REALIZANDO UMA SONDAGEM AS INVESTIGAÇÕES SOBRE A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA PERMITEM AO PROFESSOR ATUAR COMO MEDIADOR NO PROCESSOR ENSINO-APRENDIZAGEM E FORNECER PISTAS PARA O APRENDIZ TORNAR-SE ALFABÉTICO.
NESSE PROCESSO, A SONDAGEM DIAGNÓSTICA CAPACITA O EDUCADOR A CONHECER AS HIPÓTESES DAS CRIANÇAS ENVOLVIDAS. PARA REALIZAR UMA SONDAGEM ESCOLHE-SE QUATRO PALAVRAS (UMA POLISSÍLABA, UMA TRISSÍLABA, UMA DISSÍLABA E UMA MONOSSÍLABA, NESTA ORDEM) E UMA FRASE DE UM MESMO CAMPO SEMÂNTICO. UMA DAS PALAVRAS DITADAS ANTERIORMENTE DEVE APARECER NESTA FRASE.
EXEMPLO: Lista de animais
DINOSSAURO
JACARÉ
GATO
BOI
O GATO DORMIU NA SALA.
O GATO DORMIU NA SALA.
Evitar palavras com sílabas contíguas, tipo urubu
PEDE-SE ENTÃO, PARA QUE A CRIANÇA (atividade individual) ESCREVA DO JEITO QUE SOUBER. É IMPORTANTE PEDIR PARA QUE ELA LEIA, APONTANDO AS LETRAS E OS SINAIS CORRESPONDENTES À FALA. A PARTIR DO MATERIAL INVESTIGADO EM UMA SONDAGEM, PODE-SE REFLETIR SOBRE O PENSAMENTO DA CRIANÇA E PERCEBER SUA HIPÓTESE LINGUÍSTICA.
COMO A SONDAGEM DEVE SER UTILIZADA
* INSTRUMENTO PARA ANALISAR AS HIPÓTESES DA CRIANÇA A PARTIR DE ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS, COLOCANDO A CRIANÇA DIRETAMENTE EM CONTATO COM O DESAFIO DE ESCREVER.
* SUBSÍDIO PARA O PROFESSOR;
* INSTRUMENTALIZADOR DO PROCESSO;
* CONHECER O QUE A CRIANÇA PENSA DE FORMA GERAL SOBRE A ESCRITA, QUAL A LÓGICA QUE UTILIZA NAQUELE MOMENTO PARA ESCREVER;
* ANALISAR AS HIPÓTESES DAS CRIANÇAS A PARTIR DE UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA, QUE FAZ PARTE DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADE, ELA SABE POR QUE E PARA QUE ESTÁ ESCREVENDO,TENDO UMA FUNÇÃO SOCIAL;
* COLECIONAR PRODUÇÕES DAS CRIANÇAS:COM ESSE MATERIAL É POSSÍVEL FAZER UM ACOMPANHAMENTO PERIÓDICO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA E FORMULAR INDICADORES QUE PERMITAM TER UMA VISÃO DA EVOLUÇÃO DA HIPÓTESE DE ESCRITA DA CRIANÇA AO LONGO DO PROCESSO.
OBJETIVOS DA SONDAGEM
OBJETIVOS DA SONDAGEM
*INSTRUMENTO PARA MAPEAR O CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS SOBRE A ESCRITA;
* REORIENTAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA;
*MATERIAL DE PESQUISA PARA DEFINIR AS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES;
* ELABORAR SEU PLANEJAMENTO, PROPONDO SITUAÇÕES CAPAZES DE GERAR NOVOS AVANÇOS NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS;
*OBTER DADOS SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CADA CRIANÇA.
Sugestões de Campos semânticos para diagnóstico: Não esqueça a frase
Partes do corpo
Sugestões de Campos semânticos para diagnóstico: Não esqueça a frase
Partes do corpo
sombrancelha
cabeça/barriga/orelha
perna/braço/dedo/unha
pé/mão
O menino machucou o dedo.
Material escolar
lapiseira/apontador
caderno/caneta/massinha/mochila
livro/lápis/papel/cola
giz
O lápis é amarelo.
Animais
Animais
mariposa/dinossauro/rinoceronte
formiga/esquilo/coelho
tigre/onça/urso
cão/rã
O tigre está na floresta.
Flores
crisântemo
begônia
rosa
lis
Gosto muito de rosa.
Alimentos
espaguete
açúcar
leite
sal
O leite está quente.
Festa Junina
Festa Junina
bandeirinha
pipoca
bingo
som
Gosto de comer pipoca.
Na sala tem
Na sala tem
computador
estante
sofá
som
Vou deitar no sofá.
Doces
Doces
gelatina/brigadeiro/pirulito
paçoca/geléia
pudim/torta
mel/bis
Meu pirulito acabou.
Higiene
Higiene
sabonete
escova
talco
gel
Minha escova é nova.
Temperos
Temperos
cebolinha
pimenta
alho
sal
Não gosto de pimenta.
Ferramentas
furadeira
martelo
chave
pá
Ferramentas
furadeira
martelo
chave
pá
A chave caiu.
Brinquedos
escorregador
boneca
bola
pá
Brinquedos
escorregador
boneca
bola
pá
A bola é pequena.
Sentimentos
felicidade
carinho
amor
paz
Sentimentos
felicidade
carinho
amor
paz
Gosto de carinho.
Bebidas
vitamina
refresco
café
chá
Bebidas
vitamina
refresco
café
chá
A vitamina é de morango.
Escritório
grampeador/computador
caneta
mesa/papel
clips
Escritório
grampeador/computador
caneta
mesa/papel
clips
A caneta é azul.
Família
afilhado
madrinha
sogra
mãe
Família
afilhado
madrinha
sogra
mãe
A madrinha chegou.
Utensílios de limpeza
aspirador
vassoura
balde
pá
Utensílios de limpeza
aspirador
vassoura
balde
pá
O aspirador quebrou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário