terça-feira, 25 de novembro de 2008

Sondagens


REALIZANDO UMA SONDAGEM AS INVESTIGAÇÕES SOBRE A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA PERMITEM AO PROFESSOR ATUAR COMO MEDIADOR NO PROCESSOR ENSINO-APRENDIZAGEM E FORNECER PISTAS PARA O APRENDIZ TORNAR-SE ALFABÉTICO.
NESSE PROCESSO, A SONDAGEM DIAGNÓSTICA CAPACITA O EDUCADOR A CONHECER AS HIPÓTESES DAS CRIANÇAS ENVOLVIDAS. PARA REALIZAR UMA SONDAGEM ESCOLHE-SE QUATRO PALAVRAS (UMA POLISSÍLABA, UMA TRISSÍLABA, UMA DISSÍLABA E UMA MONOSSÍLABA, NESTA ORDEM) E UMA FRASE DE UM MESMO CAMPO SEMÂNTICO. UMA DAS PALAVRAS DITADAS ANTERIORMENTE DEVE APARECER NESTA FRASE.

EXEMPLO: Lista de animais

DINOSSAURO
JACARÉ
GATO
BOI
O GATO DORMIU NA SALA.

Evitar palavras com sílabas contíguas, tipo urubu

PEDE-SE ENTÃO, PARA QUE A CRIANÇA (atividade individual) ESCREVA DO JEITO QUE SOUBER. É IMPORTANTE PEDIR PARA QUE ELA LEIA, APONTANDO AS LETRAS E OS SINAIS CORRESPONDENTES À FALA. A PARTIR DO MATERIAL INVESTIGADO EM UMA SONDAGEM, PODE-SE REFLETIR SOBRE O PENSAMENTO DA CRIANÇA E PERCEBER SUA HIPÓTESE LINGUÍSTICA.

COMO A SONDAGEM DEVE SER UTILIZADA

* INSTRUMENTO PARA ANALISAR AS HIPÓTESES DA CRIANÇA A PARTIR DE ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS, COLOCANDO A CRIANÇA DIRETAMENTE EM CONTATO COM O DESAFIO DE ESCREVER.
* SUBSÍDIO PARA O PROFESSOR;
* INSTRUMENTALIZADOR DO PROCESSO;
* CONHECER O QUE A CRIANÇA PENSA DE FORMA GERAL SOBRE A ESCRITA, QUAL A LÓGICA QUE UTILIZA NAQUELE MOMENTO PARA ESCREVER;
* ANALISAR AS HIPÓTESES DAS CRIANÇAS A PARTIR DE UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA, QUE FAZ PARTE DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADE, ELA SABE POR QUE E PARA QUE ESTÁ ESCREVENDO,TENDO UMA FUNÇÃO SOCIAL;
* COLECIONAR PRODUÇÕES DAS CRIANÇAS:COM ESSE MATERIAL É POSSÍVEL FAZER UM ACOMPANHAMENTO PERIÓDICO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA E FORMULAR INDICADORES QUE PERMITAM TER UMA VISÃO DA EVOLUÇÃO DA HIPÓTESE DE ESCRITA DA CRIANÇA AO LONGO DO PROCESSO.


OBJETIVOS DA SONDAGEM

*INSTRUMENTO PARA MAPEAR O CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS SOBRE A ESCRITA;
* REORIENTAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA;
*MATERIAL DE PESQUISA PARA DEFINIR AS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES;
* ELABORAR SEU PLANEJAMENTO, PROPONDO SITUAÇÕES CAPAZES DE GERAR NOVOS AVANÇOS NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS;
*OBTER DADOS SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CADA CRIANÇA.


Sugestões de Campos semânticos para diagnóstico: Não esqueça a frase


Partes do corpo

sombrancelha
cabeça/barriga/orelha
perna/braço/dedo/unha
pé/mão
O menino machucou o dedo.

Material escolar

lapiseira/apontador
caderno/caneta/massinha/mochila
livro/lápis/papel/cola
giz
O lápis é amarelo.

Animais

mariposa/dinossauro/rinoceronte
formiga/esquilo/coelho
tigre/onça/urso
cão/rã
O tigre está na floresta.

Flores

crisântemo
begônia
rosa
lis
Gosto muito de rosa.


Alimentos

espaguete
açúcar
leite
sal
O leite está quente.

Festa Junina

bandeirinha
pipoca
bingo
som
Gosto de comer pipoca.

Na sala tem

computador
estante
sofá
som
Vou deitar no sofá.

Doces

gelatina/brigadeiro/pirulito
paçoca/geléia
pudim/torta
mel/bis
Meu pirulito acabou.

Higiene

sabonete
escova
talco
gel
Minha escova é nova.

Temperos

cebolinha
pimenta
alho
sal
Não gosto de pimenta.

Ferramentas
furadeira
martelo
chave
A chave caiu.

Brinquedos
escorregador
boneca
bola
A bola é pequena.

Sentimentos
felicidade
carinho
amor
paz
Gosto de carinho.

Bebidas
vitamina
refresco
café
chá
A vitamina é de morango.


Escritório
grampeador/computador
caneta
mesa/papel
clips
A caneta é azul.

Família
afilhado
madrinha
sogra
mãe
A madrinha chegou.

Utensílios de limpeza
aspirador
vassoura
balde
O aspirador quebrou.

Nenhum comentário: