terça-feira, 9 de dezembro de 2008

ROTINA NA AULA SOCIOCONSTRUTIVISTA

1. Leitura compartilhada
O professor lê todos os dias para os alunos, vários tipos de textos como: notícias, contos, poesias, histórias, fábulas, etc.
Lê por prazer, sem cobrar atividades nenhuma após esta leitura.

Objetivos:
Professor enquanto modelo de leitor.
Desenvolver no aluno o prazer pela leitura.

2. Roda de conversa
Professor e alunos conversam sobre assuntos variados.

Objetivos:
Desenvolver no aluno a competência/oralidade.
Falar o que pensa em grupos diversos, ouvir e respeitar as falas e pensamento de outras pessoas, dialogando, trocando, sendo crítico, etc.

Pode-se propor ao final o registro num texto coletivo do assunto debatido. O texto deve ser curto ( de preferência um parágrafo).
Sugestão: Criar caixas na sala com temas variados e neste momento, um destes temas, uma notícia, por exemplo, é sorteada.

3. Agenda
Atividade de cópia de texto com função social na língua (letramento).

Objetivos:
Desenvolver técnicas de escrita (escrever da esquerda para a direita na linha, com capricho, etc.), além de registro diário das atividades realizadas durante a aula para acompanhamento dos pais.

4. Atividades de leitura
Esta atividade e imprescindível para a alfabetização. Todos os dias os alunos deverão desenvolvê-la. Lembre-se o bom escritor é antes um bom leitor. Deve ser realizada preferencialmente com textos que já sejam do domínio dos alunos que ainda não sabem ler convencionalmente.

Objetivos:
Ler quando ainda não sabe ler (convencionalmente).
Ajustar o falado ao escrito.
Desenvolver a leitura.

Atividades de leitura:
Leitura de ajuste, localizar palavras no texto (iniciar com substantivos)
Ordenação de textos (frases, palavras)
Palavras cruzadas
Caça-palavras
Adivinhas
Localização de palavras nos textos
Roda de leitura
Roda de poesia
Empréstimo de livros
Projetos de leitura, etc.

É fundamental que intervenções tais como o trabalho com a letra inicial e final das palavras sejam feitas constantemente.

5. Atividades de escrita
Só se aprende ler, lendo e só se aprende a escrever, escrevendo. Cópia é uma coisa, produção de escrita é outra. Na atividade de escrita, a criança escreve do jeito que ela sabe (hipótese de escrita) e o professor faz intervenções necessárias em relação à escrita, direto com o aluno.

Objetivos:
Avançar na reflexão da Língua.
Resolver a letra a ser usada (qualidade de letra), quantas letras usar (quantidade de letras). Escrever textos com sentido (inicio, meio e fim)
Revisar ortografia e gramática, etc.

Atividades de escrita:
Propor atividades de escrita com o alfabeto móvel completar textos (lacunas no início ou no final da frase)
Produção escrita de textos individuais e coletivos (listas, histórias, contos, etc.)
Reescrita de texto que se sabe de cor
Revisão de textos
Palavras cruzadas (sem banco de palavras), etc.

6. Atividade móvel
Este espaço é para que cada professor trabalhe de acordo com sua turma, jogos matemáticos, sala de leitura; Ciências, Estudos Sociais, Recreação e Artes.
É importante lembrar que nosso dia-a-dia escola, devemos estar desenvolvendo atividades de caráter interdisciplinar e transdisciplinar.

7. Atividade de casa
A atividade de casa é alvo de dúvidas e críticas por parte dos pais e dos professores (ou porque não tem "dever de casa" ou porque tem “dever de casa” demais ou porque “os alunos não fazem o dever”, etc.). O ideal é que a atividade de casa, planejada com antecedência, seja um desafio interessante, difícil, mas possível, que o aluno possa resolver sozinho.

Objetivo: Criar o hábito de estudar fora da escola, desenvolver a autonomia e a auto-aprendizagem.

Atividades de casa
- Cruzadinha
- Caça-palavras
- Empréstimo de livros (6◦ feira trazer na 2◦ feira)
- Leitura de textos e posterior ilustração
- Coletar rótulos
- Ler algo interessante e trazer para sala de aula
- Coletar materiais de sucata
- Observar fenômenos da natureza para posterior relato, pesquisas orais e escritas, etc.

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