3 - QUESTÃO DESENCADEADORA:
A partir da caixa surpresa, fazer suspense, balançar, perguntar o que será que tem dentro? Questionar quanto: ao peso, a forma, o cheiro (essência de mel), ao som..., Deixando a curiosidade dos alunos aguçada. Então, mostrar aos pouquinhos o conteúdo da caixa e perguntar: Já sabe o que é?
Apresentar a abelhinha, perguntando: quem sabe o nome dela?
Então contar a História da “A abelha abelhuda.” Da editora FTD.
4 – CONTEÚDOS NORTEADORES:
Como as abelhinhas se locomovem?
Onde as abelhas vivem?
As abelhas têm patas? Quantas?
Para que servem suas asinhas?
Que cores as abelhas tem?
As abelhas mordem?
Do que as abelhas se alimentam?
O que produzem?
Será que o mel é gostoso?
Para que serve o mel?
As abelhas são todas iguais?
5 – OBJETIVOS:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
· Pesquisar em livros, enciclopédias, revistas e jornais, assuntos relacionados com os projetos;
· Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
· Expressar-se;
· Identificar os personagens das leituras realizadas (interpretação de texto);
· Realizar interpretações orais, observando a seqüência lógica dos fatos;
MATEMÁTICA:
· Identificar as cores primárias e algumas secundárias; (preto e amarelo)
· Estabelecer relações de: cheio/vazio, em cima/em baixo, perto/longe, pequeno/grande, leve/pesado;
· Fazer relatórios individuais e em grupos dos jogos e atividades propostas;
· Seqüenciar fatos;
· Classificar objetos por um atributo (cor, forma ou tamanho);
· Manipular e explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc;
NATUREZA E SOCIEDADE:
· Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula;
· Caracterizar as abelhas conforme interesse do grupo;
· Reconhecer a importância das abelhas para a preservação do meio ambiente;
· Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
· Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre as abelhas;
ARTES VISUAIS:
· Utilizar o dedo para realizar as colagens;
· Utilizar carimbos para explorar as tintas;
· Fazer uso dos pincéis do tipo grosso, de maneira adequada;
· Pequenas dramatizações com fantoches;
· Participar de mímicas das músicas;
· Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
· Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
· Estimular o cuidado com os materiais;
SÓCIO AFETIVO:
· Criar combinações para o desenvolvimento da rotina; respeitar regras pré-estabelecidas;
· Esperar sua vez de expor idéias e pensamentos;
· Ouvir os que os colegas têm para falar;
· Solucionar de maneira pacífica os conflitos surgidos durante o dia;
· Desenvolver de maneira tranqüila trabalhos em grupo;
· Valorizar sentimentos de: arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo;
MOVIMENTO:
Grandes Movimentos:
· Participar de brincadeiras com pequenas regras;
· Vivenciar diferentes sensações, objetivando o aprimoramento da coordenação motora ampla com diversos materiais, tais como. Balões, caixas, garrafas, corda, cadeiras;
· Locomover-se pela escola com mobilidade;
· Reconhecer as suas próprias capacidades motoras e possibilidades cinéticas.
Pequenos Movimentos:
· Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc..., para o uso de objetos diversos;
· Encaixar objetos por tamanho;
· Rasgar, amassar e picar materiais com texturas e tamanhos diferentes;
· Modelar livremente com massinhas e argila;
· Utilização adequada dos talheres (colher) e copo, durante as refeições;
MÚSICA:
· Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
· Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
6 – ATIVIDADES PREVISTAS:
· Conversas na rodinha;
· Levantar questionamentos;
· Observar revistas, materiais concretos, livrinhos de história...;
· Solicitar pesquisa;
· Jogos lógicos matemáticos;
· Atividades, brincadeiras e jogos;
· Pinturas diversas;
· Amassar, rasgar e colar;
· Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
· Desenho livre;
· Confecção com sucata;
· Histórias contadas;
· Confecção de máscaras;
· Confecção da coroa da abelha rainha;
· Pinturas de flores para montar um jardim;
O que ela faz no jardim? Ela colhe o pólen - um pozinho amarelo - e o néctar - um líquido bem docinho - e leva para a colméia. Lá, tudo se transformará em alimento. Puro ou na forma de mel.
Toda colméia tem uma abelha-rainha. Uma rainha que a mãezinha de todas. Tem muito trabalho. Ela chega a botar mais de dois mil ovos por dia.
Uma abelha vive 45 dias e, nesse período, ela faz de tudo.
Assim, nas colméias, encontramos abelhas com muitas profissões: abelha faxineira, abelha babá, abelha soldado, abelha pedreiro. Tem até a abelha ventilador que agita suas asas para deixar bem fresquinho o interior da colméia.
As abelhas estão cheias de números pares: duas antenas (que servem de nariz), duas mandíbulas, quatro asas e seis patas. Seu mel é muito apreciado pelos homens. E também por outras abelhas, camundongos e, em certos países, até pelos ursos.
Mas elas não são úteis só porque fabricam o mel. Quando passam pelas flores levam o pólen de uma parte à outra, ajudando para que surjam mais flores e frutos.
Os homens, que não são bobos nem nada, descobriram que podiam criar abelhas. Fazem isso há mais de 4 mil anos.
E gostam tanto do resultado que um dos momentos mais felizes de suas vidas eles chamam de lua-de-mel.
A partir da caixa surpresa, fazer suspense, balançar, perguntar o que será que tem dentro? Questionar quanto: ao peso, a forma, o cheiro (essência de mel), ao som..., Deixando a curiosidade dos alunos aguçada. Então, mostrar aos pouquinhos o conteúdo da caixa e perguntar: Já sabe o que é?
Apresentar a abelhinha, perguntando: quem sabe o nome dela?
Então contar a História da “A abelha abelhuda.” Da editora FTD.
4 – CONTEÚDOS NORTEADORES:
Como as abelhinhas se locomovem?
Onde as abelhas vivem?
As abelhas têm patas? Quantas?
Para que servem suas asinhas?
Que cores as abelhas tem?
As abelhas mordem?
Do que as abelhas se alimentam?
O que produzem?
Será que o mel é gostoso?
Para que serve o mel?
As abelhas são todas iguais?
5 – OBJETIVOS:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
· Pesquisar em livros, enciclopédias, revistas e jornais, assuntos relacionados com os projetos;
· Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
· Expressar-se;
· Identificar os personagens das leituras realizadas (interpretação de texto);
· Realizar interpretações orais, observando a seqüência lógica dos fatos;
MATEMÁTICA:
· Identificar as cores primárias e algumas secundárias; (preto e amarelo)
· Estabelecer relações de: cheio/vazio, em cima/em baixo, perto/longe, pequeno/grande, leve/pesado;
· Fazer relatórios individuais e em grupos dos jogos e atividades propostas;
· Seqüenciar fatos;
· Classificar objetos por um atributo (cor, forma ou tamanho);
· Manipular e explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc;
NATUREZA E SOCIEDADE:
· Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula;
· Caracterizar as abelhas conforme interesse do grupo;
· Reconhecer a importância das abelhas para a preservação do meio ambiente;
· Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
· Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre as abelhas;
ARTES VISUAIS:
· Utilizar o dedo para realizar as colagens;
· Utilizar carimbos para explorar as tintas;
· Fazer uso dos pincéis do tipo grosso, de maneira adequada;
· Pequenas dramatizações com fantoches;
· Participar de mímicas das músicas;
· Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
· Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
· Estimular o cuidado com os materiais;
SÓCIO AFETIVO:
· Criar combinações para o desenvolvimento da rotina; respeitar regras pré-estabelecidas;
· Esperar sua vez de expor idéias e pensamentos;
· Ouvir os que os colegas têm para falar;
· Solucionar de maneira pacífica os conflitos surgidos durante o dia;
· Desenvolver de maneira tranqüila trabalhos em grupo;
· Valorizar sentimentos de: arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo;
MOVIMENTO:
Grandes Movimentos:
· Participar de brincadeiras com pequenas regras;
· Vivenciar diferentes sensações, objetivando o aprimoramento da coordenação motora ampla com diversos materiais, tais como. Balões, caixas, garrafas, corda, cadeiras;
· Locomover-se pela escola com mobilidade;
· Reconhecer as suas próprias capacidades motoras e possibilidades cinéticas.
Pequenos Movimentos:
· Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc..., para o uso de objetos diversos;
· Encaixar objetos por tamanho;
· Rasgar, amassar e picar materiais com texturas e tamanhos diferentes;
· Modelar livremente com massinhas e argila;
· Utilização adequada dos talheres (colher) e copo, durante as refeições;
MÚSICA:
· Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
· Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
6 – ATIVIDADES PREVISTAS:
· Conversas na rodinha;
· Levantar questionamentos;
· Observar revistas, materiais concretos, livrinhos de história...;
· Solicitar pesquisa;
· Jogos lógicos matemáticos;
· Atividades, brincadeiras e jogos;
· Pinturas diversas;
· Amassar, rasgar e colar;
· Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
· Desenho livre;
· Confecção com sucata;
· Histórias contadas;
· Confecção de máscaras;
· Confecção da coroa da abelha rainha;
· Pinturas de flores para montar um jardim;
Uma colherada de mel faz agente pensar: quem fabricou essa delícia?
É quase impossível acreditar que não foi nenhuma fábrica moderna, cheia de gente e máquinas. Mas quem fez foi um outro tipo de operário: as abelhas. Para essas operárias não existe greve. Nem patrão. Elas trabalham pela sua comunidade, que é a colméia.
Para produzir o mel, uma abelha precisa de flor. Para uma abelha, voar entre as flores de um jardim deve ser tão gostoso quanto uma criança entrar numa loja de doces.
É quase impossível acreditar que não foi nenhuma fábrica moderna, cheia de gente e máquinas. Mas quem fez foi um outro tipo de operário: as abelhas. Para essas operárias não existe greve. Nem patrão. Elas trabalham pela sua comunidade, que é a colméia.
Para produzir o mel, uma abelha precisa de flor. Para uma abelha, voar entre as flores de um jardim deve ser tão gostoso quanto uma criança entrar numa loja de doces.
O que ela faz no jardim? Ela colhe o pólen - um pozinho amarelo - e o néctar - um líquido bem docinho - e leva para a colméia. Lá, tudo se transformará em alimento. Puro ou na forma de mel.
Toda colméia tem uma abelha-rainha. Uma rainha que a mãezinha de todas. Tem muito trabalho. Ela chega a botar mais de dois mil ovos por dia.
Uma abelha vive 45 dias e, nesse período, ela faz de tudo.
Assim, nas colméias, encontramos abelhas com muitas profissões: abelha faxineira, abelha babá, abelha soldado, abelha pedreiro. Tem até a abelha ventilador que agita suas asas para deixar bem fresquinho o interior da colméia.
As abelhas estão cheias de números pares: duas antenas (que servem de nariz), duas mandíbulas, quatro asas e seis patas. Seu mel é muito apreciado pelos homens. E também por outras abelhas, camundongos e, em certos países, até pelos ursos.
Mas elas não são úteis só porque fabricam o mel. Quando passam pelas flores levam o pólen de uma parte à outra, ajudando para que surjam mais flores e frutos.
Os homens, que não são bobos nem nada, descobriram que podiam criar abelhas. Fazem isso há mais de 4 mil anos.
E gostam tanto do resultado que um dos momentos mais felizes de suas vidas eles chamam de lua-de-mel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário