quinta-feira, 9 de julho de 2009

CONTAR HISTÓRIAS - UMA ARTE DOS DIAS DE ONTEM

"...os contos são verdadeiras obras de arte. São uma grande arte que pertence ao patrimônio cultural de toda a humanidade e representam a visão do mundo, as relações entre o homem e a natureza sob as formas estéticas mais acabadas; aquelas que provocam precisamente o maravilhoso." Jean-Marie Gillig.
Contar histórias é a mais antiga e, paradoxalmente, a mais moderna forma de comunicação. Uma história pode se tornar o foco de uma conversa e, suas imagens, uma maneira segura de tratar assuntos desconfortáveis. A história re-introduz o que é humano no ambiente dominado pelo impessoal, pautado pela crítica ou julgamento e a competição.
Ouvir uma história, contá-la e recontá-la durante muitos anos, foi a maneira de preservar os valores e a coesão de uma determinada comunidade. É o maravilhoso que consola a aridez dos caminhos que temos à frente, que alimenta a inspiração e abre o portal da intuição para soluções outras, àquelas velhas questões enferrujadas.
"Nações e povos são em grande parte as histórias que nutrem a si mesmos. Se eles contam a si mesmos histórias que sejam mentiras, sofrerão as conseqüências futuras. Se contarem histórias que enfrentam suas próprias verdades, libertarão a sua História para florescimentos futuros." Ben Okri.
Em meio à sofisticada tecnologia atual, nossos anseios procuram uma outra linguagem. Busca-se uma linguagem que nos alimente, que fortaleça nossas próprias imagens e que nos leve onde queremos chegar.

Nenhum comentário: