terça-feira, 5 de maio de 2009

Benefícios do uso da sacola retornável


*Você se torna um consumidor do Século XXI, com responsabilidade ambiental.
*Você encerra sua atividade de plastificador do planeta - cada família com 4 pessoas polui o planeta com mais de 1.000 sacolas plásticas por ano.
*Ao utilizar 1 sacola retornável você deixa de utilizar aproximadamente 500 sacolas por ano.
*Você economiza recursos naturais e energia para a fabricação de bilhões de sacolas plásticas todos os anos.
*Ao adquirir as sacolas retornáveis você está ajudando a neutralizar suas emissões de carbono.
*A produção de sacolas plásticas e a dos demais produtos que consumimos diariamente emitem carbono, que é um gás do efeito estufa, que está aumentando a temperatura da terra.

Espalhe esta idéia, só utilize e incentive seus amigos e parentes a utilizarem sacolas retornáveis ao fazerem compras.
*Reduza o consumo de embalagens dispensáveis.
*Reutilize tudo que for possível.
*Recicle - separe para a reciclagem todo material que possa ser reciclado.
*A soma destas pequenas ações é que farão a diferença na preservação do planeta para os seres de amanhã.


Qual o problema com as sacolas plásticas?
Uma sacola plástica demora 300 anos para se decompor e seus componentes são altamente venenosos. Depois que você joga a sua sacola fora, ela ainda segue um grande trajeto. Muitas criaturas marinhas morrem por conta do plástico que normalmente os sufoca e quando não, os intoxica. Para a própria cidade também é uma ameaça, em Nova Delhi, Índia, as sacolas foram proibidas pois segundo autoridades era a grande causadora de entupimentos na rede de esgoto.
Na China é proibida a distribuição gratuita de sacolas plásticas em supermercados, isto porque antes da proibição cerca de 3% do lixo produzido diariamente era sacolas plásticas.
Aqui no Brasil, ainda não existe uma forte mobilização popular contra o uso das sacolas. A atitude deve começar de cada um. Ao ir no mercado, tente levar uma sacola permanente ou até mesmo plástica de casa. Se você vai no mercado fazer uma pequena compra e está desprevenido, tente levar as compras na mão. Quando você toma uma postura deste tipo, além de minimizar o seu impacto sobre o planeta, você acaba por dar o exemplo a todos que o observam. Você não tem noção de quantas pessoas você influencia simplesmente tomando uma postura correta. Não é só a pessoa que esta no caixa ou o embalador, é o cara que está atras de você esperando para passar, é a amiga da caixa que vai parar de usar sacolas por que um dia a amiga dela disse que alguém recusou as sacolas.

2 comentários:

Cristine Flores disse...

Olá!

Gostei muito do seu blog! Parabéns! Me policio a cada dia para ter atitudes e hábitos reponsáveis para a preservação do planeta!!! É muito importante falar sobre esse assunto.
Quando tiver um tempo visite meu blog: http://maispedagogia.blogspot.com/

Um abraço!

Cristine Flores

Prô Rirela disse...

Oi Cristiane, obrigada pela visita e pode ter certeza que irei visita-la frequentemente!