terça-feira, 25 de novembro de 2008

Sou um professor

SOU UM PROFESSOR...

Nasci no momento em que uma pergunta saltou da boca de uma criança!
Tenho sido muitas pessoas em muitos lugares.
Sou Sócrates, estimulando a juventude de Atenas; sou Esopo em suas muitas estórias; sou Anísio Teixeira lutando pela democratização da educação!Os nomes daqueles que exerceram a minha profissão constituem uma galeria da fama da humanidade: Sócrates, Confúcio, Paulo Freire, Emilia Ferreiro, Moisés, Jesus...
Sou também aqueles nomes e rostos que já foram esquecidos, mas cujas lições e cujo caráter serão para sempre lembrados nas realizações dos que educaram.
No decorrer de um dia já fui chamado para ser artista, amigo, enfermeiro, medico, treinador; tive de encontrar objetos perdidos, emprestar dinheiro; fui psicólogo, substituto de pai e mãe, vendedor político e guardião da fé.
Eu sou um paradoxo, sou um caçador de tesouros, dedicado em tempo integral a procura de novas oportunidades para os meus alunos, buscando sempre descobrir seu potencial as vezes enterrado sob o sentimento do fracasso.
Sou o mais afortunado de todos trabalhadores!
Um médico pode trazer a vida num só momento mágico. A mim me e dado cuidar para que a vida renasça a cada dia com novas perguntas, melhores idéias e amizades mais sólidas.
Um arquiteto sabe que, se construir com cuidado, sua estrutura pode durar séculos, mas não é eterna. Um professor sabe que se construir com amor de verdade, sua obra com certeza durará para sempre.
Sou um guerreiro que luta todos os dias contra a pressão econômica, a negatividade, o medo, o conformismo, a apatia e a ignorância. Mas tenho grandes aliados: a vontade de vencer, a inteligência, a curiosidade, a individualidade, a coletividade, a criatividade, a fé e o amor.
E assim, tenho um passado rico em recordações. Tenho um presente desafiador, cheio de aventuras e alegrias, porque me e dado passar todos os dias com o futuro...
Sou UM PROFESSOR e agradeço ao Mestre dos Mestres, todos os dias por isso.



Fonte: Revista Nova Escola

Nenhum comentário: