de 2012

MOSAICO

Mosaico é a técnica de transformar materiais variados em fragmentos diminutos, que posteriormente serão unidos como num quebra-cabeça criando uma figura única.Os materiais podem ser: rochas como o granito, materiais cerâmicos, tesselas de vidro, pedras semipreciosas, seixos, etc.A palavra mosaico origina-se do termo "mosaicon" que significa "musa", algumas fontes traduzem como “paciência das musas". 

Como fazer Mosaico
1. Escolha a peça que vc deseja executar o trabalho.

2. Passe o desenho para a peça escolhida com um papel carbono.
3. Passe a cola branca extra ou a cola para madeira amarela, em cada pastilha e tb no pedadinho de peça na qual a pastilha irá ser colada. Importante, passe aos poucos a cola no local onde a pastilha irá ser colada, pq senão pode secar rapidamente e não dar certo.

4. Vá colando as pastilhas tentando acompanhar o contorno. Isso é importante pois se o contorno não estiver bem feito seu mosaico ficará meio indefinido. Feito o contorno, preencha as partes do motivo.

5. Aguarde secagem por 24 horas para por o rejuntamento. Não coloque em hipotese alguma para secar sob o sol, pq pode rachar o rejunte.

6. Depois de seco, prepare o rejunte conforme instruções do fabricante. O ponto ideal é úmido porém sem água em demasia. Faça o teste da colher: ele não deverá escorrer de sua colher.

7. Retire o excesso de rejunte com uma espátula plástica, ou com um pedaço de papel embrulhado feito um pequena bola.

8. Após retirar o excesso, limpe o rejunte com um tecido úmido no máximo 15 minutos após te-lo aplicado. Com jornal velho vá esfregando sobre o mosaico limpando o rejunte .

Está pronto seu trabalho!


REJUNTE

1. O produto adequado para rejuntar um mosaico não é argamassa, gesso, massa acrilica ou massa corrida. Prefira sempre exclusivamente rejunte flexível de boa procedência, ou seja de uma marca que seja conhecida.

2. O rejunte deve ser preparado no ponto certo - nem muito úmido e nem muito seco. Água em demasia rouba a resistência do rejunte e causa rachaduras no rejuntamento.

3. Cores ideais para rejunte são o cinza e o creme. Se o seu trabalho for de cor clara, prefira as tonalidades de gelo, branco ou creme. Se for colorido ou escuro, o ideal é a tonalidade próxima do cimento, valoriza todas as cores e neutraliza quaisquer imperfeições.

4. As principais razões para o seu rejunte ter rachado podem ser ter sido :
a. Uso de produto vencido ou prestes à vencer.
b. Ao preparar, vc usou muita água.
c. Vc deixou ele no sol para secar mais rápido.
d. Espaçamento inadequado para o tipo de rejunte utilizado.
e. Espaçamento grande e o rejunte não é flexível.

5. Para remediar as rachaduras:
a. Se o rejunte não estiver seco vc pode umidece-lo e rejuntar novamente.
b. Se estiver completamente seco remova o rejunte rachado e refaça o rejuntamento da forma adequada, obedecendo atentamente as instruções do fabricante. Existem no mercado algumas marcas de removedor de rejunte que poderá auxiliar essa restauração. Peça orientação na loja onde vc adquiriu o rejunte.

6. Para cada material existe a cola mais adequada . À cada base utilizada existe a cola mais indicada não importanto o que será colado, mas sim onde será colado. Para bases de pedra , cimentados ou ceramica, o adesivo é a argamassa, para bases de acrilico, resinas acrilicas, para madeiras, cola para madeira, e assim sucessivamente.

7. Para mosaicos em areas externas que ficarão expostas ao tempo, prefira utilizar como base para o mosaico,a placa cimentícia, concreto ou pedra ardosia cinza. Lembre-se que o adesivo a ser usado deverá ser a argamassa.

8. Essas foram dicas básicas para qualquer tipo de mosaico que vc for fazer, seja ele com pastilha de vidro, acrilica, ou azulejos.
Colaboração: Cátia Garcia
 
 
FAZENDO SEU TRABALHO DE MOSAICO:

 
 
 1. Para fazer seus trabalhos, deixe os materiais a serem utilizados em ordem e por perto, assim você não perderá tempo procurando algum material que não está ao seu alcance;

2. Quando for comprar algum material, prefira as lojas que tenham uma grande variedade, pois se você precisar de mais material, encontrá sem maior dificuldade, não comprometendo o término do trabalho.

3. Certifique-se sempre de que os materiais estão no seu prazo de validade, principalmente no caso da cola e do rejunte, que são os principais materias que estragam em um mosaico;

4. Evite acidentes, usando sempre óculos de protecção, principalmente quando for quebrar as peças com o martelo ou cortá-las com o torquêz;

5. Use sempre uma bandeja para acomodar as peças cortadas e limpe a mesa com uma trincha, evitando cortes com caquinhos.

6. A cola mais indicada para superfícies de madeira é a cola branca de rótulo azul, para superfícies de vidro é a borracha de silicone e a mais indicada para superfícies de alvenaria é a argamassa. Porém se o mosaico for ficar exposto ao tempo, devemos utilizar a argamassa para uso externo, piscinas e fachadas, que é muito mais cara que a normal (em média custa 3 vezes o preço da outra);

7. Assim como a argamassa usada em ambientes externos, também devemos usar um rejunte especial pra o mesmo fim, que também custa bem mais caro que o rejunte comum (em média, custa sete vezes mais caro que o comum) e seu prazo de validade é bem mais curto;

8. Ao colocar o rejunte nas peças, use luvas ou uma espátula plástica para proteger suas mãos da agressão que o rejunte provoca na pele;

9. O excesso do rejunte deve ser retirado com uma esponja molhada ou uma flanela também molhada, se depois de seca a peça ainda apresentar resíduos de rejunte, retire-os com um removedor de rejunte, usando uma esponja macia para espaços maiores ou um cotonete para pequenas partes, seguindo sempre as instruções do fabricante do produto.

10. Lembre-se do acabamento nas laterais da peça. Para isso, use a ponta do dedo, um rodinho ou uma espátula pequena.


Fonte: Todos os textos foram retirados do blog fantastico http://delgrande.blogspot.com.br





 


 

3 comentários:

Edna Ribeiro disse...

Amei a criatividade do seu blog.
Venha mostrar para os educadores multiplicadores: http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/ ou clique no banner que está na lateral do blog.
Abraços.

# ESPAÇO LADY ELAINE # disse...

olá !!!

mulher abençoada...
parabéns pelo espaço criativo e construtivo...te seguindo espero que me aprove pois quero voltar, posso?

boa semana, na presença de DEUS !!!!

beijokas...

Unknown disse...

A orientação sobre o rejunte é ótima! Gostaria de saber se existe algum curso de Mosaico na cidade de São Vicente - litoral paulista