segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Material Pedagógico




Encontrei essa listagem no blog http://vihema.blogspot.com/


Visitem o blog que vale muuuito a pena!


1- Calendário (cartaz com a escrita dos numerais de forma visivel)

Objetivos:

Desenvolver a noção de tempo(ano-mês-semana-dia-manhã-tarde-noite-passado-presente-futuro)

Reconhecimento de numerais.

Representação de numerais em sequência.

Noção de antecessor e sucessor.

Percepção de numerais como símbolos que representam quantidade (número) e acontecimentos (noção do tempo).

Resolução de situações problema.


2- Cartaz de Frequência

Objetivos:

Acompanhar, junto à turma, a frequência dos alunos.

Proporcionar a cada aluno a avaliação da sua própria frequência.

Encaminhar casos de alunos que apresentam infrequentes.

Levar o aluno a perceber o nome como uma palavra composta por letras e sílabas.

Ressaltar a importância de cada aluno no grupo.


3- Ficha de numerais (material para cada aluno).

Objetivos:

Reconhecimento de numerais formados por um ou mais algarismos.

Desenvolver a noção de antecessor e sucessor, maior e menor ordem crescente e decrescente, acima e abaixo de, entre, próximo e distante de.

Desenvolver a noção de numeral (símbolo) e número (quantidade).


4- Cartaz "Quantos Somos"

Objetivo:

Desenvolver a noção de adição e subtração envolvendo a idéia de: a mais e menos que, mais e menos que, soma de parcelas, subtração de partes.


5- Cartaz de Sequência numérica

Objetivos:

Reconhecimento de numerais ( Percepção dos numerais que representam dezenas exatas, dos antecessors às dezenas exatas).

Visualização para assimilação da sequência numérica.

Relacionar numerais (símbolo) à número (quantidade).

Desenvolver a noção de antecessor e sucessor, maior e menor, acima e abaixode, entre, depois e antes de, mais próximo e mais distante de.


6- Alfabeto móvel

Objetivo:

Proporcionar atividades para que o aluno avance em relação ao nível da escrita.


7- Alfabeto de parede

Objetivo:

Reconhecimento das letras do alfabeto no que se refere ao nome-desenho-som.


8- Ficha do nome completo

Objetivos:

esenvolver atividades referentes ao nome próprio.

Ressaltar a importância do nome na formação da identidade.

Desenvolver no aluno a escrita correta do seu nome.


9- Material para leitura (revistas e livros)

Objetivos:

Desenvolver atividades que envolvem recortes.

Material de apoio ao professor frente à correção individual de atividade.

Desenvolver projetos de leitura.


10- Material para contagem

Objetivos:

Resolução de problemas matemáticos.

Representação de quantidades.

Desenvolver a noção de adição e subtração.

Relacionar número e numeral.


11- Cartaz dos aniversariantes do mês

Objetivos:

Relacionar numerais ao acontecimentos significativos (noção de tempo).

Considerar aspectos importantes para a formação da identidade (data do meu nascimento). Interação social- Relacionamento afetivo - Entrosamento entre os colegas.

Desenvolver a noção de tempo (ano-mês-semana-dia-manhã-tarde-noite-passado-presente-futuro).

Reconhecimento de numerais.

Construção do conceito de números (quantidade).

Representação de numerais como: símbolo social, quantidade.

Resolução de situação problema envolvendo a ideia de adição e subtração.

Ressaltar aspectos importantes na formação da identidade.


12- Caderno para fixação de teste dos alunos ( material para cada aluno)

Objetivos:

Registro das atividades dos alunos para apresentação em dia de reunião de pais. Acompanhamento do desenvolvimento dos alunos. Obs: os cadernos devem ser encapados e guardados no armário da professora.


13- Três cadernos para o professor ( Reunião pedagógica, registro do desenvolvimento dos alunos e plano de aula)

Objetivos:

Acompanhamento dos assuntos discutidos em reunião pedagógica e administrativa.

Organização dos planejamentos diários.

Registro do desenvolvimento dos alunos.


14- Caixas encapadas para guardar o material de uso coletivo

Objetivos:
Apresentar aos alunos parâmetros para a organização.

Proporcionar condições para desenvolver nos alunos a responsabilidade frente ao uso de materiais que pertencem ao coletivo.


E outros... Atendendo a necessidade de cada turma!



Ideias retiradas do blog http://dvmagda.blogspot.com/

Um comentário:

Carla disse...

adorei as libelulas que vc colocou ...como vc pode perceber amooooooooooo libelulas acho elas muito interessantesssssss

obrigada!!!!!!!!!

clara libe