PORTFÓLIO
Algumas definições:
- Documento estruturado em que alunos estagiários descrevem e procuram analisar experiências significativas que tenham tido antes e durante a formação, que pode incluir um registro biográfico das experiências como estudantes, registros escritos de suas experiências em diferentes cursos, diário de acontecimentos significativos etc..(Marcelo, 1998,p.59)
- Um portfófio é muito mais que um arquivo cheio de coisas. É uma coleção sistemática e organizada de evidências usadas pelos docentes e alunos para acompanhar o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo do aluno numa área específica.(Vaurus,1990,apud Daníelson e Abrutyn.1997).
- É, caracteristícamente, uma compilação de vários trabalhos produzidos e colecionados durante a experiência universitária do estudante, juntamente com ensaios auto-reflexivos escritos especialmente para o portfólio. Os trabalhos são usados para demonstrar habilidades específicas, competências e valores que sejam consistentes com as metas e objetivos do programa e da universídade.(Dey e Fenty,1997).
Podemos adaptar uma definição para a Educação:
-Documento estruturado, sistematizado e organizado que tem como objetivo registrar atividades significativas, por meio das quais o professor acompanhará o desenvolvimento cognitivo, emocional, psicomotor do aluno.
É necessário acrescentar que o portfólio também é um instrumento de avaliação para o professor, pois o mesmo oferece a oportunidade de reflexão de suas ações, permitindo uma intervenção mais eficiente em sua prática.
Assim, poderão ser contemplados os trabalhos de alunos em diferentes estágios ou níveis (desde o aluno que está acompanhando muito bem até aquele que apresenta muitas dificuldades).
Como elaborar um portfólio?
A elaboração de um portfólio é um momento de auto- avaliação e reflexão que permite desenvolver habilidades para avaliar o seu próprio trabalho e suas experiências . E todas as informações devem ser seguidas de análises e comentários.
Um portfólio deve conter alguns elementos como: nome da instituição, nome do professor, sumário (a ordem que se encontra o trabalho); introdução (é uma justificativa, nela você explica o que é o trabalho.a sua importância...); desenvolvimento (as ações em si) e conclusão (é a parte onde deve-se fazer as considerações finais com relação ao portfólio).
É considerado um documento dinâmico, está sempre num processo de mudanças e aperfeiçoamentos, portanto deve ser atualizado com freqüência, sempre que se justifique.
PORTFÓLIO DO ALUNO
O portfólio do aluno deve conter:
• Atividades que sejam relevantes, permitindo ao professor acompanhar o processo de aquisição da aprendizagem do aluno.
• Comanda bem clara da atividade.
• Data em que foi realizada a atividade.
• Dificuldades apresentadas pelo aluno.
• Encaminhamentos que serão dados para que o aluno avance.
O portfólio do aluno não precisa necessariamente ser todo decorado, enfeitado, com estrelinhas e tudo mais, basta apenas ter as informações necessárias que possibilitem ao professor e a equipe escolar visualizarem os avanços e necessidades de cada aluno.
(elaboração e colaboração dos Atps : Jacob e Vitória
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