Aprendemos coisas diferentes de maneiras diferentes
§ Aprendemos a andar de bicicleta, a fazer um nó e a dirigir, exercitando, treinando, repetindo a ação tantas vezes quantas for necessário.
§ Aprendemos a lógica do sistema de numeração decimal, o processo da fotossíntese, a relação entre relevo e clima, em um processo de elaboração pessoal, pois essas aprendizagens envolvem conceitos.
§ Aprendemos a ser solidários, a ajudar os colegas, a não jogar lixo na rua, vivenciando atos significativos desses valores e atitudes: convivendo com pessoas que agem dessa forma.
§ Trabalhar em grupo não se aprende apenas pelo discurso a respeito do que é trabalhar em grupo. Uma das variáveis mais importantes nesse tipo de aprendizagem na escola é a coerência entre o discurso e a ação do professor.
§ É preciso que esse tipo de organização da classe seja freqüente durante as aulas, e que os alunos possam participar de um ambiente no qual de fato sejam vivenciados os comportamentos requeridos pela natureza do trabalho em grupo:
- respeito às idéias dos colegas;
- estabelecimento de acordos;
- compromisso com a tarefa;
- resolução de conflitos por meio de diálogo.
De nada adiantará o discurso, se o professor não agir de forma coerente com os valores e atitudes que pretendemos ensinar
Nenhum comentário:
Postar um comentário