domingo, 18 de janeiro de 2009

A PRÁTICA DA LEITURA COMEÇA EM CASA


Aline B. Simoni Belleboni


Ler é viajar para mundos desconhecidos, descobrir o que antes era mistério, fantasiar, deixar a imaginação aflorar dentro do texto. Enquanto lemos, vivemos uma experiência valiosa.
A mente humana, que possui funções importantes como a memória, o raciocínio, e a atenção, permite que possamos experienciar tudo o que o simples prazer de ler proporciona. Pensando nisso, torna-se importante que pais e familiares permitam o acesso a materiais diversos em casa a fim de propiciar a leitura de filhos pequenos.
A família é fundamental na formação de bons leitores. A escola participa, sem dúvida ativamente do processo de leitura, mas quem certamente forma um leitor é a sua própria família. Na família, as relações sociais, são espontâneas, partilhadas de emoções, valores e crenças experimentados por todos que dela fazem parte. Pais, tios, avós, irmãos têm histórias de vida partilhadas em conjunto e exercem forte influência sobre os filhos, desde pequenos, principalmente por suas atitudes e práticas em diferentes situações. A escola atua como coadjuvante, parceira da família, propondo, sugerindo idéias, aconselhando, mas ela não substitui os valores que são passados por cada família.
A forma como a família e a escola, desde o princípio, colaboram para a prática da leitura marcará o futuro intelectual do indivíduo nos demais anos escolares. Residências aonde o jornal chega diariamente, pais que compram livros para seus filhos e discutem sobre o texto lido, com freqüência têm mais chances de ter filhos responsáveis bem sucedidos profissionalmente. Desde muito pequena a criança deve ser estimulada diariamente a prática da leitura. Se a família considerar importante o valor desta prática, vai obter como resultado bons leitores.
Ler para seus filhos é uma prática maravilhosa! Além do prazer de estarem juntos, estarão realizando algo educativo. Opções não faltam para quem se dispõe a contribuir para a formação leitora de seus filhos. Histórias em quadrinhos, poesias, piadas, notícias de jornal, dicionários, cartas, letras de música, livros de receitas, enfim...muitas são as opções! Cada leitura realizada seja ela de jornais, revistas, livros, cartilhas, embalagens, placas na rua, entre outros, tem a sua importância e contribui para o crescimento intelectual do indivíduo.
Ele vai amadurecer, elaborar projetos de estudo/trabalho, interessar-se cada vez mais por diferentes assuntos e vai construindo sua personalidade e formando seu caráter.
Para os pais, propiciar que o filho se torne um bom leitor é pensar no seu futuro, no seu modo de crescer. Quando ele sair da escola, será mais do que nunca um membro efetivo de uma sociedade, que discute, opina, luta. Vai atuar na profissão escolhida, e exercer seus deveres e direitos de cidadão.

Nenhum comentário: