sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Ficha de Observação - Educação Infantil

Ficha de Observação

Aluno (a):
Data de Nascimento:
Idade:
Filiação:
Série:
Turno:
Professora:

Legenda:
N – Não
S – Sim
ED – Em desenvolvimento
NT – Não Trabalhado

I – LINGUAGEM

O aluno é capaz de:
a) Completar frases:
b) Relacionar objetos a desenhos nomeando-os corretamente
c) Expressar-se livremente através de respostas completas
d) Analisar, questionar e inventar histórias
e) Dramatizar ou fazer mímica após ouvir uma história
f) Relacionar causas e cenas analisadas
g) Reconhecer as vogais
h) Reconhecer o alfabeto
i) Reconhecer o próprio nome
j) Escrever o seu nome sem copiar


II – MATEMÁTICA

O aluno é capaz de:
a) Formar conjuntos com objetos ou gravuras
b) Seqüenciar conjuntos, identificando os equivalentes
c) Representar graficamente linhas abertas e fechadas
d) Contar objetos livremente, nomeando as quantidades
e) Acrescentar objetos a conjuntos, de acordo com a quantidade
f) Reconhecer em qualquer circunstância diferenças quanto ao tamanho: grande/pequeno
g) Se localiza em relação a sala de aula (dentro/fora, perto/longe)
h) Separar objetos iguais quanto às cores
i) Reconhecer numerais de 0 a 5
j) reconhecer numerais de 0 a 9

III- SENSORIAL

1- Percepção Visual
O aluno é capaz de:
a)Identificar todas as cores trabalhadas
b) Escolher a cor a pedido da professorac) Reconhecer as formas: círculo, quadrado, triângulo, retângulo
d) Memorizar objetos observados
e)Relacionar objetos aos lugares que ocupam
f) Completar as figuras
g) Reconhecer “figura-fundo”


2- Percepção auditiva
O aluno é capaz de:
a) Localizar a direção do som
b) Perceber, livremente, os sons
c) Memorizar sons e reproduzi-los, quando solicitado
d) Fazer silêncio a pedido da professora

3- Percepção tátil
O aluno é capaz de:

a) Identificar pelo tato:
Liso/ áspero
Grosso/ fino
Mole/ duro
Quente/ frio
Seco/ molhado

b) Identificar e diferenciar pelo tato
Massinha
Algodão

4- Percepção olfativa
O aluno é capaz de:
a) sentir diferentes odores
b) identificar e nomear odores
c) vivenciar o movimento de inspiração
d) Identificar perfumes

5- Percepção Gustativa
O aluno é capaz de:
a) Nomear diferentes alimentos
b) Discriminar:
Doce (açúcar)/ salgado (sal)
Azedo/doce
Quente/frio
c) experimentar alimentos desconhecidos

6- Percepção temporo-espacial
O aluno é capaz de:

a)Identificar a própria posição em relação a objetos (perto/longe)
b) Identificar a própria posição em relação a determinada área (dentro/fora)
c) Desloca-se no espaço em relação a outra pessoa (em frente/atrás/ ao lado)

IV- PSICOMOTRICIDADE

1- Grandes Músculos
O aluno é capaz de:
a) saltar com os dois pés
b) pular com um pé só
c) andar agachadinho
d) andar de joelhos
e) passar por baixo de objetos ou pessoas
f) arremessar a bola:
Acertando o alvo
Com as duas mãos (lavadeira)
Por cima da cabeça com as duas mãos
Com uma mão (tênis)

g) agarrar a bola
h) correr alternando os pés
i) correr com obstáculos, no chão ou no próprio corpo
j) Rolar lateralmente bem esticado
l) Rastejar de decúbito dorsal
m) rastejar de decúbito ventral

2- Pequenos músculos
O aluno é capaz de:
a) Rasgar o papel
b) Cortar papel com a utilização da tesoura
c) amassar bolas de papel de qualquer espessura
d) Trabalhar com tinta ou cola
e) Criar objetos com massinha
f) Dominar dedos das mãos

3- Esquema corporal
O aluno é capaz de:

a) Reconhecer e dominar as possibilidades de movimentos das seguintes partes do corpo:
Pernas
Braços
Pestanas e sobrancelhas
Umbigo
Joelho
Cotovelo
Calcanhar
Unhas

V- CIÊNCIAS / HIGIENE/ SAÚDE
O aluno é capaz de:
a) Manter a limpeza da sala de aula, em seus objetos pessoais e em seu próprio corpo
b) Lavar, por sua própria iniciativa, objetos que caíram no chão
c) Reconhecer a importância dos elementos naturais em nossa vida (água, terra, fogo, ar)

VI- ESTUDOS SOCIAIS/ HÁBITOS E ATITUDES
O aluno é capaz de:

a) respeitar os hábitos de rotina propostos pela professora seguindo-os por iniciativa própria
b) respeitar os amigos e professoras
c) Reagir as ações não cordiais de outras crianças
d) Participar com interesse das festas escolares
e) Ter habito de sociabilidade
f) ser espontâneo
g) ser criativo
h) ser companheiro(a)
i) ser líder

VII- DESENVOLVIMENTO SÓCIO-EMOCIONAL
O aluno é capaz de:
a) Ser cooperativo e solidário
b) Manter equilíbrio, quando presencia outro amigo chorando
c) Chorar quando vê outros chorando também
d) Se surpreender com situações (tristes, alegres)
e) Ser amigo quando outro precisa dele
f) Ser seguro e autoconfiante
g) Adaptar-se a situações novas


NÍVEL DE MATURIDADE

( ) Muito bom ( )Bom ( ) em desenvolvimento ( ) Desenvolvimento incompleto

OBS:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Assinaturas Bimestres Professora Coordenação/ Direção Responsável
1º Bim.



2º Bim



3º Bim



4º Bim



Um comentário:

Unknown disse...

gostei muito da sua ficha de observação. Sou grata por vc permitir as outras pessoas olhar e ter uma noção de que estamos buscando. Que continue te iluminando e abençoando. Bjs